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1 Tutorials 3ds max leitores - V-Ray Sun e V-Ray Sky em Ter Jan 25, 2011 7:04 am

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Tradução: Renato Siqueira "_alguem_" - e-mail/Site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

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Introdução



O VRaySun e o VRaySky são ferramentas especiais que são fornecidas com
o V-Ray renderer. Desenvolvida para trabalharem juntas, o VRaySun e o
VRaySky reproduzem o Sol e o Céu ambiente da Terra da vida real. Ambos
são codificados assim para mudar a aparência de acordo com a direção do
VRaySun.



O V-Ray Sun e o Sky são baseados basicamente no livro "A Practical
Analytic Model for Daylight" de A. J. Preetham, Peter Shirley, Brian
Smits.

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Parâmetros do VRaySun



O VRaySun está localizado no painel Create / Lights / VRay.



Enabled – Liga e Desliga o VraySun.



Turbidity – esse parâmetro
determina a quantidade de poeira no ar e os efeitos de cor do sol e do
céu. Valores menos produzem um céu limpo e azul, enquanto valores altos
tornam o céu amarelo alaranjado, parecendo um fim de tarde de inverno.
Para maiores informações, veja a seção Exemplos.


Ozone - esse parâmetro afeta a
cor da luz do sol. Possui um intervalo de 0.0 a 1.0. Valores menores
tornam a luz do sol amarelada, valores maiores tornam azul. Para
maiores informações, veja a seção Exemplos.


Intensity multiplier – isso é a
intensidade do multiplicado da VRaySun. Veja que o sol é bem brilhante
por padrão, você pode usar esse parâmetro para reduzir esse efeito.
Veja a seção Notas e Exemplos para maiores informações.



Size multiplier – esse
parâmetro controla o tamanho visível do sol. Isso afeta como o sol é
visualizado pela camera e reflexões, assim como o desfoque e sombras do
sol. Para maiores informações, veja a seção Exemplos.


Shadow subdivs – isso controla
o numero de amostras para as áreas de sombra produzidas pelo sol.
Maiores subdivisões produzem areas de sombra com maior qualidade mas o
tempo de render torna-se maior. Para maiores informações, veja a seção
Exemplos.


Shadow bias – move as sombras
em direção ou longe da área de sombra do objeto (ou objetos). Se o
valor do bias for muito baixo, sombras podem "atravessar" lugares que
não deviam, produzindo modelos lustrados ou produzindo áreas escuras
fora da malha do objeto. Se o bias for muito alto, sombras podem
"deslocar-se" através do objeto. Se o valor do bias for muito extremo
em qualquer direção, as sombras não poderiam ser realizadas por
inteiro. Para maiores informações, veja a seção Exemplos.



Photon emit radius – determina
o raio da área, onde os photons serão atingidos. Essa area é
representada por um circulo verde em volta do raio de luz solar. Esse
parâmetro tem efeito quando os photons são usados em soluções de
iuminação global (GI) ou caustics.
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Parâmetros do VRaySky



O VRaySky é usado como um mapa de ambiente, na janela de Environment do
3dsmax, ou no slot Environment na caixa de render do V-Ray e
comporta-se muito parecido como um mapa HDRI como mapa de Environment.
O VRaySky muda a aparência baseado na posição do VRaySun.





Specify Sun node – especifica como o VRaySky vai determinar seus parâmetros:



Off – nessa posição, o VRaySky
vai automaticamente usar os parâmetros do VRaySun na cena. Nesse caso,
nenhum dos outros parâmetros do VRaySky serão acessíveis.



On – você poderá escoler uma
fonte de luz diferente. Isso é recomendado somente se for escolher uma
direct light, pois o vetor de direção é tomado em consideração
computando a aparência do céu. Nesse caso o VRaySun não é mais
controlado pelo VRaySky e os parâmetros do mapa de textura determinam a
aparência final do céu.


Sun node – especifica como a fonte de luz é escolida se o Specify sun node está Habilitado.



Sun turbidity – igual ao Parâmetro do VRaySun



Sun ozone - igual ao Parâmetro do VRaySun



Sun intensity multiplier - igual ao Parâmetro do VRaySun



Sun size multiplier - igual ao Parâmetro do VRaySun

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Notas



Por padrão, o VRaySun e o VRaySky são muito brilhantes. No mundo real,
a radiação solar media é em torno de 1000 W/m² (veja as referências
abaixo). Desde que a imagem produzida no V-Ray seja em W/m²/sr, você
vai obter os valores do RGB produzidos pelo sol e pelo céu de
aproximadamente 200.0-300.0 unidades. Isso é correto do ponto de vista
físico, mas não para a imagem. Você pode usar o Color mapping para
trazer os valores para um intervalo menor (que é a preferência) ou você
pode usar o Sun intensity multiplier para tornar o sol e o céu menos
intenso. Usando a câmera VRayPhysical com valores convenientes irão
produzir um resultado coerente se mudar outros parâmetros.

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Links & Referências



Aqui está uma lista de links e references sobre a interpretação do
V-Ray Sun e Sky, assim como algumas informações gerais sobre iluminação
do Sol.



A.J. Preetham, P. Shirley, B. Smits, "A Practical Analytic Model for Daylight", Siggraph 1999, Computer Grahics Procedings; esse texto inclui exemplos códigos fonte e a base dos plugins VRaySun e VRaySky.



The intensity of solar radiation; esse texto contém informação sobre a intensidade media da radiação solar, assim como valores específicas.



Total Watts emitted by Sun; Solar Irradiance; esses textos contém uma lista exata de radiação solar dentro de uma grande porção de espectro eletromagnético.



Distance from the Earth to the Sun; size of the Sun;
entre outras coisas, esse documento nos dá a distância do Sol à Terra e
os tamanhos do Sol derivado de observações atronômicas.]

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