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1Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Empty Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Qui Jan 20, 2011 8:49 am

Admin

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DescriçãoEste tutorial tem como finalidade criar uma cena bem simples, mas que traz alguns conhecimentos básicos do Maya e de suas ferramentas. Estaremos criando um cata-vento estilizado sobre a borda de um penhasco.
Enviado por

Primeiro eu vou passar alguns comandos utilizados pelo mouse que são importantes para a navegação dentro do programa. O Maya exige que se utilize um mouse com três botões.

Todos os tipos de seleção são feitos com o botão esquerdo do mouse. O botão direito abre um menu quando clicado sobre os objetos na cena. O botão do meio serve para mudarmos os valores dos atributos, para movimentar os objetos e para criar e modificar conexões.

Para movimentar a câmera utilizaremos os comando abaixo:

Alt + Botão Esquerdo:
Gira a câmera
Alt + Botão do Meio: Move a tela
Alt + Botão esquerdo + Botão do meio: Zoom in / zoom out
Control + Alt + Botão Esquerdo: Zoom em janela

As Teclas de Atalho:

q:
Ferramenta de seleção
w: Ferramenta de movimentação
e: Ferramenta de rotação
r: Ferramenta de redimensionamento
Espaço: Abre um menu com todos os menus do programa
z: Undo
F2: Módulo de animação
F3: Módulo de modelagem
F4: Módulo de dinâmica
F5: Módulo de Render
F8: Alterna entre modo de seleção de objeto com modo de seleção de componentes
F9: Selecionar pontos
F10: Selecionar bordas
F11: Selecionar faces
4: Visualização em wireframe
5: Visualização em shade

Comece criando um cubo em polígonos (Create/Polygon Primitives/Cube Figura 01) com 3X6X3 divisões, que será a base do catavento (Figura 02). Agora vamos deforma-lo usando um lattice (Modulo de Animação: Deform/Lattice). Clique com o botão direito do mouse sobre o lattice e escolha a opção de Lattice Point ou acesse pelo menu de componentes (Figura 03), mova, rotacione e escale os pontos do lattice a fim de alterar a forma do cubo como na figura 04. Selecione o cubo e de um smooth (Modulo de Modelagem: Polygons/Smooth) para criar cantos arredondados (Figura 05).

A Criação da Hélice


Crie uma esfera em NURBS (Create/NURBS Primitives/Sphere)(Figura 06).
Achate-a no eixo Z (o eixo azul) e estique-a no eixo Y (o verde) para criar uma elipse. (Figura 07) Acesse os vértices da superfície clicando com o botão direito do mouse sobre a esfera distorcida e escolha a opção Control Vertex (Figura 08).
Escale os control vertex de um dos lados até criar uma ponta. (Figura 09), com isso criamos a primeira pá da hélice.

Crie outra esfera e um torus em NURBS (Create/NURBS Primitives/ Torus) para ser o centro da hélice e escale-os e posicione-os como na figura 10.

Selecione a pá da hélice e crie um grupo (Modify/Group) com as opções da figura 11.
Mude o pivot desse grupo pressionando a tecla de manipulação de pivot ("insert" no PC ou "home" no Mac) e movendo o pivot para o centro da outra esfera, pressione a tecla novamente para voltar ao modo de movimentação de objetos. (Figura 12). Abra as opções do comendo duplicate (Edit/Duplicate) e mude as configurações como na figura 13. Isso fará que seja criado mais cinco cópias da pá da hélice a uma distancia de 60° uma da outra (Figura 14).

Para fazer a base da hélice usaremos uma técnica chamada box modeling, que consiste em criar uma forma orgânica complexa a partir de uma forma primitiva simples e ir aumentando sua complexidade aos poucos e somente nos lugares onde é preciso mais detalhe e no fim transformar essa forma simples numa superfície arredondada e com um acabamento melhor.

