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1Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Empty Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Seg Jan 24, 2011 8:24 am

Admin

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Autor: André Luiz Buttignoli Vieira - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes CreathexaTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes HexameshTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes MenuhexaEste
é mais um plugin maravilhoso da Reyes, foi o primeiro que permitiu
simular tecidos no Max na versão 2.0 ainda, e até hoje é uma ótima
opção para animar tecidos, sua simplicidade é outra característica
importante, pois permite o domínio rápido e fácil.



Ele pode ser aplicado em qualquer objeto Mesh, mas se for simular
tecido o ideal é usar o Mesh especial que vem junto com o plugin, ele é
um Plane também mas com a organização dos vértices diferente, para dar
mais maleabilidade ao tecido.



Para começar clique em Creat e escolha na lista o ítem Reyes
Primitives como mostra a primeira imagem ao lado e clique no botão
Hexamesh, clique e arraste na Viewport Front para criar o Mesh, nos
seus parâmetros você encontra comprimento, largura, resolução em
Hexagonos e a randomização em Randomness como mostra a última imagem ao
lado.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Cena01Aplicando
modificador Edit Mesh como já esplicado nos tutoriais Edit Mesh Vertex,
Edit Mesh Face/Polygon e Edit Mesh Edge, assim você pode modelar o
HexaMesh como desejar para criar sua peça de roupa, como um vestido,
uma camisa, uma calça, ou qualquer outra. Aqui nos nossos exemplos não
vamos nos perder em modelagem que não é o objetivo do tutorial, vamos
estudar o Cloth com um simples pedaço retangular de tecido, posicione o
tecido como mostra na imagem ao lado em azul e crie um Box como piso na
parte de baixo.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes ClothmodifyTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Listamax4Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Clothpar01Com
a cena pronta selecione o tecido e vai no menu Modify, até o Max 3x
deve clicar no botão More para acessar a lista com os Modifiers, nesta
versão os modificadores ficam listados em ordem alfabética como mostra
a primeira imagem ao lado, a partir do Max 4x clique na setinha a
direita logo no início deste menu para acessar a lista com os
Modifiers, nesta versão os modificadores instalados por plugins ficam
no final da lista no ítem Unassigned Modifiers como mostra a segunda
imagem ao lado, escolha o modificador Cloth Reyes 3 e seus parâmetros
aparecem no menu Modify, são bem simples como pode ver na última imagem
ao lado, clique em New Scene, aparece uma janelinha para colocar um
nome para a simulação.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Manager Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Addobject Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes AddjanelaEm
seguida clique no botão Scene Manager para configurar a simulação,
aparece uma janela onde tem dois quadros brancos como mostra a primeira
imagem ao lado, do lado esquerdo ficam os objetos que são Fabrics, no
caso somente o nosso tecido, e do lado direito estão os objetos que vão
sofrer colisões entre si, veja que no meio dos dois tem duas setinhas,
elas servem para passar o objeto de um lado para o outro, coloque o
tecido (Hexa01) do lado direito selecionando-o e clicando na setinha
correspondente, ao lado clique no botão Add Object to Scene, na janela
que se abre aparecem todos os objetos Mesh que podem ser inseridos na
simulação, lá está o Box que criou como mostra a última imagem ao lado,
selecione-o e clique em OK para ele aparecer no quadro da direita
indicando que vai interagir com o Hexamesh. Com tudo pronto clique em
Close na parte inferior da janela.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Makefabric01Agora
o botão Make Fabric está ativo no menu Modify como mostra a imagem ao
lado, clique sobre ele e aparece uma mensagem perguntando se você
deseja que o Haxamesh seja transformado em tecido, clique em OK e
aparece uma janela com diversos comandos que vou descrever a baixo.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes FabricoptionsTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Tearable Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes BehaviorEm
Options tem a opção de habilitar Use Behavior Map, que será explicado
mais a baixo, a opção Rigid Body também será explicada mais a baixo, a
opção Ignore Fabric-Fabric Collisions quando habilitada descarta o
cálculo de colisão do tecido com ele mesmo ou com outros.



A opção Tearable é maravilhosa, eu não vi ser possível em nem um
outro simulador de tecidos, nem no Reactor (Havok), habilitando essa
opção você pode controlar a fragilidade do tecido no parâmetro Tearing
Threshold permitindo simular o rompimento do mesmo caso um objeto
lançado sobre ele tenha "força" maior que o definido em Tearing
Threshold como mostra a segunda imagem ao lado e melhor ainda a
animação.



Do lado direito tem o Behavior Options como mostra a última imagem
ao lado, ele serve para ajustar o comportamento do tecido, estando em
Pure Cloth o tecido será totalmente maleável como seda, estando em No
Deformation ele vai agir como um papelão, os pontos intermediarios
simulam comportamentos intermediários entre estes dois.



