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1Tutorials 3ds Max Introdução Empty Tutorials 3ds Max Introdução Sáb Jan 22, 2011 5:56 am

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3D Studio MAX - Módulo 01



Objetivos

Vamos ao primeiro módulo sobre o 3D Studio MAX. Neste módulo estudaremos a parte inicial do curso, introdução, algumas barras de ferramentas e etc.

Pré-requisitos:

Para acompanhar esta lição, você deve ter conhecimentos de informática.

Introdução



O 3D Studio MAX é um programa para ilustrações em 3D e desenvolvimento de animações, seja elas para vinhetas, games, quiosques*, multimídia, ou mesmo para composição para cinema e TV.

É considerado por todos como uma ferramenta extremamente poderosa e de simples entendimento.

O 3D Studio MAX possui uma tecnologia de programa orientado à objeto, ou seja, tudo em sua cena possui nome e propriedades, que podem ser modificadas a qualquer instante. Essas modificações podem fazer parte de sua animação ou simplesmente de uma edição de objeto.

Vantagens

O 3D Studio MAX é o primeiro aplicativo para criação e animação em 3D da Autodesk que roda nas plataformas Windows NT, Windows 95 e Windows 98.

Com o 3D Studio MAX pode-se renderizar em rede, pode-se dividir o trabalho entre diversas máquinas em um período de menor movimento.

O 3D Studio MAX também tem suporte total aos plugins* do PHOTOSHOP. Isso quer dizer que você tem diversos efeitos especiais que podem ser aplicados aos seus bitmaps* para a criação de materiais complexos e artísticos.

A maneira com que o 3D Studio MAX foi programado aceita que outras empresas façam programas que aumentem o número de funções do 3D Studio MAX e são fundamentais para a criação de efeitos especiais. Esses programas são chamados de plugins e podem ser comprados dos fabricantes por intermédio do seu revendedor.

» Sua principal vantagem é um avançado ambiente de modelagem* e animação. Pode-se criar desenhos em 2D e 3D e ainda colocar efeitos especiais, tudo isso na mesma tela, sem a necessidade de se trocar de programa.

Tela inicial do 3S Studio MAX

Como praticamente todos os programas o 3D Studio MAX não é diferente, ele possui Barra de Menus, Barra de Ferramentas Superior, Barra de Ferramentas Lateral, Vistas e Barra de Ferramentas Inferior ou Barra de Status. Veja na figura abaixo:
Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image004

Barra de Ferramentas Superior

Caso você nunca tenha visto o 3D Studio MAX, talvez fique amedrontado, mas essa nova organização facilita muito o trabalho, porque ele ficou organizado em ícones com funções parecidas, isso é, todas as funções para criar objetos estão em um lugar, todas as funções para editar objetos estão em outro lugar e assim sucessivamente.

Barras do 3D Studio MAX

» Barra de ferramenta principal - Essa barra é aonde se concentra as funções principais do programa, assim como comandos de seleção, escala, movimento e rotação.
Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image006

» Os comandos para criação de objetos 3D estão localizados na barra de ferramentas mostrada na abaixo que são os tipos de objetos.

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» Shapes Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image010 são formas 2D usadas na criação de objetos 3D complexos, objetos estes do tipo loft*, textos, formas livres como um borrão de tinta.

» Compounds são funções que aceitam a criação de objetos complexos a partir da união de dois ou mais objetos. Suponha que, para fazer um furo cilíndrico em uma caixa, nós teremos que criar inicialmente a caixa, depois o cilindro e subtrair um do outro. Usando objetos compound, nós poderemos fazer objetos extremamente complexos.

» Câmeras Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image012 e luzes Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image014 podem diferenciar ou arruinar seu trabalho. Nesta barra de ferramentas, traz os principais tipos de luz e câmera, além de novas ferramentas para gerenciar as luzes presentes em sua cena. O que é legal é que podemos, a qualquer instante, modificar o tipo de luz.

Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image016

» Particle Systems são objetos 3D criados por meio de equações e aceitam simular fumaça, água, chuva, etc. Quando associados a efeitos de vídeo e materiais animados, esse objetos podem fazer belos efeitos em seus trabalhos

» Helpers Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image018 - são objetos que não são renderizáveis, não surgem na figura finalizada usados na criação e associação de efeitos atmosféricos, efeitos especiais, exportação VRML*, plugins, etc.

Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image020

Eles mostram uma região em que os efeitos devem ocorrer. Podem ser gizmos objetos genéricos como esferas, box, etc. Objetos para medir distâncias e indicar direções (tape, compass).

» SpaceWarps Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image022 são objetos interessantíssimos divididos em diversas categorias. Os Space Warps mudam o comportamento e a maneira dos objetos a eles ligados, isso é, quando um objeto é associado a um Space Warp, ele passa a copiar o comportamento desse segundo objeto. Temos Space Warps que modificam a geometria do objeto, que simulam forças naturais tais como: gravidade, vento, forças aplicadas, torque.

Os Space Warps também podem influenciar o comportamento dos objetos envolvidos em simulações (dynamics).

Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image024

» Modificadores Tutorials 3ds Max Introdução 3dstudiomax001_clip_image026 é a estrela do programa. Como eles podemos criar, editar, animar, e aplicar materiais complexos a um objeto selecionado. A estrutura do programa facilita muito o trabalho com modificadores, porque preserva uma lista de todos os modificadores aplicados ao programa.

Para um melhor entendimento, os modificadores são características que aplicamos aos objetos selecionados para modificarmos sua forma e geometria ou o material a eles aplicado.

Conclusão



Concluímos a primeira lição de 3D Studio MAX , espero que tenha sido de utilidade a você. Neste módulo estudamos os conceitos iniciais do programa, no próximo ainda continuaremos tais conceitos. Bons estudose até o próximo módulo.]

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