1 Revise o Seu Carro – Como calibrar os pneus Qua Jan 12, 2011 8:00 am
Admin
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11/01/2011
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Olá pessoal. Você está acompanhando mais uma matéria da seção Revise
o Seu Carro. Hoje vamos falar sobre calibragem de pneus. Está certo
que é um assunto que todos já sabem que devem fazer, mas acredite 98%
dos carros que passam na oficina ou no posto não calibram os pneus, ou
muito menos sabem a calibragem correta.
Calibrar os pneus é uma tarefa muito simples, mas muitos esquecem ou
tem preguiça. É muito importante verificar a calibragem correta dos
pneus frequentemente. Se o pneu estiver muito murcho seu veículo
perderá estabilidade, gastará mais combustível e os pneus terão vida
útil reduzida. Também prejudicará nas frenagens, e ao passar em um
buraco você poderá amassar a roda. Pelo simples fato de esquecer-se de
calibrar os pneus, você poderá ter uma série de prejuízos… Até fatais.
Portanto fique atento.
O primeiro passo é verificar qual a pressão correta para o modelo
pneu do seu veículo. Para isso olhe a etiqueta que pode ser encontrada
na tampa do combustível, na coluna B da porta do motorista ou do
passageiro, manual do veículo, ou se não tiver mais escrito procure
verificar na concessionária ou em fóruns especializados no seu carro.
Essa etiqueta exibirá o modelo correto do pneu que você deve utilizar,
mostrará carga mínima e carga máxima, representado por duas pessoas e
uma mala (carga mínima) e várias pessoas e várias malas (carga máxima).
Verifique o modelo do pneu que seu veículo está utilizando. Se for
compatível com a tabela coloque a pressão correspondente com o tipo de
uso. Por exemplo, para um pneu de medida 195/55 R15 utilizado no modelo
VW com carga máxima a pressão correta é 31 libras (PSI) na frente e 36
libras (PSI) atrás.
E não se esqueça de verificar o estepe. Em toda a minha vida
trabalhando com mecânica, se eu peguei um veículo que estava com o
estepe calibrado, foi porque o alinhador calibrou (porque nem isso eles
fazem). O estepe deve ficar com 5 libras acima do valor da carga
máxima, pois com o tempo ele vai perdendo a pressão.
Você deve fazer a calibragem com os pneus frios, pois quando os
pneus estão quentes, as moléculas do ar se expandem, fazendo com que a
pressão aumente. Portanto, quando o carro estiver algum tempo parado,
verifique a pressão dos pneus no posto de combustível mais próximo.
Outra dica é verificar a pressão em pelo menos dois postos de
combustíveis, já que grande parte dos donos dos postos por economia não
fazem aferição do aparelho, você poderá estar colocando a pressão
errada no pneu. Tenha sempre em mãos um calibrador. Assim com três
aferições você terá mais chances de acertar a pressão correta.
Seja religioso, todos os domingos verifique a pressão dos pneus do
seu carro antes de sair com ele. Seja cuidadoso, e valorize a sua
segurança.]
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Olá pessoal. Você está acompanhando mais uma matéria da seção Revise
o Seu Carro. Hoje vamos falar sobre calibragem de pneus. Está certo
que é um assunto que todos já sabem que devem fazer, mas acredite 98%
dos carros que passam na oficina ou no posto não calibram os pneus, ou
muito menos sabem a calibragem correta.
Calibrar os pneus é uma tarefa muito simples, mas muitos esquecem ou
tem preguiça. É muito importante verificar a calibragem correta dos
pneus frequentemente. Se o pneu estiver muito murcho seu veículo
perderá estabilidade, gastará mais combustível e os pneus terão vida
útil reduzida. Também prejudicará nas frenagens, e ao passar em um
buraco você poderá amassar a roda. Pelo simples fato de esquecer-se de
calibrar os pneus, você poderá ter uma série de prejuízos… Até fatais.
Portanto fique atento.
O primeiro passo é verificar qual a pressão correta para o modelo
pneu do seu veículo. Para isso olhe a etiqueta que pode ser encontrada
na tampa do combustível, na coluna B da porta do motorista ou do
passageiro, manual do veículo, ou se não tiver mais escrito procure
verificar na concessionária ou em fóruns especializados no seu carro.
Essa etiqueta exibirá o modelo correto do pneu que você deve utilizar,
mostrará carga mínima e carga máxima, representado por duas pessoas e
uma mala (carga mínima) e várias pessoas e várias malas (carga máxima).
Verifique o modelo do pneu que seu veículo está utilizando. Se for
compatível com a tabela coloque a pressão correspondente com o tipo de
uso. Por exemplo, para um pneu de medida 195/55 R15 utilizado no modelo
VW com carga máxima a pressão correta é 31 libras (PSI) na frente e 36
libras (PSI) atrás.
E não se esqueça de verificar o estepe. Em toda a minha vida
trabalhando com mecânica, se eu peguei um veículo que estava com o
estepe calibrado, foi porque o alinhador calibrou (porque nem isso eles
fazem). O estepe deve ficar com 5 libras acima do valor da carga
máxima, pois com o tempo ele vai perdendo a pressão.
Você deve fazer a calibragem com os pneus frios, pois quando os
pneus estão quentes, as moléculas do ar se expandem, fazendo com que a
pressão aumente. Portanto, quando o carro estiver algum tempo parado,
verifique a pressão dos pneus no posto de combustível mais próximo.
Outra dica é verificar a pressão em pelo menos dois postos de
combustíveis, já que grande parte dos donos dos postos por economia não
fazem aferição do aparelho, você poderá estar colocando a pressão
errada no pneu. Tenha sempre em mãos um calibrador. Assim com três
aferições você terá mais chances de acertar a pressão correta.
Seja religioso, todos os domingos verifique a pressão dos pneus do
seu carro antes de sair com ele. Seja cuidadoso, e valorize a sua
segurança.]