1 Tutorials 3ds max leitores - Arredondando cantos em Poly Ter Jan 25, 2011 6:36 am
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Autor: Eduardo Hirano - Colaborador: Filipe Deschamps (CGFaqs)
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Ae
galera, como muita gente tem problemas em ajusta o meshsmooth de acordo
com o objeto em q está sendo modelado, resolvi fazer esse tuto.
1º - Criei um box simples com algumas faces elevadas.
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2º - Apliquei um MeshSmooth com Iterations = 2, ou com um valor
maior que "1", desde que também não passe de 4, se não o objeto vai
ficar muito pesado para manipular na viewport.
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3º
- Clique no sinal de "+" do Lado do MeshSmooth e depois clique em Edge
ou clique no triângulo logo abaixo de "Local Control", em seguida
selecione as Edge conforme mostra a figura abaixo em roxo (clicando e
segurando "Ctrl" para poder fazer uma seleção múltipla, veja que é
importante deixa a Viewport em modo de Wireframe assim para pode
selecionar as Edges que se localizam na parte de baixo (caso não esteja
em Wireframe, basta aperta a tecla de atalho "F3")
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4º
- Altere o "Crease" para o valor "1" (em Vermelho), veja q o resultado
será mostrado de imediato na viewport, o Crease é o que controla o
arrendodamento dos cantos, os valores compreende de zero (totalmente
redondo) até 1 (sem arredondamento).
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5º - Um outra forma de controlar esse arredondamento, seria usando
o Chamfer, para isso voltaremos para o nosso modelo sem o MeshSmooth.
Com o modo Editable Poly abilitado, selecione o modo de edição de Edges e selecione as Edges conforme a figura abaixo.
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6º Clique no quadradinho logo ao lado do Chamfer, abrira uma janela
para você informar o valor do Chamfer, aqui eu coloquei o valor "0,2",
dê OK na janela e depois aplique o MeshSmooth no modelo.
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7º- Aí tá o resultado, para deixar o canto mais próximo de um
angulo reto, é só colocar um valor menor que "0,2" no Chamfer, esse
metodo é bom quando você está mexendo com algum modelo complexo.
]
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galera, como muita gente tem problemas em ajusta o meshsmooth de acordo
com o objeto em q está sendo modelado, resolvi fazer esse tuto.
1º - Criei um box simples com algumas faces elevadas.
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2º - Apliquei um MeshSmooth com Iterations = 2, ou com um valor
maior que "1", desde que também não passe de 4, se não o objeto vai
ficar muito pesado para manipular na viewport.
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3º
- Clique no sinal de "+" do Lado do MeshSmooth e depois clique em Edge
ou clique no triângulo logo abaixo de "Local Control", em seguida
selecione as Edge conforme mostra a figura abaixo em roxo (clicando e
segurando "Ctrl" para poder fazer uma seleção múltipla, veja que é
importante deixa a Viewport em modo de Wireframe assim para pode
selecionar as Edges que se localizam na parte de baixo (caso não esteja
em Wireframe, basta aperta a tecla de atalho "F3")
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4º
- Altere o "Crease" para o valor "1" (em Vermelho), veja q o resultado
será mostrado de imediato na viewport, o Crease é o que controla o
arrendodamento dos cantos, os valores compreende de zero (totalmente
redondo) até 1 (sem arredondamento).
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5º - Um outra forma de controlar esse arredondamento, seria usando
o Chamfer, para isso voltaremos para o nosso modelo sem o MeshSmooth.
Com o modo Editable Poly abilitado, selecione o modo de edição de Edges e selecione as Edges conforme a figura abaixo.
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6º Clique no quadradinho logo ao lado do Chamfer, abrira uma janela
para você informar o valor do Chamfer, aqui eu coloquei o valor "0,2",
dê OK na janela e depois aplique o MeshSmooth no modelo.
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7º- Aí tá o resultado, para deixar o canto mais próximo de um
angulo reto, é só colocar um valor menor que "0,2" no Chamfer, esse
metodo é bom quando você está mexendo com algum modelo complexo.
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