Exemplo de animação





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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Dynamic01Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Dynamic02A
baixo em Dynamic Parameters tem comandos muito importantes para a
devida configuração do comportamento do tecido, para a maioria dos
casos não precisa modificar nada pois a configuração defalt é de
tecidos normais mesmo, mas vamos ver os parâmetros que podemos
modificar, em Stretch Limit você define o quanto o tecido pode se
esticar antes de retornar a posição original, em Friction você define a
dificuldade para o tecido deslizar sobre um objeto Rigid Body, em
Spring Constant você define o quanto a força do vento vai atuar sobre
os vértices do tecido e em Spring Damping você define de quanto será a
turbulência do tecido afetado pelo vento que explicarei mais a baixo,
em Torsion Constant e Torsion Damping como o próprio nome já fala
controlam o quanto o tecido pode se torcer e o limite que o faz
retroceder a posição original respectivamente, por exemplo, seda é
muito mais fácil de torcer do que couro.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes StartcalcTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes JanelacalcTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Anim01Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Anim02Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Anim03Não
mude nada nestes parâmetros para a nossa simulação, simulações mais
elaboradas dependem de testes para ver se o tecido está se comportando
como o desejado, aqui para nosso exemplo os valores defalt estão
ótimos, feche a janela para voltar ao menu Modify.



Veja que agora está habilitado o botão Start Calculations, clique
sobre ele e aparece uma janela para você definir os parâmetros da
animação, como o Frame de início, o Frame final e a velocidade em FPS
como mostra a segunda imagem ao lado, só devem ser modificados se a
duração e velocidade da animação forem modificadas no Max.



Clique em OK e veja o Cloth Reyes fazer a animação do seu tecido
caindo sobre o Box. Nesta hora aparece a baixo das Viewports uma barra
que indica o andamento do processo de cálculo do Cloth Reyes, assim que
terminar a animação está pronta, veja nas 3 últimas imagens ao lado um
exemplo da sequência animada pelo Cloth Reyes.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes AnimrangeTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes AnimrangejanelaDepois
que a animação estiver terminada aparece ativo o botão Edit Animation
Range como mostra a primeira imagem ao lado, clicando nele acessa uma
janela onde pode aumentar o tempo de duração da animação, por exemplo
se colocar 200 no campo End Frame a simulação passa a durar 200 Frames,
a baixo temos funções parecidas com as do Track View explicadas no
tutorial Out-Of-Range na Três D1, com elas pode definir o comportamento
do tecido fora dos Frames animados, por exemplo um pedaço de pano
balançando, pode animar apenas 100 Frames e colocar para ficar
repetindo o movimento constantemente, em círculo (loop) ou em
ping-pong, indo e voltando.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes PanovaralEssa
simulação que fizemos a cima é simples mas muito difícil de um plugin
calcular, um bom teste para plugins de tecidos é fazer o tecido cair
sobre si mesmo e serve para mostrar a qualidade da solução do Cloth
Reyes, mas este plugin é muito mais do que isso, ele permite qualquer
tipo de simulação de tecidos, vamos ver agora em outro exemplo como
podemos fazer que uma parte do tecido fique presa a outro objeto, como
no caso de uma bandeira, de roupas, ou mesmo de um pano secando em um
varal (corda) como mostra a imagem ao lado.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes ReferenciaTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes SubobjectTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Modifymax4Crie
um Hexamesh como foi feito anteriormente, crie também um varal com uma
Line e use dois Box pequenos para ser os prendedores, posicionando
corretamente os objetos na cena você vai perceber que os prendedores
vão estar interseccionando o Hexamesh, isso não pode acontecer na
simulação, um objeto não pode estar "dentro" do outro, portanto não
podemos usar os prendedores como os objetos que "seguram" o tecido,
para resolver isso vamos criar um terceiro Box logo a cima do varal
para usar como "pega" para o tecido como mostra a primeira imagem ao
lado, este Box auxiliar vai ser escondido depois com o Hide para não
aparecer no render.



