1 Tutorials 3ds Max básico - Bevel e Bevel Profile Sáb Jan 22, 2011 11:38 pm
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Autor: André Luiz Buttignoli Vieira - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Neste tutorial do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] vamos ver o funcionamento do Modificador Bevel e do Modificador Bevel Profile. O Bevel é usado para fazer objetos chanfrados e arredondados de diversas formas, muito usado em textos, já o Bevel Profile permite usar uma Shape para extrudir por um caminho (path), pode ler sobre outros modificadores aqui na seção tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para começar crie um texto qualquer ou uma forma qualquer, como mostra a imagem ao lado.
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Se estiver usando o Max 4 ou superior, os itens do menu Modify podem ser acessados clicando na setinha do Modifier List, como mostra a primeira imagem ao lado do Max 5.1. Pode ler mais sobre a interface do 3ds max nos tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se você usa o Max 3x ou inferior, tem alguns botões com os principais Modifiers no painel Modify, e também o botão More onde pode acessar a lista com todos os modificadores.
Com a lista aberta, encontre o item Bevel e clique sobre ele para adicionar.
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Assim que acessar os parâmetros de Bevel no menu Modify, arraste o painel para encontrar o grupo Bevel Values.
Veja que tem 3 níveis de extrusão, mas o nível 2 e 3 estão desabilitados. Habilite-os, em seguida atribua valores no campo Height, a forma ou texto será extrudido nos 3 níveis como mostra a imagem ao lado.
No exemplo usei o valor 2 para os 3 níveis de extrusão.
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Agora atribua o valor 2 ao campo Outline do nível 1, este valor depende do tamanho da sua forma ou texto. Se for uma forma pequena este valor pode distorcer o objeto. Encontre o valor correto para seu caso, o Outline do level 1 deve ser positivo para fazer a borda aumentar 2 para fora, e o valor de Outline do level 3 deve ser negativo para fazer a borda superior diminuir duas unidades.
O Outline do level 2 deve ficar com 0 mesmo, para não aumentar nem diminuir, se mantendo reto e formando o chanfro no texto, como mostra a última imagem ao lado.
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Para testar vamos fazer o seguinte. Mude o valor de Outline no nível 1 para 0, no nível 2 coloque o valor -2, e no nível 3 coloque 0 também. Com isso, o nível 1 se mantém reto, o nível 2 diminui duas unidades e o nível 3 se mantém reto também, criando um chanfrado diferente, como mostra a segunda imagem ao lado.
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Mude o valor de Outline do nível 1 para -2, o valor do nível 2 para 0 e o valor do nível 3 para -2 também. Isso vai proporcionar um chanfro diferente, se usou um texto com fontes finas igual no meu exemplo, pode ocorrer alguns problemas distorcendo as faces, a contração foi maior do que poderia com 2 níveis usando o valor -2, para resolver este problema temos o parâmetro Start Outline, no início deste grupo, ele permite que você aumente ou diminua a espessura do texto original, se atribuir o valor 2 no nosso exemplo, o problema é resolvido.
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Outro problema que pode ocorrer é a abertura de algumas faces em fontes mais complexas, ou nos acentos, como mostra a segunda imagem ao lado.
Acima dos parâmetros de Bevel Values no grupo Intersections tem a opção Keep Lines, habilitando-a e atribuindo um valor adequado no campo separations, o problema é resolvido, como é mostrado na terceira imagem ao lado.
É muito importante saber modelar em Mesh/Poly, pois em alguns casos pode resolver problemas mais sérios, editando a malha apenas no local que apresenta o defeito, pode ler sobre isso nos tutoriais de Edit Mesh aqui na seção Tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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No grupo Surfaces você encontra os parâmetros para arredondar as bordas.
Habilite a opção Smooth Across Levels, isso vai tentar criar uma borda suave, mas não vai ficar correto ainda, pois não há segmentos suficientes para isso, aumente o valor no campo Segments para a borda ser arredondada, como mostra a terceira imagem ao lado, para ficar melhor ainda, habilite a opção Curved Sides, assim o arredondamento fica perfeito.
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Nas opções Cap Start e Cap End podemos definir se as malhas que "fecham" a extrusão em cima e em baixo serão geradas.
