1 Tutorials 3ds Max básico - Compound Object Shape Merge Sáb Jan 22, 2011 11:43 pm
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Autor: André Luiz Buttignoli Vieira - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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O Shape Merge é um Compond Object que aplica uma forma 2D (Shape) sobre a superfície de um objeto 3D, podendo usar essa aplicação para selecionar faces, Edges ou recortar o objeto.
Para começar, crie uma esfera, depois, crie qualquer forma que desejar usando uma Line ou uma ferramenta do grupo Shapes. O importante é que essa forma seja menor que a circunferência da esfera, como mostra a imagem ao lado.
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Em seguida, posicione a Line na frente da esfera, como mostra a imagem da Viewport Left ao lado.
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Eu preferi usar um texto neste exemplo, que nada mais é do que uma Line, usei a letra A, você pode usar a inicial do seu nome. Para saber como trabalhar com textos e as demais Shapes, leia o tutorial Shapes aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Menu Compound Object em cada versão do 3ds max
Menu após o Max 6
Menu no Max 4 e 5
Menu no Max 3
Menu até o Max 2.5
Selecione a esfera, vá no menu Creat > Geometry e abra a lista que se encontra logo no início deste painel. Escolha o item Compond Objects e clique no botão ShapeMerge.
A partir do Max 6, foi adicionado o comando Blob Mesh no painel Compound Object, uma ótima ferramenta de MetaBalls que pretendo explicar em algum outro tutorial. Você pode ler sobre todos os detalhes da interface do 3ds max nos tutoriais sobre Interface, aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A partir do Max 4.0, foi inserido o comando Mesher no Compound Object. A partir do Max 3.0, o Loft foi colocado no Compound Objects, não ficando mais separado como era até a versão 2.5, também houve a adição do comando Terrain. O Loft já havia nas versões anteriores, já existia inclusive nas versões para sistema operacional DOS, o famoso 3D Studio.
A partir do Max 4, eu uso a interface Discreet Dark, isto modifica as cores dos ícones e da interface, mas as janelas são as mesmas. Se quiser colocar a mesma interface, você deve clicar no menu Customize > Load Custom UI Scheme e escolher o arquivo discreet-dark.cui, até o Max 7, a partir do Max 8 o arquivo se chama AME-dark.cui. Leia os tutoriais sobre interface aqui na seção tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para saber mais sobre a interface do 3ds max.
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No menu do Shape Merge, clique no botão Pick Shape e depois clique na sua Shape (linha).
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Não muda muita coisa, mas repare que a letra A foi aplicada na superfície da esfera. É um comando do sistema Mesh com uma versatilidade muito parecida a de comandos NURBS.
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Logo abaixo, no mesmo menu, você encontra o grupo Operations, como mostra a primeira imagem ao lado.
Se clicar em Cockie Cutter, você retira o interior da Shape que foi aplicada na esfera, como mostra a segunda imagem ao lado.
Se clicar na opção Invert, apenas o que estava no interior permenece e o restante do objeto é excluido, obtendo a letra A recortada com a curvatura da esfera.
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Mas se você não mudar as opções e ficar com Merge selecionado, pode extrudir a letra A que foi aplicada na esfera.
Vá no menu Modify e escolha Face Extrude na lista de Modifiers, como mostra a primeira imagem ao lado. Até o Max 3.1, você deve clicar no botão More para acessar a lista de Modifiers.
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Se você aumentar o valor de Amout, verá a sua forma sendo extrudida na superfície da esfera, se usar um valor negativo, a forma é extrudida para dentro, formando uma cavidade.
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No parâmetro Scale você muda a escala da extrusão, deixando mais aberta ou mais fechada. Halilitando a opção Extrude From Center, a extrusão é baseada pelo centro do objeto, o quadradinho laranja no centro da esfera. Geralmente fica melhor usando esta opção. Clicando sobre o item Face Extrude, na janela do painel Modify, você liga o Sub-Object Extrude Center e pode modificar o centro da extrusão. Até o Max 3.1, é necessário clicar no botão Sub-Object para acessar o Extrude Center.
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No exemplo ao lado eu usei a mesma técnica, aplicando as letras AND numa esfera, que são as iniciais do meu nome, separei as letras da esfera deixando habilitada a opção Merge e depois usando o modificador Edit Mesh, como explicado no tutorial Edit Mesh Face/Polygon, aqui na seção Tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em seguida usei o Face Extrude, tanto na esfera cortada como nas letras que separei, para dar espessura aos objetos. O exemplo foi criado no Max 2, hoje você poderia usar o Modify Shell, que é proprio para criar espessura nos objetos. Depois, coloquei uma luz Spot no centro da esfera e apliquei um efeito de luz volumétrica, como explicado no tutorial Volume Light, aqui na seção Tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Por fim, eu animei a rotação da esfera com as letras se afastando. Muita gente me pergunta como foi feito a animação do logotipo da Três D1 no menu do site, eu usei exatamente essas técnicas explicadas neste tutorial, tanto nos menus antigos como no menu atual.
Andre Luiz Buttignoli Vieira
Exemplo do menu antigo da Três D1, onde usei essa mesma técnica.]
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O Shape Merge é um Compond Object que aplica uma forma 2D (Shape) sobre a superfície de um objeto 3D, podendo usar essa aplicação para selecionar faces, Edges ou recortar o objeto.
Para começar, crie uma esfera, depois, crie qualquer forma que desejar usando uma Line ou uma ferramenta do grupo Shapes. O importante é que essa forma seja menor que a circunferência da esfera, como mostra a imagem ao lado.
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Em seguida, posicione a Line na frente da esfera, como mostra a imagem da Viewport Left ao lado.
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Eu preferi usar um texto neste exemplo, que nada mais é do que uma Line, usei a letra A, você pode usar a inicial do seu nome. Para saber como trabalhar com textos e as demais Shapes, leia o tutorial Shapes aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Menu Compound Object em cada versão do 3ds max
Menu após o Max 6
Menu no Max 4 e 5
Menu no Max 3
Menu até o Max 2.5
Selecione a esfera, vá no menu Creat > Geometry e abra a lista que se encontra logo no início deste painel. Escolha o item Compond Objects e clique no botão ShapeMerge.
A partir do Max 6, foi adicionado o comando Blob Mesh no painel Compound Object, uma ótima ferramenta de MetaBalls que pretendo explicar em algum outro tutorial. Você pode ler sobre todos os detalhes da interface do 3ds max nos tutoriais sobre Interface, aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A partir do Max 4.0, foi inserido o comando Mesher no Compound Object. A partir do Max 3.0, o Loft foi colocado no Compound Objects, não ficando mais separado como era até a versão 2.5, também houve a adição do comando Terrain. O Loft já havia nas versões anteriores, já existia inclusive nas versões para sistema operacional DOS, o famoso 3D Studio.
A partir do Max 4, eu uso a interface Discreet Dark, isto modifica as cores dos ícones e da interface, mas as janelas são as mesmas. Se quiser colocar a mesma interface, você deve clicar no menu Customize > Load Custom UI Scheme e escolher o arquivo discreet-dark.cui, até o Max 7, a partir do Max 8 o arquivo se chama AME-dark.cui. Leia os tutoriais sobre interface aqui na seção tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para saber mais sobre a interface do 3ds max.
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No menu do Shape Merge, clique no botão Pick Shape e depois clique na sua Shape (linha).
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Não muda muita coisa, mas repare que a letra A foi aplicada na superfície da esfera. É um comando do sistema Mesh com uma versatilidade muito parecida a de comandos NURBS.
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Logo abaixo, no mesmo menu, você encontra o grupo Operations, como mostra a primeira imagem ao lado.
Se clicar em Cockie Cutter, você retira o interior da Shape que foi aplicada na esfera, como mostra a segunda imagem ao lado.
Se clicar na opção Invert, apenas o que estava no interior permenece e o restante do objeto é excluido, obtendo a letra A recortada com a curvatura da esfera.
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Mas se você não mudar as opções e ficar com Merge selecionado, pode extrudir a letra A que foi aplicada na esfera.
Vá no menu Modify e escolha Face Extrude na lista de Modifiers, como mostra a primeira imagem ao lado. Até o Max 3.1, você deve clicar no botão More para acessar a lista de Modifiers.
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Se você aumentar o valor de Amout, verá a sua forma sendo extrudida na superfície da esfera, se usar um valor negativo, a forma é extrudida para dentro, formando uma cavidade.
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No parâmetro Scale você muda a escala da extrusão, deixando mais aberta ou mais fechada. Halilitando a opção Extrude From Center, a extrusão é baseada pelo centro do objeto, o quadradinho laranja no centro da esfera. Geralmente fica melhor usando esta opção. Clicando sobre o item Face Extrude, na janela do painel Modify, você liga o Sub-Object Extrude Center e pode modificar o centro da extrusão. Até o Max 3.1, é necessário clicar no botão Sub-Object para acessar o Extrude Center.
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No exemplo ao lado eu usei a mesma técnica, aplicando as letras AND numa esfera, que são as iniciais do meu nome, separei as letras da esfera deixando habilitada a opção Merge e depois usando o modificador Edit Mesh, como explicado no tutorial Edit Mesh Face/Polygon, aqui na seção Tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em seguida usei o Face Extrude, tanto na esfera cortada como nas letras que separei, para dar espessura aos objetos. O exemplo foi criado no Max 2, hoje você poderia usar o Modify Shell, que é proprio para criar espessura nos objetos. Depois, coloquei uma luz Spot no centro da esfera e apliquei um efeito de luz volumétrica, como explicado no tutorial Volume Light, aqui na seção Tutoriais do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Por fim, eu animei a rotação da esfera com as letras se afastando. Muita gente me pergunta como foi feito a animação do logotipo da Três D1 no menu do site, eu usei exatamente essas técnicas explicadas neste tutorial, tanto nos menus antigos como no menu atual.
Andre Luiz Buttignoli Vieira
Exemplo do menu antigo da Três D1, onde usei essa mesma técnica.]