1 Novo Honda Fit Shuttle: versão perua aparece em folhetos de divulgação Qua Jan 12, 2011 10:00 pm
Admin
Admin
8/01/2011
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um folheto que seria oficial de divulgação Honda caiu na internet. Ele mostra um novo modelo para o mercado japonês, chamado de Fit Shuttle, uma versão perua do monovolume da Honda. Nosso correspondente João Paulo Vizioli, falando diretamente do Japão, encontrou uma revista japonesa nas bancas e a comprou. Tratou de escanear várias fotos e nos mandar. Isso aconteceu antes de a informação cair na internet hoje. Apresentamos aqui os detalhes exclusivos.
Veja o relato super completo do João:
A edição desta semana da revista japonesa Best Car revelou as fotos de catálogo do próximo integrante da família Fit – A station wagon Fit Shuttle. Com previsão de lançamento para março, o Shuttle – nome já usado na versão japonesa do Civic wagon há 28 anos atrás – chegará para concorrer no mercado japonês com a Toyota Corolla Fielder, Nissan Wingroad e Mitsubishi Colt Plus.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Diferentemente da sua antecessora – a Airwave – que não compartilhava quase nenhuma peça externa com o Fit antigo – encarecendo o custo do carro – no caso da Shuttle prevaleceu a economia de produção. O carro é idêntico ao Fit normal até o fim das portas traseiras, com exceção da grade e o para-choque dianteiro. A traseira é muito parecida com a do hatch, com o vidro mais inclinado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na coluna C, talvez o ponto mais polêmico do carro. Fica evidente o enxerto da traseira alongada com o resto do conjunto – não é um resultado nem feio, nem bonito. Mas se a coluna fosse mais estreita e pintada de preto ou disfarçada pelo vidro ( como no Airwave ), talvez o resultado seria melhor. Pode ser que isso foi feito para diferenciá-lo do carro de origem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os 51 cm a mais que o Fit – 4.41 m de comprimento – melhoram ainda mais o prático porta-malas do compacto ( litragem não informada ). Por baixo dele, um bom espaço para tralhas devido à substituição do estepe pelo kit de reparo do pneu – na versão híbrida esse espaço é preenchido pelas baterias do sistema. No interior, o mesmo painel e acabamento interno do Fit comum. Com exceção do comprimento e da altura ( + 2 cm em relação ao Fit ), a largura e o entre-eixos são iguais ao do hatch.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mecanicamente, ambos são iguais também. Na versão à gasolina o motor usado é o 1.5 de 120 cv e 14.8 kgfm de torque. A novidade fica para a versão híbrida. Com essa motorização o Shuttle se torna o primeiro modelo híbrido da categoria. O sistema usado é o mesmo do Insight e do Fit híbrido, com um motor 1.3 à gasolina de 88 cv acoplado a um elétrico de 14 cv. O torque é de 12.3 e 8.0 kgfm respectivamente. Apesar do peso adicional aproximado de 100 kg, o consumo médio é igual ao do irmão menor: 20 km/l no 1.5 e 30 km/l no híbrido – Como sempre, muito otimistas esses números de fábrica… Haverá também a versão com tração integral – somente à gasolina.
O preço previsto é por volta de 1.700.000 ienes ( R$ 34.500,00 ) para o 1.5 e 1.900.000 ienes ( R$ 38.600,00 ) para o modelo híbrido, 200.000 ienes ( R$ 4.000,00 ) mais caro que o hatch.
E no Brasil? O Shuttle com certeza seria uma ótima opção da Honda para esquentar o segmento das peruas compactas, já que sua produção seria bem mais simples e barata que o City – que nem lembra o Fit. Pois basta esticar a traseira do carro. Mas num país que o próprio Fit ( LX mec. ) custa mais que o dobro que o modelo japonês ( 1.3 CVT ), o City mais caro vale o mesmo que um Inspire ( Accord V6 ), o segundo sedan mais caro da Honda no Japão – abaixo apenas do Legend… Dá até medo de imaginar quanto custaria essa station wagon na república do pré-sal…( talvez um pouco mais barato que um CR-V??? ) Bom… É melhor nem pensar!]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um folheto que seria oficial de divulgação Honda caiu na internet. Ele mostra um novo modelo para o mercado japonês, chamado de Fit Shuttle, uma versão perua do monovolume da Honda. Nosso correspondente João Paulo Vizioli, falando diretamente do Japão, encontrou uma revista japonesa nas bancas e a comprou. Tratou de escanear várias fotos e nos mandar. Isso aconteceu antes de a informação cair na internet hoje. Apresentamos aqui os detalhes exclusivos.
