Link:INB Home|INB English| INB русский язык|INB العربية|INB Türkiye|INB فارسی|INB Español|INB Français|INB Português|INB Deutsch|INB 國語|INB 中文|INB 日本语|INB 한국어|INB ภาษาไทย|INB tiếng Việt||Tutorials 3ds Max básico - Lathe Modify
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum

BEM - vindo a indústria nativa e boffin) Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito boffin VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

《《《《《《《上一页INBforum   Ir em baixo

上一页INBforum》》》》》》》Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Tutorials 3ds Max básico - Lathe Modify em Sab Jan 22, 2011 11:40 pm

Admin

avatar
Admin
Autor: André Luiz Buttignoli Vieira - e-mail/Site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
_________________________________________________________________________________

Neste tutorial vamos começar a conhecer os modificadores do 3ds max. Com eles podemos modelar, aplicar efeitos, fazer animações, texturizar, entre muitas outras coisas. Para iniciar, vamos estudar o modificador Lathe, muito útil para modelagem de objetos por revolução, como os que estão na imagem ao lado, por exemplo.
_________________________________________________________________________________

Para usar o Lathe você precisa construir um perfil do objeto que deseja modelar, você faz isso usando uma Line, vamos tentar modelar uma taça para este tutorial.

Abra o menu Creat, escolha o ícone Shapes, clique em Line, e na Viewport Left, vai clicando para formar o perfil de uma taça, como mostra a imagem ao lado. Não deve tentar fazer o perfil corretamente enquanto cria os vértices, faça com apenas um clique nos pontos principais, criando linhas retas próximas da forma desejada, não se preocupe caso algum vértice fique em local errado, faça o controno completo, até dar a volta e se encontrar com o ponto inicial, como mostra a imagem ao lado. Se deseja conhecer mais sobre os recursos das linhas, leia o tutorial Edit Spline aqui no site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
_________________________________________________________________________________

Após o Max 4.0

Até o Max 3.1
A partir do Max 4 eu uso a interface Discreet Dark, isto modifica as cores dos ícones e da interface, mas as janelas são as mesmas. Se quiser colocar a mesma interface você deve clicar no menu Customize > Load Custom UI Scheme, e escolha o arquivo discreet-dark.cui até o Max 7, a partir do Max 8 o arquivo se chama AME-dark.cui. Leia os tutoriais sobre interface aqui na seção tutoriais do site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] para saber mais sobre a interface do 3ds max.

Com a linha fechada, acesse o painel Modify e clique no Sub-Object Vertex, assim você tem acesso aos vértices da linha, pode acessar o Sub-Object Vertex clicando no sinal de + a frente do item Line, na janela do painel Modify (Edit Stack), como mostra a primeira imagem ao lado. Até o Max 3.1 o painel Modify era diferente, deve clicar no botão Sub-Object e escolher Vertex na lista a frente, como mostra a segunda imagem ao lado.
_________________________________________________________________________________

Após o Max 4.0

Menu no Max 3.1

Até o Max 2.5
Selecione todos os vértices, menos os da parte interna do pedestal e os da parte de baixo do "pé" da taça, clique com o botão direito do mouse sobre eles e escolha a opção Smooth no menu pop-up que aparece, assim, todos os vértices ficam com curvas suaves, depois pode usar o Move para editar suas posições até obter o formato desejado. Você pode conhecer melhor os recursos das linhas lendo o tutorial "Edit Splines", aqui na seção tutoriais do site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A partir do Max 4 o menu pop-up mudou muito, pode acessar qualquer Sub-Object e qualquer função, apenas usando este menu do botão direito do mouse, no Cuztomize você pode colocar outros comandos também, como mostra a primeira imagem ao lado.

