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1 Tutorials 3ds max leitores - Criando madeiras com o mapa Mix em Ter Jan 25, 2011 7:47 am

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Autor: Ramon F. Zancanaro - e-mail/Site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

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Estive
vendo alguns trabalhos de colegas nas galerias por ai a fora e vi que
muitos tem uma séria deficiência na criação de madeira realistas. Como
trabalho com o ramo moveleiro, me aprofundei um pouco na criação de
madeiras e desenvolvi uma uma técnica com mix para cirar variações
interessantes aproveitando o mesmo desenho de fibras para várias cores.

A técnica de criação de textura é genérica, funciona em qualquer
renderizador. A criação do material foi feita no Vray. Vamos la então??

01 - Peguei esta foto na net com boa resolução para servir como base da nossa textura.



Baixe a textura em alta resolução usada neste tutorial.

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02
- No Photoshop, com a ferramenta de corte, selecionei a área que me
interessa da foto para depois fazer a correção e os encaixe.

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03 - Use então a ferramenta Offset que está em Filter > Other
> Offset. Ajuste os valores para que a sua imagem fique com os
cantos mais ou menos no meio como a figura acima.

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04 - Aqui você fará o ajuste das emendas com a ferramenta Healing
Brush Tool . Funciona com um carimbo mas vai auxiliar na correção das
cores. Como pode ver abaixo, uma parte da figura já está corrigida.

É muito importante neste momento saber usar bem a ferramenta para
que as fibras da madeira fiquem com um encaixe legal. Basicamente
segure Alt e clique na fibra parte da fibra que você acha que se
encaixa na emenda. Então pinte normalmente as áreas a serem corrigidas.

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05
- Agora tire a saturação da imagem (Ctrl+Shift+U) e salve o mapa que
vai servir como gloss e bump. Depois aumente o contraste (image >
adjustments > brightness/contrast) para ficar parecido com o segundo
exemplo acima.

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06
- Vamos agora criar o material com nossos mapas. Lembrando que usaremos
o Vray Mtl mas podemos adaptar para outros renderizadores também.

Utilizando a setagem deste tutorial teremos um material com este realismo

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Uma
das características principais da madeira é o fato da não uniformidade
no seu brilho. Para simularmos esta característica, utilizamos um mapa
no canal Refl Glossines.

Perceba neste detalhe que simulei as fibras mais escuras com
brilho mais fosco. Isso acontece devido a porosidade da madeira. Certas
partes absorvem mais vernizes e seladores, por isso ficam com este
aspecto.

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Usaremos então no canal difuse do material um Mix. Em Mix amount colocaremos o mapa que criamos com mais contraste.

Então basta escolher a core para as fibras escuras em color #1 e para as claras em color #2 conforme segue o exemplo:

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Coloque ainda um pouco de reflexo no seu material. Aplique o com menos contraste em bump e Refl glossines.

Para controlar a variação do brilho, ajuste o valor do canal Refl glossines e do reflect também.

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Veja alguns testes



Materiais resultantes da mistura do mapa ao lado com variações de cores.

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Mais Resultados desta técnica com mapas diferentes.



Ramon Zancanaro

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