Veja o relato super completo do João:
A edição desta semana da revista japonesa Best Car revelou as fotos de catálogo do próximo integrante da família Fit – A station wagon Fit Shuttle. Com previsão de lançamento para março, o Shuttle – nome já usado na versão japonesa do Civic wagon há 28 anos atrás – chegará para concorrer no mercado japonês com a Toyota Corolla Fielder, Nissan Wingroad e Mitsubishi Colt Plus.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Diferentemente da sua antecessora – a Airwave – que não compartilhava quase nenhuma peça externa com o Fit antigo – encarecendo o custo do carro – no caso da Shuttle prevaleceu a economia de produção. O carro é idêntico ao Fit normal até o fim das portas traseiras, com exceção da grade e o para-choque dianteiro. A traseira é muito parecida com a do hatch, com o vidro mais inclinado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na coluna C, talvez o ponto mais polêmico do carro. Fica evidente o enxerto da traseira alongada com o resto do conjunto – não é um resultado nem feio, nem bonito. Mas se a coluna fosse mais estreita e pintada de preto ou disfarçada pelo vidro ( como no Airwave ), talvez o resultado seria melhor. Pode ser que isso foi feito para diferenciá-lo do carro de origem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os 51 cm a mais que o Fit – 4.41 m de comprimento – melhoram ainda mais o prático porta-malas do compacto ( litragem não informada ). Por baixo dele, um bom espaço para tralhas devido à substituição do estepe pelo kit de reparo do pneu – na versão híbrida esse espaço é preenchido pelas baterias do sistema. No interior, o mesmo painel e acabamento interno do Fit comum. Com exceção do comprimento e da altura ( + 2 cm em relação ao Fit ), a largura e o entre-eixos são iguais ao do hatch.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mecanicamente, ambos são iguais também. Na versão à gasolina o motor usado é o 1.5 de 120 cv e 14.8 kgfm de torque. A novidade fica para a versão híbrida. Com essa motorização o Shuttle se torna o primeiro modelo híbrido da categoria. O sistema usado é o mesmo do Insight e do Fit híbrido, com um motor 1.3 à gasolina de 88 cv acoplado a um elétrico de 14 cv. O torque é de 12.3 e 8.0 kgfm respectivamente. Apesar do peso adicional aproximado de 100 kg, o consumo médio é igual ao do irmão menor: 20 km/l no 1.5 e 30 km/l no híbrido – Como sempre, muito otimistas esses números de fábrica… Haverá também a versão com tração integral – somente à gasolina.
O preço previsto é por volta de 1.700.000 ienes ( R$ 34.500,00 ) para o 1.5 e 1.900.000 ienes ( R$ 38.600,00 ) para o modelo híbrido, 200.000 ienes ( R$ 4.000,00 ) mais caro que o hatch.
E no Brasil? O Shuttle com certeza seria uma ótima opção da Honda para esquentar o segmento das peruas compactas, já que sua produção seria bem mais simples e barata que o City – que nem lembra o Fit. Pois basta esticar a traseira do carro. Mas num país que o próprio Fit ( LX mec. ) custa mais que o dobro que o modelo japonês ( 1.3 CVT ), o City mais caro vale o mesmo que um Inspire ( Accord V6 ), o segundo sedan mais caro da Honda no Japão – abaixo apenas do Legend… Dá até medo de imaginar quanto custaria essa station wagon na república do pré-sal…( talvez um pouco mais barato que um CR-V??? ) Bom… É melhor nem pensar!]