Até o Max 3, o menu pop-up que é acessado quando clica com o botão direito do mouse sobre a Line, é bem mais simples, mas já tem diversas opções, o Smooth está entre elas, como mostra a segunda imagem ao lado. No Max 2.5 e versões inferiores, o menu pop-up é muito mais simples e tem poucas opções, o Smooth está entre elas, como mostra a última imagem ao lado.
_________________________________________________________________________________

Edite cuidadosamente os vértices, pode escolher a opção Bezier ou Bezier Corner, se deseja ter maior controle sobre os segmentos, a perfeição do resultado final depende deste perfil. Capriche nessa parte.

Cuidado para deixar a espessura do copo bem fina e o pesdestal mais grosso, como mostra a imagem ao lado.

Se necessário você pode adicionar mais vértices na linha para refinar onde for necessário, pode excluir vértices desnecessários, pode dividir segmentos, entre muitos outros recursos, para saber mais sobre isso, leia o tutorial Edit Splines aqui na seção Tutoriais do site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
_________________________________________________________________________________

Após o Max 4.0

Até o Max 3.1
Com o perfil pronto, selecione a linha e acesse o painel Modify, clique na setinha à direita da lista de Modifiers e escolha o Modify Lathe, como mostra a primeira imagem ao lado. Você pode conhecer diversos outros modificadores lendo os tutoriais Modifiers 1 e Modifiers 2 aqui na seção de Tutoriais do site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Até o Max 3.1 o painel Modify era diferente, pode acessar o Lathe nos botões que estão no ínicio do menu Modifiers, como mostra a segunda imagem ao lado, ou clicando no botão More, para abrir a lista com todos os Modifiers disponíveis.
_________________________________________________________________________________

Assim que aplicar o Lathe, é criado uma revolução do perfil pelo eixo central dele, geralmente não é o desejado, o Lathe coloca o eixo no ponto Pivot por padrão. Veja o resultado inicial do meu exemplo na imagem ao lado.
_________________________________________________________________________________

Temos que ajustar a direção e o alinhamento do eixo para ficar com a forma de uma taça. Veja mais abaixo, no menu do Lathe, os parâmetros de Direction que contém 3 botões com os eixos X, Y e Z, como mostra a primeira imagem ao lado, clicando neles o eixo do objeto é alterado. As vezes criando formas estranhos, veja o exemplo na segunda imagem ao lado, ficou assim usando o eixo X, no meu caso o eixo Y é o correto, mas no seu pode mudar, dependendo da Viewport que desenhou o perfil. Mesmo usando o eixo de revolução correto, o objeto ainda não fica com a forma desejada.

Isso acontece porque o eixo não está exatamente no centro, veja no menu do Lathe os parâmetos de Align, nele tem os botões Min, Center e Max, onde podemos definir o alinhamento deste eixo. Para a revolução ficar certa, o eixo deve estar bem no centro da taça, sobre a linha interna do pedestal, o botão Min coloca o eixo na borda de fora do perfil, o botão Center coloca ele no centro do perfil e o botão Max coloca o eixo na parte interna do perfil, bem sobre a linha do pedestal, que é o nosso caso, usando o eixo como Min vai revolucionar o objeto ao contrário como mostra a última imagem ao lado.
_________________________________________________________________________________

Usando o eixo Y, no meu caso, e o alinhamento em Max, consegui a revolução correta da taça, como mostra a imagem ao lado, mas ela deve estar meio sextavada, aparecendo as faces na curvatura, aparentando baixa resolução, e pode também estar invertida.
_________________________________________________________________________________

Veja no início do menu Lathe o parâmetro Segments, o valor padrão é 16, até o Max 2.5, e 32 a partir do Max 3.0, aumentando esse valor você consegue um objeto mais arredondado, cuidado para não aumentar muito, pois isso eleva bastante o número de faces no objeto.
_________________________________________________________________________________

No início do menu ainda tem a opção Degrees, o defalt é 360, se colocar um valor menor, a revolução não será completa, criando objetos cortados, como mostra a imagem ao lado. Neste caso, o Lathe cria uma malha para tampar a abertura do corte, se não quiser essa tampa, desabilite as opções Cap Start e Cap End, a primeira referindo-se a capa no início, e a segunda referindo-se a capa no fim da revolução. A opção Weld Core "solda" os vértices que estiverem sobrando no centro do objeto. A opção Flip Normals inverte a visualização das faces do objeto, use quando o objeto estiver certo mas parecer do avesso, isso acontece quando a malha é gerada com as Normals das faces 3D para dentro, fazendo o objeto parecer invertido.
_________________________________________________________________________________

