1 Tutorials Maya Criar um monitor LCD Qui Jan 20, 2011 8:58 am
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Descrição | Tutorial como criar um monitor LCD no Maya 7.0. | |
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1.Bom primeiro de tudo você deve certificar-se que o modo de trabalhoestá em modeling. 2.Após certificar-se vá em "Menu>Create>Polygon Primitive>Clube" e clique na caixa ao lado 3.Após clicar no quadro ao lado irá abrir uma janela, nela coloque as seguintes configurações: 4.Clique em Creat, se tudo der certo seu cubo ficará com esse aspécto: 5.Caso não queira ver o cubo em WireFrame (visão de linhas), tecle "5" que ele vai aparecer com massa. 6.Agora clique com o botão direito no cubo e deixe ele precionado, irá surgir algumas opções, nessas opções escolha a "Face". Se tudo der certo irá ficar assim: 7.Agora clique na Face da frente (a maior). 8.Agora vá em Menu>Edit Polygons>Extrude Face. 9.Se tudo deu certo, seu cubo ficará assim: 10.Agora selecione a ferramenta Move: 11.Clique na flexa azul e arraste-a um pouco, mas não muito se não o LCD vai virar um CTR , se preferir segure a tecla "ALT" e com o botão esquerdo do mouse controle a posição da perspectiva, também pode dar um zoom com o Scrool do mouse, e descolar a tela segurando a tecla "ALT" e mover com o botão esquerdo do mouse. 12.Após ter movido a Face um pouco para traz selecione a ferramenta Scale: 13.Clique no quadro amarelo e arraste para a esquerda dando esse efeito: 14.Agora é so refazer os últimos passos: -Extrude novamente a Face -Mova ela par, pois fora novamente -E Scale ela para dar o formato parecido a uma LCD. Eu por exemplo extrudei mais 2 vezes, veja meu resultado: 15.Agora fui notar um erro simples que fiz logo que comecei o tuto, na caixa do cube onde se digita os valores para criar o LCD eu coloquei 0.5, 0.5 é muita coisa, notem que ele está muito grosso. Para arrumar o erro eu selecionei CLICANDO NOS PONTOS essas faces: PS:Ontem que eu já Scalei o cubo deixando ele mais fino, para deixa-lo mais fino usei o quadro azul e arrastei-o para dentro, mais muito cuidado, só selecione essas faces, nenhuma mais, antes de Scalar certifique-se que só há essas faces selecionadas. 16.Agora vamos fazer o pé de apoio do monitor, há varias formas de se fazer, (redondo, retângular ou quadrado) enfim, vou fazer retângular. Agora faça outro cubo, vamos pelo atalho mesmo que vou ensinar.Selecione o menu Polygons e lá escolha o cubo. PS:Agora se criará um cubo, porém não será quadrado e perfeito, pois no começo do tutorial nós alteramos os valores padrões dele, ele sairá da mesma forma do quadrado que usamos para modelar o o monitor.Ai é só dar um Scale nele, (imagina que tenham pegado as "manhas" da ferramenta, e ele provávelmente sairá em cima do minutir ai é só selecionar a ferramenta Move e move-lo de lá, para poder trabalhar melhor nele, vejam o menu. 17.Agora vamos posicioná-lo no monitor, para isso vamos usar a ferramenta Move, e vamos rotacionar um pouco ele também para isso vamos usar a ferramenta Rotate. PS:Use a linha amarela para rotacionar, porque as outras rotacionarão em outras posições, ou até farão rotação liver, a amarela é a "exata" pro nosso caso. 18.Agora vamos ter que deixar o pedestal reto, essa parte é um pouco mais complicada, exige um pouco de tudo que ensinei nos passos anteriores. Primeiro de tudo coloquei o pedestal em face, depois selecione a última face e extrude ela. 19.Agora vamos ter que mudar a visão de perspectiva para lateral, há dois modos, o prático, e menos prático, porém prático també hehe.O primeiro é clicar aqui: Clique no "X", ele dará a visão lateral, esse menu rápido fica na área de trabalho mesmo, imagino que já tenham raparado nele. Caso não tenha esse menu rápido na sua tela aperte a "barra de espaço" irá abrir uma tela nela você escolhe a visão lateral e aperte a "barra de espaço" novamente para selecioná-la, depois para sair é só aperte ela novamente e escolher a visão perspectiva. 20.Agora vamos trabalhar no extrude, mova ele para baixo e ratocione ele em um ângulo que fica reto veja: Seu monitor já deve está mais ou menos assim: 21.Agora vamos fazer a base do pézinho, que no caso vai ser retangular, crie um novo cubo Scale ele e mova-o dessa maneira: 22.Agora vamos extrudar o pézinho para que tenha um formato melhor, primeiro mude para o modo face, depois aplique o extrude na lateral, depois mova ele para fora, depois Scale ele com o quadrado amarelo para ficar com uma forma melhor, veja: 23.Agora mude para visão lateral e arrume o pézinho usando a ferramenta move, com a seta verde, deixando ele reto. 24.Repita o mesmo processo do outro lado, se tudo der certo seu monitor deverá estár mais ou menos assim: 25.Agora estamos quase no fim, por um erro besta meu no começo do tutor vou ter que fazer o famoso "gato", selecione o visor do monitor e mude-o para o modo face, selecione a face da frente (no caso o que será a tela, e delete ela. 26.Afora crie outro cubo, se você não tiver mexido nas configurações do cubo, ele sairá do tamanho exato da tela do monitor, caso tenha mexido, aconselho que aperte o botão "4" para mudar para visão de Wireframes, e arrume o cubo com ajuda das visões laterais e frontais é o melhor jeito. 27.Agora no painel da direita, onde tem uns valore por exemplo:Scale Z, Rotate Y, etc, tem uma parte escrita SHAPES, e logo abaixo vai ter algo escrito assim "Polycube4", clique nele para abrir um menu, se esse menu não tiver disponível aperte "CTRL+A. Caso não abra mesmo assim vá em menu>Dysplay>UI Elements>Show UI Elements. No menu dque abrir digite esses valores: 28.O seu cubo deverá ficar todo quadriculado, agora mude ele para o modo faces, e mude para visão frontal, selecione essas faces (da imagen abaixo), delete elas. Seu resultado deve ter ficado assim: 29.Agora fica um pouco complicado, na visão frontal e no modo face selescione essas faces aqui, (aconselhor a clicar e arrastar). 30.Agora extrude e use a ferramenta Scale no quadrado amarelo, para poder fechar a tela. 31.Depois clique na ferramenta Move e mova para traz o máximo que poder, só não deixe o extrude sair pelo fundo do monitor. 32.Agora crie outro cubo que provável mente irá ter a forma da tela e posicione ele para que fique como visor do monitor. google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad); |