Veja na segunda imagem ao lado o objeto original.
Desabilitando a opção Cap End a malha superior é eliminada, como mostra a terceira imagem ao lado.
Desabilitando também a opção Cap Satrt a malha inferior é eliminada, ficando apenas a borda, como mostra a última imagem ao lado.
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Temos ainda a opção de habilitar a criação de coordenadas de mapeamento e a geração de IDs para as faces inferiores, superiores e para as bordas. Com isso você pode criar um Material Mult/Sub-Object com 3 materiais , o material 1 será aplicado na face superior, o material 2 será aplicado na face inferior e o material 3 será aplicado nas bordas, como mostra a imagem ao lado, se não conhece este material eu sugiro que leia o tutorial Mult/Sub-Object aqui na seção de Tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Vamos ver ainda neste tutorial da Três D1 o Modificador Bevel Profile, assim fica fácil, pois as poucas opções dele são idênticas as opções do Bevel, a diferença é que este não tem níveis de extrusão, ele usa uma forma desenhada por você como caminho (path), permitindo criar muitas coisas, se não sabe trabalhar com as Shapes no 3DS Max, pode ler os tutoriais "Shapes" e "Edit Spline" aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para iniciar deve criar duas formas qualquer, abertas ou fechadas, tanto faz, no meu exemplo vamos fazer um balcão, então criei a forma do perfil do balcão, em azul na imagem ao lado, e a forma para servir como caminho (path), em amarelo na primeira imagem do bloco abaixo.
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Selecione a forma que serve de caminho (amarelo) e acesse o menu Modify, clique na lista de Modifiers como explicado no início do tutorial e escolha Bevel Profile, como mostra a segunda imagem ao lado.
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Clique no botão Pick Profile nos parâmetros de Bevel Profile no painel Modify, e em seguida clique na forma criada para ser o perfil do balcão (azul).
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Com isso é criada a extrusão deste perfil pelo caminho que havia selecionado, formando o objeto mostrado nas imagens ao lado.
As outras opções do menu Bevel Profile são idênticas as que foram explicadas para o comando Bevel. Conheça outros modificadores nos tutoriais Modifiers 1 e Modifiers 2, aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
André Luiz Buttignoli Vieira]
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Neste tutorial do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] vamos ver o funcionamento do Modificador Bevel e do Modificador Bevel Profile. O Bevel é usado para fazer objetos chanfrados e arredondados de diversas formas, muito usado em textos, já o Bevel Profile permite usar uma Shape para extrudir por um caminho (path), pode ler sobre outros modificadores aqui na seção tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para começar crie um texto qualquer ou uma forma qualquer, como mostra a imagem ao lado.
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Se estiver usando o Max 4 ou superior, os itens do menu Modify podem ser acessados clicando na setinha do Modifier List, como mostra a primeira imagem ao lado do Max 5.1. Pode ler mais sobre a interface do 3ds max nos tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se você usa o Max 3x ou inferior, tem alguns botões com os principais Modifiers no painel Modify, e também o botão More onde pode acessar a lista com todos os modificadores.
Com a lista aberta, encontre o item Bevel e clique sobre ele para adicionar.
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Assim que acessar os parâmetros de Bevel no menu Modify, arraste o painel para encontrar o grupo Bevel Values.
Veja que tem 3 níveis de extrusão, mas o nível 2 e 3 estão desabilitados. Habilite-os, em seguida atribua valores no campo Height, a forma ou texto será extrudido nos 3 níveis como mostra a imagem ao lado.
No exemplo usei o valor 2 para os 3 níveis de extrusão.
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Agora atribua o valor 2 ao campo Outline do nível 1, este valor depende do tamanho da sua forma ou texto. Se for uma forma pequena este valor pode distorcer o objeto. Encontre o valor correto para seu caso, o Outline do level 1 deve ser positivo para fazer a borda aumentar 2 para fora, e o valor de Outline do level 3 deve ser negativo para fazer a borda superior diminuir duas unidades.
O Outline do level 2 deve ficar com 0 mesmo, para não aumentar nem diminuir, se mantendo reto e formando o chanfro no texto, como mostra a última imagem ao lado.
