1 Tutorials 3ds Max leitores - Grama com Displacement no V-Ray Seg Jan 24, 2011 6:43 am
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Autor: Alexandre Longo - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Olá pessoal.
Em agradecimento a ajuda que recebo de toda a galera do Fórum...
resolvi fazer este pequeno tutorial, para fazer uma grama realística
com o plugin V-ray.
Gostaria de explicar... que este tutorial mostra de forma rápida e
intuitiva uma das inúmeras maneiras de fazer uma grama no 3d studio
Max. Eu fiz este tutorial no MAX6... mas acredito que a partir do MAX4.
já é possível acompanhar este tutorial.
Pretendo passar o tutorial com mais imagens e poucas palavras.
1- Crie um plane e uma teapot como mostra ao lado.
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2- Carregue o editor de Material e num slot vazio, caregue um material do Vray deixando os parâmetros conforme figura ao lado.
Aqui está a imagem usada.
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3- Selecione o plane e carrege o moficcador UVW MAP, como mostra a figura ao lado.
NOTA: Estes valores estão configurados para uma maquete em centímetros, pois eu já uso como padrão!!!
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4- Agora carregue o modoficador Vraydisplacementmod.
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5- Nas propriedades do Vraydisplacementmod, deixamos como mostra na figura acima.
Notas:
O parâmetro Amount é o que determina a altura da grama.
O parâmetro Resolution eu costumo deixar como está marcado, pois sempre funciona.
O parâmetro Textmap vc carregará um arquivo bitmap que funcionara
como um mapa de opacidade (ou coisa parecida), onde é necessácio um cor
preta e outra branca para determinar as alturas.
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Perceba que dependento do tipo de mapa carregado aqui vc pode fazer diferentes tipos de acabamento, desde gramas até tapetes!!!!
E aqui temos o resultado do nosso tutorial.
Notas finais:
“TODOS OS NÚMEROS INSERIDO NOS PARÂMETROS MENCIONADOS... TOMAM COMO BASE UMA MAQUETE FEITA EM CENTÍMETROS”
Agora é só testarmos com outros valores que chegaremos nos resultados pretendidos!!!!
Este tutorial é pra ser rápido por isto, se eu deixei passar algo fiquem a vontade pra criticar e melhorá-lo!!!
E um agradecimento especial ao Sandro Medeiros, que é uma pessoa
que compartilha seus conhecimentos e que serve de exemplo pra muitas
pessoas!!!!
Espero ter ajudado
Alexandre Longo]
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Olá pessoal.
Em agradecimento a ajuda que recebo de toda a galera do Fórum...
resolvi fazer este pequeno tutorial, para fazer uma grama realística
com o plugin V-ray.
Gostaria de explicar... que este tutorial mostra de forma rápida e
intuitiva uma das inúmeras maneiras de fazer uma grama no 3d studio
Max. Eu fiz este tutorial no MAX6... mas acredito que a partir do MAX4.
já é possível acompanhar este tutorial.
Pretendo passar o tutorial com mais imagens e poucas palavras.
1- Crie um plane e uma teapot como mostra ao lado.
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2- Carregue o editor de Material e num slot vazio, caregue um material do Vray deixando os parâmetros conforme figura ao lado.
Aqui está a imagem usada.
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3- Selecione o plane e carrege o moficcador UVW MAP, como mostra a figura ao lado.
NOTA: Estes valores estão configurados para uma maquete em centímetros, pois eu já uso como padrão!!!
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4- Agora carregue o modoficador Vraydisplacementmod.
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5- Nas propriedades do Vraydisplacementmod, deixamos como mostra na figura acima.
Notas:
O parâmetro Amount é o que determina a altura da grama.
O parâmetro Resolution eu costumo deixar como está marcado, pois sempre funciona.
O parâmetro Textmap vc carregará um arquivo bitmap que funcionara
como um mapa de opacidade (ou coisa parecida), onde é necessácio um cor
preta e outra branca para determinar as alturas.
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Perceba que dependento do tipo de mapa carregado aqui vc pode fazer diferentes tipos de acabamento, desde gramas até tapetes!!!!
E aqui temos o resultado do nosso tutorial.
Notas finais:
“TODOS OS NÚMEROS INSERIDO NOS PARÂMETROS MENCIONADOS... TOMAM COMO BASE UMA MAQUETE FEITA EM CENTÍMETROS”
Agora é só testarmos com outros valores que chegaremos nos resultados pretendidos!!!!
Este tutorial é pra ser rápido por isto, se eu deixei passar algo fiquem a vontade pra criticar e melhorá-lo!!!
E um agradecimento especial ao Sandro Medeiros, que é uma pessoa
que compartilha seus conhecimentos e que serve de exemplo pra muitas
pessoas!!!!
Espero ter ajudado
Alexandre Longo]