1 Tutorials 3ds Max leitores - Material translúcido para cortina Seg Jan 24, 2011 8:26 am
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Autor: Mauro Agster - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Bom pessoal, eu vi que tava aparecendo direto umas dúvidas de cortina e achei que um tutzinho iria ajudar. Vamos lá!
O arquivo max tá ai:
Eu usei a cortina modelada no vídeo de maquete da 3d1, tomara que a adm não se importe.
A luz e o render estão setados, os materiais também menos a cortina. Ela tá com o material arch&design nas setagens padrão.
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Daí
eu mudo pro preset Glass solid geometry que já seta umas coisas no
advanced options, mas depois tem que mudar mais um negócio lá.
Primeiro coloco a cor da cortina nos slots de cores, tem que ligar o Translucency!
Depois coloco estes valores ai. Primeiro faz assim e depois dá uma
variada no Translucency e no Transparency pra ver a diferença que dá.
O Glossiness tem que ser baixo pra não ficar transparente e ficar só translúcido!
O Fast interpolate tem que ligar pra não ficar pontilhado e ir mais rápido!
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Ai
que entra no menu Advanced rendering options pra ligar o Back face
culling, o resto ele já setou quando pegou o preset Glass solid
geometry.
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Ai vc dá render pra ver a cortina. Eu não usei photometric pra
também dar certo no max 2009, que deu pau com o meu outro tut da
cozinha.
Mas se der mensagem de unidade quando abrir o arquivo, clica lá pra ficar com as unidades do meu arquivo, se não dá errado.
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Daí vc pode colocar a cor que quiser. Mas tem que usar cor clara igual essas ai.
Se colocar cor escura no Transparency vai mudar a transparência, ai
vai da cortina que ta fazendo. Tem que testar o valor do Transparency
pra ficar certo, se a luz for mais forte também precisa de menos
transparência.
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Se colocar a cor escura só no Diffuse e no Translucency funciona, daí vc regula a transparencia da cortina no Transparency.
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Se baixar o valor da transparência fica assim:
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Se aumentar o valor da transparência fica assim:
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O valor do Translucendy quase não mudou o resultado neste teste.
A primeira imagem tá com 0.1 e a segunda tá com 0.9, quase nem deu diferença.
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Se desligar o Fast interpolate dá esse pontilhado ai, achei até bonito pra cortina, mas em anim ele dá pau, fica se mexendo.
O tempo de render também aumenta bem e pra ficar suave igual o interpolate precisa de muitos glossy samples.
Espero ter ajudado!
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Um amigo postou perguntado como colocar renda na cortina e por isso estou enviando essa continuação.
Eu falei pra ele tirar uma cópia do tecido e colocar na frente pra
fazer o material rendado, mas não dá certo porque um tecido entra no
outro.
Dai eu fiz uma cópia e coloquei o modificador shell, ele faz um
offset da geometria, dai eu apaguei as faces originais e da borda pra
ficar só com as faces da frente, que não entram mais dentro da outra
cortina por causa da distância que o shell deu.
Depois coloquei o mesmo material que já fiz neste tut, mas usei uma
textura de renda no Diffuse e outra no Cutout do arch&design, que
faz o recorte da renda.
Peguei estas texturas aqui na 3d1: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O tempo de render subiu um pouco, ai eu baixei os valores dos
samples no glossines dos dois tecidos, porque nem percebe com essa
renda na frente e ganha tempo.
O resultado foi esse:
O arquivo max tá ai:
]
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Bom pessoal, eu vi que tava aparecendo direto umas dúvidas de cortina e achei que um tutzinho iria ajudar. Vamos lá!
O arquivo max tá ai:
Eu usei a cortina modelada no vídeo de maquete da 3d1, tomara que a adm não se importe.
A luz e o render estão setados, os materiais também menos a cortina. Ela tá com o material arch&design nas setagens padrão.
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Daí
eu mudo pro preset Glass solid geometry que já seta umas coisas no
advanced options, mas depois tem que mudar mais um negócio lá.
Primeiro coloco a cor da cortina nos slots de cores, tem que ligar o Translucency!
Depois coloco estes valores ai. Primeiro faz assim e depois dá uma
variada no Translucency e no Transparency pra ver a diferença que dá.
O Glossiness tem que ser baixo pra não ficar transparente e ficar só translúcido!
O Fast interpolate tem que ligar pra não ficar pontilhado e ir mais rápido!
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Ai
que entra no menu Advanced rendering options pra ligar o Back face
culling, o resto ele já setou quando pegou o preset Glass solid
geometry.
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Ai vc dá render pra ver a cortina. Eu não usei photometric pra
também dar certo no max 2009, que deu pau com o meu outro tut da
cozinha.
Mas se der mensagem de unidade quando abrir o arquivo, clica lá pra ficar com as unidades do meu arquivo, se não dá errado.
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Daí vc pode colocar a cor que quiser. Mas tem que usar cor clara igual essas ai.
Se colocar cor escura no Transparency vai mudar a transparência, ai
vai da cortina que ta fazendo. Tem que testar o valor do Transparency
pra ficar certo, se a luz for mais forte também precisa de menos
transparência.
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Se colocar a cor escura só no Diffuse e no Translucency funciona, daí vc regula a transparencia da cortina no Transparency.
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Se baixar o valor da transparência fica assim:
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Se aumentar o valor da transparência fica assim:
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O valor do Translucendy quase não mudou o resultado neste teste.
A primeira imagem tá com 0.1 e a segunda tá com 0.9, quase nem deu diferença.
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Se desligar o Fast interpolate dá esse pontilhado ai, achei até bonito pra cortina, mas em anim ele dá pau, fica se mexendo.
O tempo de render também aumenta bem e pra ficar suave igual o interpolate precisa de muitos glossy samples.
Espero ter ajudado!
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Um amigo postou perguntado como colocar renda na cortina e por isso estou enviando essa continuação.
Eu falei pra ele tirar uma cópia do tecido e colocar na frente pra
fazer o material rendado, mas não dá certo porque um tecido entra no
outro.
Dai eu fiz uma cópia e coloquei o modificador shell, ele faz um
offset da geometria, dai eu apaguei as faces originais e da borda pra
ficar só com as faces da frente, que não entram mais dentro da outra
cortina por causa da distância que o shell deu.
Depois coloquei o mesmo material que já fiz neste tut, mas usei uma
textura de renda no Diffuse e outra no Cutout do arch&design, que
faz o recorte da renda.
Peguei estas texturas aqui na 3d1: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O tempo de render subiu um pouco, ai eu baixei os valores dos
samples no glossines dos dois tecidos, porque nem percebe com essa
renda na frente e ganha tempo.
O resultado foi esse:
O arquivo max tá ai:
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