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Para testar vamos fazer o seguinte. Mude o valor de Outline no nível 1 para 0, no nível 2 coloque o valor -2, e no nível 3 coloque 0 também. Com isso, o nível 1 se mantém reto, o nível 2 diminui duas unidades e o nível 3 se mantém reto também, criando um chanfrado diferente, como mostra a segunda imagem ao lado.
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Mude o valor de Outline do nível 1 para -2, o valor do nível 2 para 0 e o valor do nível 3 para -2 também. Isso vai proporcionar um chanfro diferente, se usou um texto com fontes finas igual no meu exemplo, pode ocorrer alguns problemas distorcendo as faces, a contração foi maior do que poderia com 2 níveis usando o valor -2, para resolver este problema temos o parâmetro Start Outline, no início deste grupo, ele permite que você aumente ou diminua a espessura do texto original, se atribuir o valor 2 no nosso exemplo, o problema é resolvido.
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Outro problema que pode ocorrer é a abertura de algumas faces em fontes mais complexas, ou nos acentos, como mostra a segunda imagem ao lado.
Acima dos parâmetros de Bevel Values no grupo Intersections tem a opção Keep Lines, habilitando-a e atribuindo um valor adequado no campo separations, o problema é resolvido, como é mostrado na terceira imagem ao lado.
É muito importante saber modelar em Mesh/Poly, pois em alguns casos pode resolver problemas mais sérios, editando a malha apenas no local que apresenta o defeito, pode ler sobre isso nos tutoriais de Edit Mesh aqui na seção Tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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No grupo Surfaces você encontra os parâmetros para arredondar as bordas.
Habilite a opção Smooth Across Levels, isso vai tentar criar uma borda suave, mas não vai ficar correto ainda, pois não há segmentos suficientes para isso, aumente o valor no campo Segments para a borda ser arredondada, como mostra a terceira imagem ao lado, para ficar melhor ainda, habilite a opção Curved Sides, assim o arredondamento fica perfeito.
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Nas opções Cap Start e Cap End podemos definir se as malhas que "fecham" a extrusão em cima e em baixo serão geradas.
Veja na segunda imagem ao lado o objeto original.
Desabilitando a opção Cap End a malha superior é eliminada, como mostra a terceira imagem ao lado.
Desabilitando também a opção Cap Satrt a malha inferior é eliminada, ficando apenas a borda, como mostra a última imagem ao lado.
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Temos ainda a opção de habilitar a criação de coordenadas de mapeamento e a geração de IDs para as faces inferiores, superiores e para as bordas. Com isso você pode criar um Material Mult/Sub-Object com 3 materiais , o material 1 será aplicado na face superior, o material 2 será aplicado na face inferior e o material 3 será aplicado nas bordas, como mostra a imagem ao lado, se não conhece este material eu sugiro que leia o tutorial Mult/Sub-Object aqui na seção de Tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Vamos ver ainda neste tutorial da Três D1 o Modificador Bevel Profile, assim fica fácil, pois as poucas opções dele são idênticas as opções do Bevel, a diferença é que este não tem níveis de extrusão, ele usa uma forma desenhada por você como caminho (path), permitindo criar muitas coisas, se não sabe trabalhar com as Shapes no 3DS Max, pode ler os tutoriais "Shapes" e "Edit Spline" aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para iniciar deve criar duas formas qualquer, abertas ou fechadas, tanto faz, no meu exemplo vamos fazer um balcão, então criei a forma do perfil do balcão, em azul na imagem ao lado, e a forma para servir como caminho (path), em amarelo na primeira imagem do bloco abaixo.
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Selecione a forma que serve de caminho (amarelo) e acesse o menu Modify, clique na lista de Modifiers como explicado no início do tutorial e escolha Bevel Profile, como mostra a segunda imagem ao lado.
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Clique no botão Pick Profile nos parâmetros de Bevel Profile no painel Modify, e em seguida clique na forma criada para ser o perfil do balcão (azul).
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Com isso é criada a extrusão deste perfil pelo caminho que havia selecionado, formando o objeto mostrado nas imagens ao lado.
As outras opções do menu Bevel Profile são idênticas as que foram explicadas para o comando Bevel. Conheça outros modificadores nos tutoriais Modifiers 1 e Modifiers 2, aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
André Luiz Buttignoli Vieira]