Aplique o modificador Cloth Reyes 3 no Hexamesh como já foi
explicado, coloque o Box de referência na cena com o Scene Manager e o
botão Add Object to Scene, faça do Hexamesh um Fabric clicando em Make
Fabric assim o botão Sub-Object fica habilitado como mostra a segunda
imagem ao lado até o Max 3x, a partir do Max 4x o menu Modify mudou
muito, agora tem uma janelinha com o ítem selecionado, no caso o
Hexamesh, a cima dele aparece o Modify Cloth Reyes 3 que aplicou,
clicando no sinal de + a frente dele pode acessar os Sub-Objects como
mostra a última imagem ao lado.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes VertexparametersTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes SelectvertexTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes LinkTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Grupodevertices









Clique em Vertex e aparece no painel novos parâmetros como mostra a
primeira imagem ao lado, aparece também os vértices do Mesh como no
Edit Mesh, agora pode selecionar qualquer vértice, não é para edição, é
para definir as partes do tecido que devem ser fixas, selecione os
vértices próximos aos prendedores como mostra a segunda imagem ao lado,
estes são os vértices que vão ficar presos pelo prendedor. Assim que
estiverem selecionados clique no botão Make Group, aparece no quadro a
baixo o novo grupo que criou, com o grupo selecionado fica habilitado o
botão Attach Group to Object como mostra a terceira imagem ao lado,
aparece uma janela com os objetos que estão na cena, selecione o Box
auxiliar e os vértices selecionados são anexados a ele, assim estes
vértices não vão se mover a não ser que o Box auxiliar se mova, já os
demais vértices vão sofrer a ação do plugin simulando tecido, veja que
no quadro Vertex Groups aparece o nome do objeto que o grupo foi
anexado.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes WindTutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Varal01Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Varal02Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Varal03





















Desligue o Sub-Object para voltar aos parâmetros principais do
Cloth Reyes, você pode ver na parte inferior o menu Wind Parameters
como mostra a primeira imagem ao lado, neste menu você pode definir a
força do vento nos eixos X, Y e Z, também pode atribuir em Random um
valor para turbulência, o valor máximo é 4, use valores altos nos eixos
para poder dar o efeito.



Com estes parâmetros de vento configurados, basta clicar no botão Start Calculation para que o Cloth Reyes resolva a animação.



Veja nas 3 imagens ao lado retiradas da animação como o tecido se
move de acordo com o vento sem que os vertices selecionados e anexados
ao Box auxiliar se movam.



É interessante salvar a cena antes de mandar o Cloth Reyes
solucionar a animação, assim se tiver que modificar algum parâmetro
para que o tecido fique como o desejado você pode abrir o arquivo salvo
e continuar de onde estava, uma outra opção seria usar os comandos Hold
e Fetch no menu Edit, eles fazem exatamente isso, o Hold salva a
situação atual e o Fetch restaura essa situação.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Rigid1O
Cloth Reyes não serve só para simular tecidos, pode ser usado para
qualquer tipo de simulação dinâmica com corpos rígidos. Você viu nos
parâmetros da janela Make Fabric a opção de habilitar Rigid Body, isto
faz com que o objeto seja tratado como rigido e não como tecido. Para
ver melhor essa opção vamos fazer um exemplo, crie uma cena como mostra
a imagem ao lado, com um box de piso, uma pequena rampa, uma esfera na
perte superior da rampa e três Box um sobre o outro bem em frente a
rampa, lembre de não deixar que eles se interseccionem, é bom deixar
uma pequena distância entre os objetos da cena.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Rigid2Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Rigid3Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Rigid4















Como nos exemplos anteriores clique em New Scene, aplique o modify
Cloth Reyes 3 na esfera e adicione todos os outros objetos da cena na
simulação com o Add Objects to Scene, lembre de transformar a rampa
criada com Line e Extrude em Editable Mesh para poder coloca-la na
cena.



Com a esfera selecionada clique em Make Fabric e habilite a opção
Rigid Body para ela, o Box de piso e a rampa que não se movem não
precisam de configuração, mas os três Box que a esfera vai colidir
devem ser transformados em Fabric também, selecione um por um e clique
em Make Fabric habilitando a opção Rigid Body para cada um deles.



Com tudo pronto é só clicar em Start Calculation para o Cloth Reyes
solucionar a simulação fazendo a esfera rolar pela rampa e atingir os
três Box a sua frente derrubando-os como mostra as imagens ao lado
retiradas da animação.

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Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Map01Tutorials 3ds Max plug-ins - Cloth Reyes Map02Por
fim eu gostaria de explicar o funcionamento de uma função no mínimo
interessante do Cloth Reyes 3, o Behavior Map, habilitando essa opção
no painel Options da janela Make Fabric você pode aplicar um mapa em
tons de cinza sobre o objeto fazendo com que a deformação e rigidez do
tecido seja atribuida pelos tons do mapa, onde for preto o objeto será
rígido, onde for branco o objeto será totalmente maleável, e os outros
254 tons de cinza definem maleabilidades intermediárias, se está mais
próximo do preto é mais rígido, se está mais próximo do branco é mais
mole, ssim como mostram as imagens ao lado.

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Para terminar veja ao lado uma animação complexa de tecido para roupa de personagem solucionada com o Cloth Reyes.



Andre Luiz Buttignoli Vieira]

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