Comece criando um cubo em polígono (Create/Polygon Primitives/Cube) e acesse as suas faces pressionando a tecla F11 (essa eh outra maneira de se acessar as faces de um objeto) (Figura 15).
Com uma face selecionada, Vá ao menu Edit Polygons/Extrude Face (Figura 16). Esse comando irá criar uma nova face a partir daquela que estava selecionada. Ao acionar o comando, você verá um manipulador de transformações que possibilita a alteração da posição (as setas), de rotação (os círculos) e escala (os quadradinhos), tudo numa mesma ferramenta (Figura 17). Repita esse procedimento até que consiga uma forma semelhante a da figura 18. Para finalizar a criação da superfície do contra peso da hélice, crie um smooth (Modulo de Modelagem: Polygon/Smooth) (Figura 19). Então, crie um cilindro em NURBS (Create/NURBS Primitives/Cilinder) e posicione-o de modo que sirva como conexão entre a hélice e sua base com a base do cata-vento (Figura 20).

Vamos começar a criar o cenário para o nosso catavento.(Figura 21). Comece criando um plano em NURBS para o chao (Create/NURBS Primitives/Plane) (Figura 22). Altere seu tamanho e suas divisões em U e V para podermos distorcer depois (Figura 23). Acione o módulo de artisan para pintar a deformação no plano do chao como se estivessemos esculpindo em argila (Modulo de modelagem: Edit NURBS/Sculpt Surfaces Tool) (Figura 24). Depois que estivermos felizes com a deformação do chao (Figura 25) vamos selecionar os dois isoparms (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção isoparm) do canto mais próximo da tela para criar as paredes do penhasco (Figura 26).

Crie um extrude (Modulo de Modelagem: Surfaces/Extrude) a partir dos isoparms selecionados com os valores da figura 27.

Vamos adicionar mais resolução á superfície para que possamos deformá-la com o artisan e criar as paredes do nosso penhasco. Vá ao menu Edit NURBS/Rebuild Surfaces e coloque as opções que estão na imagem 28 e de um Rebuild, agora junte as superfícies (Edit NURBS/Attach Surfaces) como na figura 29. Agora e só repetir o procedimento de deformação com o artisan, que já foi utilizado para fazer o chão, para fazer as deformações na encosta do penhasco (figura 30 e 31).

Para finalizar a nossa modelagem da cena vamos utilizar um poderoso recurso do Maya que é o Paint FX. Com o Paint FX podemos criar diversos efeitos especiais e modelos bem complexos simplesmente pintando sobre os objetos. Selecione o plano do chão e vá ao módulo de modelagem: Paint TX/Make Paintable (Figura 32), assim as pinceladas do paint serão feitas respeitando o formato da superfície em que estamos pintando.

Agora no mesmo menu, escolha a opção Get Brush, para abrir a janela com os formatos de pincéis que podemos utilizar. Escolha um tipo de grama (grass), como por exemplo GrassBlowing1 (Figura 33), que é uma grama que já está com os parâmetros de animação de vento configurados, e comece a pintar sobre a superfície. A cada pincelada vemos aparecer uma série de fios que na hora do render se tornarão folhas de grama (Figura 34).

Agora é só completar a cena com alguns detalhes e criar as texturas para poder renderizar a cena do catavento.


Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Cata_vento_3d_001
Figura 1

Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Cata_vento_3d_002
Figura 2

Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Cata_vento_3d_003
Figura 3

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Figura 4

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Figura 4b

Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Cata_vento_3d_005
Figura 5

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Figura 6

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Figura 7

Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Cata_vento_3d_008
Figura 8

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Figura 9

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Figura 10

Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Cata_vento_3d_010
Figura 11

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Figura 12

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Figura 13

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Figura 14

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Figura 15

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Figura 16

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Figura 17

Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Cata_vento_3d_017
Figura 18

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Figura 18b

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Figura

Tutorials Maya criar cata-vento num penhasco e com grama Cata_vento_3d_019
Figura 19

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Figura 20

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Figura 21

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Figura 22

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Figura 23

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Figura 24

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Figura 25

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Figura 26

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Figura 27

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Figura 28

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Figura 29

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Figura 30

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Figura 31

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Figura 32

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Figura 34
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