Ainda tem um parâmetro muito importante para criar alguns tipos de objetos, como um anel por exemplo, para testar vamos fazer um perfil com uma linha simples, como mostra a imagem ao lado.
_________________________________________________________________________________

Quando aplicar o Lathe, ele não vai dar o formato desejado do anel, vai ficar como a forma mostrada na imagem ao lado, e mesmo que mude a direção dos eixos em X,Y e Z, ou mude o alinhamento em Min, Center e Max, não vai conseguir obter um anel. Porque, neste caso, o eixo deve ficar afastado do objeto, no centro do anel.
_________________________________________________________________________________

Após o Max 4.0

Até o Max 3.1
Clique sobre o nome do Lathe na janela do Modify, deixando-o aceso para ligar o Sub-Object Axis, ou pode clicar no sinal de +, à esquerda do Lathe, e selecionar o Axis que aparece abaixo, como mostra a primeira imagem ao lado.

Até o Max 3.1 o Modify era diferente, deve clicar no botão Sub-Object e acessar o Axis na lista à frente, como mostra a segunda imagem ao lado.

Com o Axis habilitado você pode ver o eixo na Viewport.
_________________________________________________________________________________

Clique no Move e arraste o eixo para longe do objeto, ao mesmo tempo que move o eixo você vê o anel se formando, até ficar igual a imagem ao lado. Com o Align em Max ainda não seria suficiente para gerar o anel, porque o eixo teria que estar bem mais distante.

Veja que, pode rotacionar o eixo para gerar os mais diversos objetos por revolução, e não se esqueça de desligar o Sub-Object para poder continuar trabalhando na sua cena, nenhum outro objeto pode ser selecionado enquanto estiver com o Sub-Object ligado. Pode ler mais sobre Sub-Objects nos tutoriais do site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
_________________________________________________________________________________

Após o Max 3.0
Até o Max 2.5
Por fim, quero explicar as opções de Output, no final do menu do Lathe, com elas, você pode transformar qualquer objeto feito com o Lathe numa Surface Nurbs ou numa malha Patch, para continuar a edição do objeto nestes dois sistemas de modelagem 3D, mas o formato mais usado mesmo é Mesh. Ainda tem duas caixas para habilitar a opção de geração de coordenadas de mapeamento, se não for usar o UVW Map ou Unwrap UVW, que permitem total controle sobre o mapeamento, como explicado no tutorial "Texturização e Thinn Wall", aqui na seção Tutoriais do site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Ainda tem a opção de habilitar a geração de IDs, que são identificadores de faces, para poder aplicar mais de um material no mesmo objeto, como explicado no tutorial "Mult/Sub-Object", aqui na seção Tutoriais do site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] é útil quando não fez a revolução completa, ele vai aplicar um ID no corpo do objeto e um para cada capa das aberturas. A partir do Max 3.0 é possível aplicar IDs em linhas, assim, aparece também a opção Use Shape IDs, que deve ser habilitada se aplicou IDs na Line usada para gerar o perfil. Também aparece a opção Smooth, que deixa o Shade da malha mais suave, desabilitando essa opção, o objeto fica facetado.

André Luiz Buttignoli Vieira]

Ver perfil do usuário http://pt.inbforum.com

上一页INBforum   Ir em baixo

上一页INBforumVer o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum

Copyright ©2009-2010 LTD Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

IT:SINGLESERVGoogle谷歌翻译TranslateFORUMSOFTLAYERGoogle谷歌广告联盟AdSenseAsia

 

criar um fórum | © PunBB | Fórum grátis de ajuda | Fale conosco | Assinalar uma queixa | Fórum grátis