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BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
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1Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray Empty Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray Seg Jan 24, 2011 6:29 am

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Tradução: Renato Siqueira "_alguem_" - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 01Nota: A cena deste tutorial é de Wouter Wynen retirada do site Aversis (http://www.aversis.be/).



Descrição do conteúdo do tutorial:



Parte I: Ajustando as configurações de GI (iluminação global)

Parte II: Renderizando com materiais

Parte III: Renderizando a imagem final

Parte IV: Pós-processando a imagem

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 02Parte I: Ajustando as configurações de GI (iluminação global)



Passo 1. Primeiro render



1.1. Abra a cena (que pode ser baixada clicando aqui).



1.2. Selecione o V-Ray como render corrente.



Com as configurações padrão do V-Ray não é boa para uma prévia rápida,
faremos alguns pequenos ajustes antes de fazer o primeiro render.



1.3. Marque a opção Override mtl no parâmetro Global switches, clique no botão next para selecionar um material VRayMtl como padrão.



1.4. Mude o Image sampler type para Fixed.

1.5. Mude a resolução para 400 x 325.

1.6. Mude o Region size no parâmetro System para 32 x 32 pixels.

1.7. Opcionalmente, você pode mudar o Frame stamp para imprimir o tempo de render na imagem.

1.8. Renderize a cena:

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 03Passo 2. Prévia do GI



2.1. Acione o GI no parâmetro Indirect illumination.

2.2. Selecione o Light map tanto para o primary como o secondary sistema de GI.

2.3. No parâmetro Light cache, mude o Subdivs para 500, para que tenhamos uma rápida prévia. Nós mudaremos ele para 1000 no render final.

2.4. Mude para 5 o Interp. samples do light map para uma renderização mais rápida.

2.4. Ligue a opção Show calc phase do light map.

2.5. Renderize:

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 04O resultado é uma imagem com um pouco de granulado, mas nos dá uma boa idéia de como é a iluminação da cena.



Passo 3: Alterações



3.1. Veja que a cena está muito escura, mas vamos clarear um pouco
ela. Existem muitas maneiras de fazer isso. Uma delas é aumentar a
intensidade das luzes. No entanto, isso vai alterar as áreas iluminadas
da imagem, deixando a luz do sol muito brilhante enquanto as regiões
indiretamente iluminadas continuarão relativamente escuras. Ai está um
exemplo disso (todas as luzes estão com intensidade 2):

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 05Você
pode ver que o aumento da intensidade da luz pode tornar a cena mais
clara, e também pode aumentar o contraste da iluminação mas a cena
continua escura. Nós podemos aumentar a intensidade da luz mais que
isso, mas escurecerá as areas diretamente iluminadas demais, e
diminuirá o cálculo de GI posteriormente. Mas, em vez de aumentar a
intendidade da luz, irá simplesmente aumentar o brilho dos materiais.



3.2. Vá ao Material Edtor e coloque o VRayMtl padrão em um dos
slots (isso mostrará melhor o "Environment" usado no Material/Maps
browser).

3.3. Mude a cor do canal diffuse para um material com RGB (200,200,200).

3.4. Renderize

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 06O
resultado é muito melhor. Nós continuamos com a mesma quantidade de luz
na cena, porém, a propagação ao redor está maior e nos dá um briho a
mais na cena.



Nesse ponto, vocÊ pode ajustar o raio, a cor e etc das luzes, continuando com um teste relativamente rápido da iluminação.



Passo 4. Melhorando o GI.



Os parâmetros do GI que usamos são bons para a maioria das prévias,
enquanto você ainda está ajustando a cena. Uma vez que você configurou
os parâmetros das luzes, é hora de refinar o GI.





4.1. Mude para Irradiance map o primary GI engine.

4.2. Selecione o preset Medium para o irradiance map.

4.3. Habilite a opção Show calc phase do irradiance map.

4.4. Renderizer a cena.



O Render leva mais tempo agora porque o V-Ray precisa calcular com maior precisão o GI.

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 07Passo 5: Melhorando o antialiasing e diminuendo o granulado



O GI parece bom agora, mas nós ainda não temos antialiasing e há
granulado nas áreas iluminadas perto da janela. Nós acabaremos com isso
agora.



5.1. Mude o Image sampler type para Adaptive QMC.

5.2. Mude o GI para off.

5.3. Renderize

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 08Nós temos antialiasing agora, mas o granulado ainda continua. Vamos ajustar o parâmetro QMC sampler para melhorar isso.



