1 Tutorials 3ds Max leitores - V-Ray Render plug-in - Ambiente HDRI Seg Jan 24, 2011 6:57 am
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Autor: Leonardo Tavares - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Pessoal, aqui vou deixar umas poucas dicas para usar hdri no V-Ray.
Só lembrando, isso é pra quem já usa o V-Ray, então não estou
explicando com fazer o setup de GI, nem materiais, nem nada além do
Hdri.
1- Crie a sua cena, de preferência uma com poucos poligonos para o
render ser rápido, facilitando os testes, e coloque um material nos
objetos.
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2 - Depois escolha o V-Ray como render e desabilite a opção Default Lights no painel Global Switches.
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3 - Na janela de render encontre o painel Environment e habilite a opção GI Environment.
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4 - Clique no Slot vazio e escolha o mapa VRayHDRI na janela do Material/Map Browser, o nome do mapa aparece no Slot.
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5
- Caso tenha objetos reflexivos ou refratários na cena, copie o mapa
como instância para o Slot vazio da opção Reflecion/Refraction, deve
habilita-la antes para aceitar.
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6
- Arraste o mapa VRayHDRI para cima de um Slot no editor de materiais.
Assim vai ter acesso aos seus parâmetros para fazer modificações na
posição e tipo de mapeamento. Configure os parâmetros do HDRI de acordo
com a sua imagem, primeiro escolha o tipo de mapeamento, no hdri que
usei o mapeamento foi Spherical, mas isso vai variar de imagem para
imagem.
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7
- Uma outra dica é baixar o multipler do GI Environment para evitar o
excesso de Color Bleeding. Depois é só habilitar o GI e configurar a
qualidade.
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8
- Agora é só renderizar e ver o resultado, pode alterar a iluminação
modificando a posição do HDRI no editor de materiais. Lembre-se que se
quiser que o HDRI apareça no background terá que aplica-lo tambem no
Environment do Max.
Leonardo Tavares]
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Pessoal, aqui vou deixar umas poucas dicas para usar hdri no V-Ray.
Só lembrando, isso é pra quem já usa o V-Ray, então não estou
explicando com fazer o setup de GI, nem materiais, nem nada além do
Hdri.
1- Crie a sua cena, de preferência uma com poucos poligonos para o
render ser rápido, facilitando os testes, e coloque um material nos
objetos.
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2 - Depois escolha o V-Ray como render e desabilite a opção Default Lights no painel Global Switches.
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3 - Na janela de render encontre o painel Environment e habilite a opção GI Environment.
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4 - Clique no Slot vazio e escolha o mapa VRayHDRI na janela do Material/Map Browser, o nome do mapa aparece no Slot.
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- Caso tenha objetos reflexivos ou refratários na cena, copie o mapa
como instância para o Slot vazio da opção Reflecion/Refraction, deve
habilita-la antes para aceitar.
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- Arraste o mapa VRayHDRI para cima de um Slot no editor de materiais.
Assim vai ter acesso aos seus parâmetros para fazer modificações na
posição e tipo de mapeamento. Configure os parâmetros do HDRI de acordo
com a sua imagem, primeiro escolha o tipo de mapeamento, no hdri que
usei o mapeamento foi Spherical, mas isso vai variar de imagem para
imagem.
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- Uma outra dica é baixar o multipler do GI Environment para evitar o
excesso de Color Bleeding. Depois é só habilitar o GI e configurar a
qualidade.
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- Agora é só renderizar e ver o resultado, pode alterar a iluminação
modificando a posição do HDRI no editor de materiais. Lembre-se que se
quiser que o HDRI apareça no background terá que aplica-lo tambem no
Environment do Max.
Leonardo Tavares]