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1 Tutorial Photoshop Extended - Entendendo os recursos da 3ª Dimensão (3D) no Photoshop CS4 em Sab Jan 15, 2011 9:00 pm

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As 3 Dimensões:

Olá Internautas!
Nesse artigo, iremos entender um pouco o processo de mudança entre o Photoshop CS3 e o CS4 extended.
Ou seja, iremos analisar a principal mudança entre as versões, mudança essa que se caracteriza pela implementação em definitivo dos recursos 3D.
E para isso é importante que possamos entender a mudança entre o espaço bidimensional e o tridimensional.

O Photoshop sempre se caracterizou por trabalhar em 2 dimensões, o Eixo X e Y.
Eixo X: Esquerda e direita. Eixo Y: Para cima e para baixo.



Porém, em 3 Dimensões, nós não lidamos somente com as 4 direções do eixo X e Y, lidamos também com o eixo Z.
O Eixo Z é responsável pelo cálculo da distância entre você e o elemento. A proximidade e a distância mais diretamente falando. A Dimensão Z, é a terceira dimensão.
Portanto as 3 dimensões, são X, Y, Z.
E, no photoshop, teremos as cores RGB representando esses eixos.
Eixo X = Vermelho (Red)
Eixo Y = Verde (Green)
Eixo Z = Azul (Blue)
Teremos no Photoshop CS4 o Axis 3D, nele nós trabalharemos os eixos X, Y, Z dos elementos.



O Axis se direciona de acordo com o posicionamento do elemento e de acordo com a sua posição em relação ao elemento.
Portanto, não temos um ponto de referência fixo para que os eixos X, Y, e Z sejam estáticos como na imagem 1 mostrada acima.
Ou seja, eixos horizontais, verticais e diagonais.
Teóricamente os eixos seriam fixos, como na imagem abaixo.



Porém, pelo Axis teremos sim é angulações variadas, portanto, o Eixo terá sempre direcionamentos não fixos. Como na 2ª imagem mostrada nesse artigo.
Por isso essa representação de cores RGB deve ser feita pelo axis, para que tenhamos uma referência de direcionamento.



Para que haja um ponto de referência físico, existem as setas indicadoras de direção.
Abaixo, as direções e suas respectivas setas. No Photoshop Cs4, puxe as setas para as direções indicadas e comprove o direcionamento para
os eixos indicados



Portanto, independente da posição da camêra que visualiza o objeto, as direções erão sempre caracterizadas pelos eixos e cores:
Eixo X = Vermelho (Red)
Eixo Y = Verde (Green)
Eixo Z = Azul (Blue)

As "Meshes":

Agora vamos conheçer o Mesh Object, o mesh object é na realidade a estrutura de um model ou objeto 3D.
Os modelos 3D são formados por polígonos triângulos.
Esses polígonos são unidos e suas junções, são chamadas de vórtices, ou vortex.
Esse polígonos triângulos, podem ser editados um a um em programas 3D, podendo ser modificados em tamanho, dimensão, cor, textura, e muitos outros
recursos. No Photoshop, teremos menos recursos, porém poderemos alterar essas mechas em cor, iluminação e outras alterações mais básicas.
Abaixo, visualize como juntos, os pólígonos formam um espaço preenchido. Os pontos cahamdos de Vortex, são como os pontos âncoras do Photoshop,
com eles, podemos manipular a forma, esticando ou puxando os polígonos. No Photoshop, não podemos ainda fazer essa manipulação, creio que talvez em versões futuras
tenhamos esse tipo de recurso.

Polígonos.(Representados em bi dimensão)



Polígonos.(Representados em Tri dimensão)



Polígonos.(Movimentação de vértices)



Agora, iremos ver com um exemplo do Photoshop CS4 os polígonos e vétices. A visualização de polígonos é chamada de Wireframe


Modelo.(Two sides)



Polígonos.(Wireframe)



Vórtex.(Vertices)



Bom pessoal, essa foi uma resumida sobre como se formam as 3 dimensões em um modelo digitalizado, e como se faz a leitura do espaço em 3 dimensões.
Abraços e até o próximo artigo.]

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