5.4. Altere o Min. samples do QMC sampler para 16 e o Noise threshold para 0.002.

5.5. Renderize.

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 09O granulado está melhor, mas ainda resta um pouco. Reduzir o Noise threshold e aumentar o Min. samples
não vai ajudar. Nós simplesmente precisamos de mais amostras para as
áreas iluminadas. Uma forma de fazer isso é ir nos parâmetros da
VRayLight e aumentar o subdivs. No entando, se tiver muitas luzes na
cena, isso vai aumentar bastante o tempo de render. Em vez disso, nós
usaremos o Global subdivs multiplier para fazer isso.



5.6. Mude o Global subdivs multiplier para 4.0 e renderize:

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 10O granulado ainda persiste, mas continuaremos aumentando o Global subdivs multiplier até conseguir um resultado satisfatório; 16.0 parece ser um bom valor.



5.7. Mude o Global subdivs multiplier para 16.0 e renderize:

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 11Passo 6. Redenização final com GI



O aumento do Global subdivs multiplier afeta o irradiance map também, com isso, renderizar com GI agora aumentará bastante o tempo. Nós precisamos fazer alguns ajustes.



6.1. Mude para on o GI.

6.2. Mude o Hemispheric subdivs do parâmetro irradiance map para 8.0 para compensar o aumento do Global subdivs multiplier.

6.3. Renderize.



Com isso, finalizamos a primeira parte deste tutorial. Na próxima parte, iremos adicionar materiais à cena.

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 12Parte II: Renderizando com materiais



Passo 1. Ajustes para renderizar com materiais



1.1. Mude a opção Override mtl no parâmetro Global switches para off.

1.2. Ligue o reflection/refraction Max depth limit no mesmo lugar.

1.3. Mude o GI para off.

1.4. Altere o Noise treshold do QMC sampler para 0.005 para uma prévia rápida.

1.5. Renderize.

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 13Passo 2. Prévia dos materiais com GI ligada



2.1. Altere o GI para on.

2.2. Para uma prévia selecione como sistema primário o Light cache.

2.3. Renderize

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 14Nesse ponto você pode ajustar os materiais da cena obtendo prévias mais rápidas de como vai ficar a cena.



Step 3. Melhorando o GI com os materiais



3.1. Selecione o sistema primário para Irradiance map.

3.2. Mude o QMC Noise threshold para 0.002.

3.3. Altere o light cache Subdivs para 1000.

3.4. Mude o light cache Sample size para 0.03 (isto tornará o light cache um pouco alisado e ligeiramente mais rápido).

3.4. Renderize.



Esta é a imagem final que nós renderizamos em alta resolução na próxima parte.

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 15Parte III: Renderizando a imagem final



Passo 1. Ajustando o V-Ray para alta resolução



1.1. Mude a resolução para 1600 x 1300.

1.2. Altere o render region size para 64 x 64.



Nós precisamos ajustas os parâmetros do irradiance map: aumentando a resolução, nós podemos diminuir duas unidades do irradiance map Min e Max rate.



1.3. Mude o irradiance map preset para Custom.

1.4. Altere o irradiance map min rate para -5.

1.5. Altere o irradiance map max rate para -3.



Passo 2. Renderizando a imagem final.



2.1. Faça o 3dsmax salvar a imagem renderizada. Para aumentar a
precisão, você pode mudar para 16-bit o formato da imagem (por exemplo,
um .png 16-bit). Opcionalmente, você pode salvar como uma imagem .hdr;
nesse caso você precisa selecionar o canal Unclamped color no parâmentro GBuffer do V-Ray.

2.2. Precione o botão Render.

2.3. Vá dar uma voltar.

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 16Parte IV: Pós-processando a imagem



A imagem parece legal, mas na maioria dos casos você vai precisar
clarear ou escurecer um pouco. Em vez de mudar as luzes e
re-renderizar, you você pode fazer esses ajustes em um programa de
edição de imagens.



Por exemplo, aqui está a mesma imagem com valores de gamma ajustados. Eu usei um arquivo .png e o IrfanView para esse propósito, mas você pode usar qualquer outro software que melhor lhe convir – por exemplo, o HDRShop para arquivos .hdr.

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Tutorials 3ds Max leitores - Renderizando um interior com o V-Ray 17Para
adicionar efeito de fotografia na imgem, pode-se aplicar um pouco de
escurecimento radial (radial darkening) nas arestas, como no exemplo ao
lado:



E é isso ae pessoal, lembrando que se acharem que precisa de correções é só falar que farei.



Renato "__alguem__"]

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