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1 Tutorials 3ds max leitores - Rig das pernas 2 (Custom Attributes) em Ter Jan 25, 2011 7:22 am

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Autor: Fábio Calciolari Aguiar - e-mail/Site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________________________________________________________________________



Continuação do tutorial "Rig das pernas 1 (Reverse Leg)".





Nessa segunda parte do tutorial vamos trabalhar com o maxscript, todo o
conceito aplicado nesse material, pode ser pesquisado a fundo no help.

O script e uma parte essencial do rigging de um personagem, sendo assim tire o maior proveito possível desse material.



1º Selecione o rectangle que faz parte da cadeia de bones, vá até a pasta modify e aplique o modificador Attribute holder.

_________________________________________________________________________________



2. Vá até a pasta maxscript e click na opção New script

_________________________________________________________________________________



Criando o atributo



Escreva esse script dentro do quadro depois finalize com CTRL+E















New = attributes controle_geral_pe



(

rollout ContR "controle do Pé"



(



spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]





)



)



custattributes.add $.modifiers [1] new




Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.

_________________________________________________________________________________



Redefinindo o atributo 1

Novos Parâmetros rollout



Continuando com o atributo vamos colocar a opção redefine e aplicar
o resto dos atributos. Sendo assim eu deixe em Vermelho tudo que foi
aplicado de novidade e o que está na cor azul manteve-se inalterado.

















New = attributes controle_geral_pe

redefine:new



(

rollout ContR "controle do Pé"



(





spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]

slider controlSL "" range:[-90,90,0]



spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]

slider pesl"" range:[-90,90,0]



spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]

slider pontapesl "" range:[-90,90,0]



spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]

slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]



)



)



custattributes.add $.modifiers [1] new




Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.

_________________________________________________________________________________



Redefinindo o atributo 2

Criando parâmetros para Track View



Atenção:



Sem esse novo parametro fica praticamente impossivel criar o wire parameters entre os bones e o atributo.







New = attributes controle_geral_pe

redefine:new



(

parameters parans rollout:ContR



(

rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)

rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)

ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)

rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)



)



rollout ContR "controle do Pé"



(



spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]

slider controlSL "" range:[-90,90,0]



spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]

slider pesl"" range:[-90,90,0]



spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]

slider pontapesl "" range:[-90,90,0]



spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]

slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]





)



)



custattributes.add $.modifiers [1] new




Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script

_________________________________________________________________________________



Redefinindo o atributo 3

Criando o botão reset all



Vamos criar agora um botão que permite zerar todos o parametros do atributo.

























New = attributes controle_geral_pe

redefine:new





(

parameters parans rollout:ContR



(

rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)

rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)

ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)

rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)



)



rollout ContR "controle do Pé"



(





spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]

slider controlSL "" range:[-90,90,0]



spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]

slider pesl"" range:[-90,90,0]



spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]

slider pontapesl "" range:[-90,90,0]



spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]

slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]





button resetall "Reset All"

)

on resetall pressed do

(

rolagem_pe=0

ponta_pe=0

rot_joelho=0

rot_pe=0





)



)



custattributes.add $.modifiers [1] new




Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script

_________________________________________________________________________________



Redefinindo o atributo 4

Criando grupos de visualização





























New = attributes controle_geral_pe

redefine:new



(

parameters parans rollout:ContR



(

rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)

rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)

ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)

rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)

)



rollout ContR "controle do Pé"



(



group "Rotação do pé"

(

spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]

slider controlSL "" range:[-90,90,0]

)



group "Rolagem completa"



(

spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]

slider pesl"" range:[-90,90,0]



spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]

slider pontapesl "" range:[-90,90,0]

)



group " Rotação do joelho "



(

spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]

slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]

)



group " Resetar chaves "

(

button resetall "Reset All"

)

on resetall pressed do

(

rolagem_pe=0

ponta_pe=0

rot_joelho=0

rot_pe=0



)

)



)



custattributes.add $.modifiers [1] new




Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script



Na próxima parte eu vou explicar como aplicar o Wire Parameters e o Reaction Manager.



Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.]

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