1 Tutorials 3ds Max Global Illumination - Mental Ray Sáb Jan 22, 2011 11:07 pm
Admin
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Hoje vamos falar um pouco sobre o Global Illumination (GI) no Mental Ray.
Primeiro vamos ativar o MR.
Mas antes disso é necessário entender que o Mental Ray é um renderizador físico; sendo assim, todas as unidades de medida são levadas em consideração na hora do render final, tanto o tamanho dos objetos, quanto a luz, reflexão, refração, materiais...Todos os cálculos são feitos com medidas físicas, por isso ele é um render tão realístico, mas é um requisito compreendê-lo para obter resultados.
Grandes erros acontecem quando as unidades padrões do Max são modificadas, pois ele todo está configurado em polegadas (inches). Mesmo quando você modifica suas unidades para metros ou centímetros, ele continuará trabalhando em polegadas. Então, nos estudos do MentalRay aconselho a tornar as unidades de forma padrão do max:
Vá no menu: Custumize/Units Setup
Ok. Agora, sim, podemos começar... sem isso provavelmente muitos erros aconteceriam!
Vou deixar aqui o link da cena para o download.
Fazer Download do arquivo
Vamos estudar com ela pra obtermos com os resultados padronizados.
O GI traz o realismo para sua cena, pois ele simula as reflexões da luzes, gerando o efeito de mesclagem de cor onde os photons se propagam para iluminar o ambiente, como acontece no mundo real.
O grande problema de se entender isso no início vem da simples pergunta: que diabos é esse tal photons!?
Essa sempre foi a dúvida que me impedia de compreender o que estava sendo falado, porque no fundo no fundo eu não sabia do que se tratava (e acho que muita gente deve ter essa dúvida).
Photons são os raios que a luz emite (e ponto! rs). Esses raios não se perdem no infinito, eles refletem ou se refratam em caso de transparência - e nessa afirmação está a chave do GI.
O que se deve entender é que, nessa reflexão, o photon leva consigo a cor do local onde ele refletiu. Por isso vemos aquele exemplo clássico de GI, parede vermelha, branca e azul.
Para compreender essa reflexão de forma visual:
Isso comprova que não é só a luz que emite photons - o material também. Então, para configurar uma cena adequadamente, tudo deve ser considerado! E não existem receitas de bolo, é preciso saber as técnicas, pois cada caso é um caso, não há como generalizar o seu uso com medidas prontas.
Aqui segue o exemplo da cena sem GI, com GI e com GI + Final Gather básico de 64 samples (mínimo, para teste mesmo).
Agora vamos ver como configurar o GI e entender como ele funciona...
Uma dica: olhe à sua volta! Seu quarto, seu escritório... as coisas funcionam assim, só não paramos para observar! No mais, that's all folks! Abraços a todos e até o próximo artigo!]
Primeiro vamos ativar o MR.
Mas antes disso é necessário entender que o Mental Ray é um renderizador físico; sendo assim, todas as unidades de medida são levadas em consideração na hora do render final, tanto o tamanho dos objetos, quanto a luz, reflexão, refração, materiais...Todos os cálculos são feitos com medidas físicas, por isso ele é um render tão realístico, mas é um requisito compreendê-lo para obter resultados.
Grandes erros acontecem quando as unidades padrões do Max são modificadas, pois ele todo está configurado em polegadas (inches). Mesmo quando você modifica suas unidades para metros ou centímetros, ele continuará trabalhando em polegadas. Então, nos estudos do MentalRay aconselho a tornar as unidades de forma padrão do max:
Vá no menu: Custumize/Units Setup
Ok. Agora, sim, podemos começar... sem isso provavelmente muitos erros aconteceriam!
Vou deixar aqui o link da cena para o download.
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Vamos estudar com ela pra obtermos com os resultados padronizados.
O GI traz o realismo para sua cena, pois ele simula as reflexões da luzes, gerando o efeito de mesclagem de cor onde os photons se propagam para iluminar o ambiente, como acontece no mundo real.
O grande problema de se entender isso no início vem da simples pergunta: que diabos é esse tal photons!?
Essa sempre foi a dúvida que me impedia de compreender o que estava sendo falado, porque no fundo no fundo eu não sabia do que se tratava (e acho que muita gente deve ter essa dúvida).
Photons são os raios que a luz emite (e ponto! rs). Esses raios não se perdem no infinito, eles refletem ou se refratam em caso de transparência - e nessa afirmação está a chave do GI.
O que se deve entender é que, nessa reflexão, o photon leva consigo a cor do local onde ele refletiu. Por isso vemos aquele exemplo clássico de GI, parede vermelha, branca e azul.
Para compreender essa reflexão de forma visual:
Isso comprova que não é só a luz que emite photons - o material também. Então, para configurar uma cena adequadamente, tudo deve ser considerado! E não existem receitas de bolo, é preciso saber as técnicas, pois cada caso é um caso, não há como generalizar o seu uso com medidas prontas.
Aqui segue o exemplo da cena sem GI, com GI e com GI + Final Gather básico de 64 samples (mínimo, para teste mesmo).
Agora vamos ver como configurar o GI e entender como ele funciona...
Uma dica: olhe à sua volta! Seu quarto, seu escritório... as coisas funcionam assim, só não paramos para observar! No mais, that's all folks! Abraços a todos e até o próximo artigo!]