Link:INB Home|INB English| INB русский язык|INB العربية|INB Türkiye|INB فارسی|INB Español|INB Français|INB Português|INB Deutsch|INB 國語|INB 中文|INB 日本语|INB 한국어|INB ภาษาไทย|INB tiếng Việt||Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum

BEM - vindo a indústria nativa e boffin) Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito boffin VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

《《《《《《《上一页INBforum   Ir para baixo

上一页INBforum》》》》》》》Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Empty Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Ter Jan 18, 2011 10:55 pm

Admin

Admin
Admin
Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop 5287907827_90e816f13c_b

Tags



    <LI class="taxonomy_term_855 first">estudo de caso
    <LI class=taxonomy_term_30>illustrator
    <LI class=taxonomy_term_15>photoshop
  • tutorial




O Natal já passou e nós estamos nos aproximando do final de mais um ano. Para as Festas deste ano eu criei um cartão onde desenhei uma árvore de Natal com a palavra XMAS (Christmas - Natal), a ideia foi fazer um experimento tipográfico. Depois de fazer alguns rascunhos e brincar um pouco no Illustrator, acabei no Photoshop para finalizar a composição que foi usada no cartão.


Neste tutorial/estudo de caso vou mostrar como foi meu processo criativo, desde o começo até o fim.
Passo 1


Quando estava pensando em criar o cartão de Natal não sabia bem o que queria fazer, então tive a ideia de criar uma árvore de Natal usando a palavra XMAS. Tive a ideia enquanto estava correndo, e assim que cheguei em casa fui para minha mesa e peguei meu caderno de rascunhos para ver como a ideia ficaria no papel.
Minhas habilidades em desenhar não são muito boas, mas pelo menos posso ter uma ideia de como a coisa toda vai ficar. Então comecei com um cone simples e comecei a brincar com a palavra "xmas" para ver como os caracteres seriam. No final brinquei com algumas sombras como pode ver na imagem abaixo.
Antes de seguirmos para o próximo passo gostaria de reforçar a importância de fazer um rascunho antes de ir direto para o computador. Você não precisa saber desenhar perfeitamente bem, o objetivo de fazer o rascunho é colocar as ideias no papel de maneira rápida para ver como ela vai ficar. Você nunca terá algo tão rápido e que lhe dê tanta liberdade quanto a combinação papel + caneta.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_1
Passo 2 - Illustrator


Com os rascunhos, tirei uma foto deles e importei no Illustrator. Depois disso, usando a Pen Tool (P), comecei a criar as linhas básicas da árvore de Natal. Para as partes curvadas usei a Ellipse Tool (L) e então apenas deletei alguns segmentos dela. Você pode ter uma ideia de como foi o processo na imagem abaixo.
Outro detalhe importante é o espaço entre os caracteres X M A S. Sem os espaços a palavra não fica legível.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_2_-_Illustrator
Passo 3


Depois da parte da "vetorização", brinquei um pouco com cores e alguns efeitos 3D, no entanto nenhum deles realmente chamou minha atenção.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_3
Passo 4


Com o objeto principal pronto comecei a brincar com algumas composições. A primeira foi feita no Illustrator e apenas adicionei uma textura de papel antigo nela com textos e outros elementos. Minha primeira ideia foi exatamente essa, criar um cartão estilo vintage, mas no entanto ainda não estava contente com o resultado.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_4
Passo 5


Como não estava muito contente com os resultados do Illustrator, decidi que era hora de tentar algo no 'sempre salvador' Photoshop. Então copiei a base da árvore de Natal do Illustrator e colei no Photoshop.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_5
Passo 6


Para criar o efeito que queria importei uma foto de uma guirlanda de Natal do Shutterstock. Você pode usar a que usei em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_6
Passo 7


Com a guirlanda sem background em mãos, eu a dupliquei diversas vezes até ter várias delas cobrindo a árvore de Natal.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_7
Passo 8


Aqui eu agrupei todas as guirlandas em um folder e então criei uma marquee selection do vetor da 'XMAS tree' do Illustrator.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_8
Passo 9


Apliquei então uma mask no folder das guirlandas para que elas ficassem visíveis apenas na área da 'XMAS tree'. Mas como podem ver na imagem abaixo, o resultado não é tão realista. As margens estão muito uniformes e perfeitas, mas resolver esse problema é algo super simples.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_9
Passo 10 - Criando um Brush


