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1 Impressões do Novo Fiat Bravo em Qua Jan 12, 2011 9:02 am

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10/01/2011


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Nosso editor Leonardo foi conhecer melhor o Bravo. Veja suas impressões: Fomos até uma concessionária
Fiat para conhecer seu mais recente lançamento, o hatch médio Bravo. O
modelo já disponível em outros países foi apresentado oficialmente para
o público brasileiro no 26º Salão Internacional do Automóvel de São
Paulo, em Setembro/Outubro, onde muitos de nós tivemos a oportunidade
de conhecer o modelo no evento.

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A versão Essence, mais simples, era a existente na loja, com a motorização 1.8 E.torQ e transmissão manual de cinco velocidades
e preço inicial de R$ 55.200. Há também a opção da versão mais completa
Absolute, com preço de R$ 62.250 e R$ 65.200 com o câmbio Dualogic.
Também pode ser adquirida a versão esportiva, a T-Jet por R$ 67.700,
porém ela ainda não está sendo vendida.
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Os itens presentes no Bravo Essence 1.8 avaliado foram:
ar-condicionado manual, direção elétrica com função “City”, roda de
liga leve 16’’, freios a disco nas quatro rodas, faróis de neblina com
sistema cornering, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático,
rádio CD com MP3, espelhos retrovisores externos elétricos, vidros
elétricos dianteiros e traseiros com sistema one touch e
antiesmagamento, volante com regulagem de altura e profundidade, banco
do motorista com regulagem de altura, para-sóis com espelho e
iluminação, porta-luvas e porta-malas iluminados, banco traseiro
bipartido 1/3 e 2/3, cinco apoios para cabeça com regulagem de altura,
anteparo para motor
e câmbio, ganchos para fixação de carga no porta-malas, chave com
telecomando para vidros, travas e porta-malas, sensor de estacionamento
traseiro e dianteiro, apoia-braço traseiro, entre outros.
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O interior do Bravo é bem cuidado, o modelo avaliado não
apresentou nenhuma rebarba nos encaixes das peças. Nos materiais
utilizados no revestimento das portas, painel tem uma boa textura,
sendo que a parte frontal é emborrachada. No volante, temos botões
multifuncionais e também boa empunhadura. O painel de instrumentos vem
com o tradicional velocímetro, conta-giros, temperatura do motor e
medidor do tanque de combustível, além do computador de bordo. No
porta-malas, há capacidade de 400 litros, e a abertura é efetuada pelo
logotipo da Fiat. O porta-luvas é bastante grande e fundo, a abertura é efetuada por uma pequena maçaneta cromada.
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A ótima posição de dirigir é agradável tanto para os “baixinhos”
como os “grandões”, pois a regulagem de altura e profundidade do
volante e o banco do motorista com regulagem de altura estão presentes.
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Quatro adultos viajam no Fiat Bravo com conforto, proporcionado
pelos entreeixos com 2,6 metros, o espaço para as pernas e cabeça são
razoáveis – há encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os
ocupantes. A montadora italiana instalou no hatch médio uma saída de
ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro, ajudando a
refrigerar a cabine com mais facilidade.
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A motorização 1.8 tem comportamento adequado para o tamanho do
Bravo. Na transmissão automatizada Dualogic, o modelo não apresentou
trancos muito fortes, como no Stilo – mas o Bravo merecia um câmbio
automático, pois neste segmento vários concorrentes contam com o
equipamento, que é sem dúvida mais refinado que o automatizado.
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FICHA TÉCNICA
Motor
Posição: Transversal, dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada total: 1.747,0 cm³
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência máxima (ABNT) / regime: 130 cv / 5.250 rpm (gasolina) – 132 cv / 5.250 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT) / regime: 18,4 Kgfm / 4.500 rpm (gasolina) – 18,9 Kgfm / 4.500 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: Um no cabeçote
Ignição
Tipo: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Alimentação
Combustível: Gasolina/Etanol
Injeção Eletrônica: Magneti Marelli, multiponto, sequencial
Câmbio
Número de marchas 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão: 1ª – 3,909
2ª – 2,238
3ª – 1,520
4ª – 1,156
5ª – 0,872
Ré – 3,909
Relação de transmissão do diferencial: 4,067
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem

Tipo: Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
Sistema de freios
De serviço: Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)
Dianteiro: A disco ventilado (de 284 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A disco sólido (de 251 mm) com pinça flutuante
Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola Helicoidal
Suspensão traseira: Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora
Direção
Tipo: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Diâmetro mínimo de curva: 10,7 m
Rodas
Aro: 7,0JX16’’
Pneus: 205/45 R16
Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A): 1340 Kg (Manual) / 1345 Kg (Dualogic)
Capacidade de Carga: 400 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio): 400 Kg
Dimensões externas
Comprimento do veículo: 4.336 mm
Largura do veículo: 1.792 mm
Altura do veículo (vazio): 1.508 mm
Distância entre-eixos: 2.602 mm
Bitola dianteira: 1.585 mm
Bitola traseira: 1.521 mm
Altura mínima do solo: 143 mm
Volume do porta-malas: 400 litros
Tanque de combustível: 58 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 191 km/h (gasolina) / 193 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 10,3 s (gasolina) / 9,9 s (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 11,3 km/l (gasolina) / 7,9 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 16,1 km/l (gasolina) / 11,2 km/l (etanol)
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