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1 Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray em Seg Jan 24, 2011 5:51 am

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Autor: Ramon F. Zancanaro - e-mail/Site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________________________________________________________________________



Olá pessoal, como estão vossos 3d no Vray?? Preparei este material para
esclarecer algumas dúvidas (que eram minhas também) sobre o uso do
Color Mapping. Neste estudo abrangi dois tipos comuns de iluminação
interna.

O Primeiro teste foi feito com um detalhe de uma cozinha montada
para o este fim. No final das contas acabei montando uma cena completa
para ela. Nesta cena explorei uma iluminação bem indireta, com luzes
artificiais e um clima tecnológico , justificado pelos metais e tons
azulados da iluminação. Para esta primeira bateria de testes utilizei 3
tipos de mapeamento (Exponential, HSV Exponential e Linear Multiply)



O Segundo teste explorei uma cena com uma luz bem natural,
puramente solar e direta. Tentei dar um ar mais quente a esta imagem
com tons amarelados e áreas de luz bem estouradas. Para esta segunda
bateria de testes utilizei apenas 2 tipos de mapeamento (Exponential e
HSV Exponential).

Em ambos os testes percebemos claramente que uma boa setagem do
Color Mapping pode tornar a iluminação ideal no entanto a má setagem
pode literalmente acabar com uma cena. Ao final coloquei algumas
imagens minhas e suas setagens de Color Mapping.

Espero que gostem.







Teste 01 - Cozinha



Setagem constante para todo o teste:

Global ilumination:

- Saturation - 1,3

- Contrast 1,05

- Primary Bounces Irradiance map low (1,1)

- Secundary Bounces Light cache subdivis 500 (0,9)

_________________________________________________________________________________



Exponential



Cena 01



Dark Multipler 1

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Bright Multipler 1

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:24] e [ 00:35]

Render Time 14:02









Cena 02



Dark Multipler 1,5

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Bright Multipler 1

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:26 ] e [ 00:37 ]

Render Time 14:05









Cena 03



Dark Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Bright Multipler 1

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:28 ] e [ 00:38 ]

Render Time 14:15









Cena 04



Bright Multipler 1,5

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Dark Multipler 2

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:29 ] e [ 00:41 ]

Render Time 15:42









Cena 05



Bright Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Dark Multipler 2

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:29 ] e [ 00:47 ]

Render Time 14:05









Neste teste pude perceber que o Exponential é de fato um das
melhores opções para mapeamento. Mesmo com valores altos nas vray
lights nem uma cena teve a iluminação muito estourada.

Podemos notar que quando o valor do Dark Multipler aumenta, as
áreas em que as Vray lights não atingem ficam mais claras. Quando
aumentamos o valor do Bright Multipler, estouramos mais a área que
recebe diretamente influencia das luzes.

_________________________________________________________________________________



Linear Multiply



Cena 06



Dark Multipler 1

Bright Multipler 1

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:28 ] e [ 00:41 ]

Render Time 17:11









Cena 07



Dark Multipler 2

Bright Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:51] e [ 01:15]

Render Time 18:30









Abreviei este teste em apenas duas imagens. Ao meu ver o
comportamento do Linear Multiply não é muito agradável em cenas deste
tipo. Não ocorre uma boa difusão na iluminação, isto é, áreas
estouradas e áreas escuras, quase sem luz em uma mesma

imagem.

_________________________________________________________________________________



HSV Exponential



Cena 08



Dark Multipler 1

Bright Multipler 1

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:25] e [ 00:35]

Render Time 14:02









Cena 09



Dark Multipler 2

Bright Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:30] e [ 00:43]

Render Time 16:17









Cena 10



Dark Multipler 1

Bright Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:28] e [ 00:41]

Render Time 16:29









Cena 11



Dark Multipler 2

Bright Multipler 1

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:27] e [ 00:37]

Render Time 14:07









O HSV Exponential é o mais comum dos 3 tipos de mapeamento
testados. Com certeza da a maior difusão na iluminação no entanto não
consegui um contraste elevado, o que muitas vezes é desejado em uma
cena. Em contrapartida a saturação dos mapas no hsv é maior. Creio que
para atingir um branco legal em uma cena o Exponential é uma opção mais
agradavél. Notei uma similaridade grande entre o HSV e o Exponential.

_________________________________________________________________________________







Teste 02 - Sala



Setagem constante para todo o teste:

Global ilumination:

- Saturation - 1

- Contrast 1

- Primary Bounces Irradiance map low (1)

- Secundary Bounces Light cache subdivis 600 (1)

Luz direct com valor 2

SKY habilitado

Vray light na janela

_________________________________________________________________________________



Exponential



Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Cena 02



Bright Multipler 1,8

Condição Variavel

Dark Multipler 1



Cena 03



Bright Multipler 2,6

Condição Variavel

Dark Multipler 1



Cena 04



Bright Multipler 3,2

Condição Variavel

Dark Multipler 1

_________________________________________________________________________________



Exponential



Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Cena 05



Condição Variavel

Dark Multipler 1,8

Bright Multipler 1



Cena 06



Condição Variavel

Dark Multipler 2,6

Bright Multipler 1



Cena 07



Condição Variavel

Dark Multipler 3,2

Bright Multipler 1

_________________________________________________________________________________



Exponential



Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Cena 08



Condição Variavel

Dark Multipler 1,8

Bright Multipler 1,8



Cena 09



Condição Variavel

Dark Multipler 2,6

Bright Multipler 2,6



Cena 10



Condição Variavel

Dark Multipler 3,2

Bright Multipler 3,2



Mais uma vez podemos comprovar que o Exponencial é um bom
mapeamento. Com ele é mais fácil criar uma luz estourada do que com o
HSV, no entanto a saturação é bem mais fraca.

_________________________________________________________________________________



HSV Exponential



Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Cena 02



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1,8



Cena 03



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 2,6



Cena 04



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 3,2

_________________________________________________________________________________



HSV Exponential



Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Cena 05



Condição Variavel

Dark Multipler 1,8

Bright Multipler 1



Cena 06



Condição Variavel

Dark Multipler 2,6

Bright Multipler 1



Cena 07



Condição Variavel

Dark Multipler 3,2

Bright Multipler 1

_________________________________________________________________________________



HSV Exponential



Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Cena 08



Condição Variavel

Dark Multipler 1,8

Bright Multipler 1,8



Cena 09



Condição Variavel

Dark Multipler 2,6

Bright Multipler 2,6



Cena 10



Condição Variavel

Dark Multipler 3,2

Bright Multipler 3,2



Nesta cena o HSV deu um tom mais aveludado as superficies e mostrou
um controle legal sobre a distribuição da luz. No entanto não delineou
muito bem a sombra da janela no chão em nem um dos casos.

_________________________________________________________________________________



Segue algumas cenas com as suas setagens principais



Color Mapping - Exponential

Dark Multipler - 1,6

Bright Multipler - 2,0

GI Engine - IM (1,1) e LC (0,9)

GI Saturation - 1,4

GI Contrast - 1,2

Luz Direct - 1,8



Color Mapping - HSV Exponential

Dark Multipler - 1

Bright Multipler - 1

GI Engine - IM (1) e LC (1)

GI Saturation - 1

GI Contrast - 1

Luz Direct - 6



Color Mapping - Exponential

Dark Multipler - 2,5

Bright Multipler - 2,0

GI Engine - IM (1,2) e LC (0,Cool

GI Saturation - 1,4

GI Contrast - 1,3

Luz Direct - 1,85]

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