Selecione algumas áreas da guirlanda de Natal e as copie. Depois disso as duplique e gire até que tenha um objeto uniforme com folhas nas margens. Faça merge das layers em uma layer e vá até Image>Adjustments>Desaturate. Agora que você tem o objeto em greyscale, vá até Image>Adjustment>Levels. Aumente o black input para deixar tudo mais escuro, aumente também o white input para aumentar o contraste.
Com o objeto em um tom preto e branco bacana, crie uma seleção quadrangular com a Rectangle Marquee Selection Tool (M) pressionando o SHIFT. Depois disso vá até Edit>Define Brush Preset.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_10_-_Creating_a_Brush
Passo 11


Com o brush que criamos no passo anterior, comecei a pintar as margens da mask com branco para deixar mais realista. Depois disso dupliquei o grupo e fiz merge em uma layer para poder aplicar alguns layer styles.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_11
Passo 12


Com a layer selecionada vá até Layer>Layer Style>Drop Shadow. Use Multiply no Blend Mode com a cor preta, 90% de Opacity, 90º de Angle. Em Distance use 15 pixels, em Spread use 0? e em SIze 30 pixels.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_12
Passo 13


Depois disso usei Inner Shadow para dar mais profundidade e um tipo de efeito 3D. Nos valores usei: Soft Light no Blend Mode, 100% Opacity, -90º em Angle, 25 pixels em Distance, 0% em Choke e 20 pixels em Size.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_13
Passo 14


A última layer style foi Inner Glow. Usei Overlay no Blend Mode, cinza claro na cor, Edge em Source e 70 pixels em SIze.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_14
Passo 15


Aqui está o resultado que obtive depois desses passos. Já estava bem melhor, mas ainda queria adicionar mais algumas decorações natalinas Smile

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_15
Passos 16


A primeira coisa que fiz antes de adicionar as decorações foi reduzir a saturação.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_16
Passo 17


Aqui eu adicionei algumas bolas vermelhas de Natal. Encontrei elas no Shutterstock e você as encontra em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Como podem ver usei a mesma bola diversas vezes, apenas mudei a rotação dela. Mas elas ficaram com uma aparência falsa pois pareciam que simplesmente haviam sido colocadas na guirlanda.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_17
Passo 18


Para solucionar o problema da bola vermelha e deixar o visual mais integrado com a árvore eu dupliquei a árvore e limpei os layer styles. Mova esta nova cópia para que ela fique na frente das outras layers e vá então até Layer>Layer Mask>Hide All. Depois disso, com a Brush Tool (B) e o brush que criamos no passo 10, comece a pintar na layer mask com preto, escondendo algumas partes das bolas.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_18
Passo 19


Aqui eu adicionei alguns efeitos de luz, como uma tradição na árvore de Natal na casa da minha família, que sempre tem luzes, muitas luzes. Usei uma foto de uma luzinha e simplesmente a dupliquei várias vezes. Como fiz com as bolas vermelhas, troquei o ângulo e o tamanho de algumas das luzes.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_19
Passo 20


Para cada luz eu apliquei um diferente Hue and Saturation, então consegui criar luzes vermelhas, azuis, verdes, rosas e amarelas.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_20
Passo 21


Selecione todas as layers e as duplique, depois faça merge das layers duplicadas em uma nova layer e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 15 pixels em Radius. Depois duplique essa layer.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_21
Passo 22


Para as 2 blurry layers use 50% opacity, no entanto os Blend Modes serão diferentes. Para o do topo use Screen e para o de baixo use Overlay.

Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Step_22
Conclusão


A última coisa que fiz foi adicionar o texto e o logo do Abduzeedo. A fonte que usei foi Helvetica Neue Ultra Light. Também adicionei uma textura de papel em cima de tudo usando Multiply no Blend Mode com 20% opacity.
A ideia desse tutorial/estudo de caso foi mostrar para vocês como fui de uma simples ideia até o resultado final do cartão de Natal. Espero que isso possa ajudar vocês em futuros projetos e que também motive vocês a rascunhar as ideias no papel antes de ir para o computador.


Tutoriais Illustrator Árvore de Natal Tipográfica no Photoshop Conclusion
Clique na imagem para um full preview
Sobre o autor


I'm a graphic and web designer from Porto Alegre, Brazil. I'm the founder of Abduzeedo and in 2011 I will start working as graphic designer at Google in Mountain View, CA. You can get in touch with me via Twitter at @abduzeedo or also visit my personal site at [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]]

http://pt.inbforum.com

上一页INBforum   Ir para baixo

上一页INBforumVer o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

Copyright ©2009-2010 LTD Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

IT:SINGLESERVGoogle谷歌翻译TranslateFORUMSOFTLAYERGoogle谷歌广告联盟AdSenseAsia

 

Um fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis