1 Tutorials 3ds Max leitores - Criação de madeira Seg Jan 24, 2011 8:30 am
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Autor: Ramon F. Zancanaro - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Olá pessoal, estou escrevendo meu segundo tutorial sobre madeiras demonstrando
algumas técnicas mais avançadas para reprodução de veios e cores com
variações para serem utilizados no canal difuse do seu editor de
materiais. Cheguei a resultados muito interessantes e de uso
profissional e gostaria de compartilhar. Lembrando que é necessário ter
lido o tutorial antigo que escrevi sobre madeiras com mix. Vamos la
então pessoal.
Tonalidades extra
Analisando o tutorial anterior, vemos que utilizamos apenas um mix
com 2 cores, sendo um para os veios claros e outra para os veios
escuros. Obviamente teremos uma variação gradiente entre o tom mais
claro do veio para o tom mais escuro. Essa gradiencia deve-se a
variação do tom de cinza utilizado no mapa do canal de mistura.
Porém, em uma rápida análise a algumas madeiras acabadas, vemos que
elas possuem variações de tonalidade que vão um pouco além das que
nossa técnica anterior nos possibilita criar. Veja os exemplos.
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Vemos ai a variação de tonalidades que os veios possuem. Com
certeza seria impossível traduzir isso em uma composição simples com
mix e duas cores. Para conseguir um resultado satisfatório precisaremos
utilizar uma combinação de mix interligados a um mapa principal de
mistura e o principio é muito simples.
Criaremos um mapa para servir como misturador geral, ele terá a função
de diferenciar as duas tonalidades de veios utilizados em nossa
madeira. Então criaremos um mix tendo como mapa de mistura este
misturador geral e dentro de cada cor, teremos outros mapas de mix com
o veio desejado apenas variando as tonalidades. Veja passo a passo a
criação deste mapa:
01 - Abra a textura do veio para mix já preparada para uso no
Photoshop. Crie um layer novo sobre a textura e pegue o brush na cor
preta.
Pinte agora as áreas onde o veio deve ficar diferenciado, isto é,
os nuances de outra tonalidade da madeira conforme figura abaixo. É
importante fazer uma análise na madeira real para tentar reproduzir
estes nuances nas areas corretas.
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02 - Agora basta utilizar um offset para fazer a correção das áreas
pintadas pois elas também não estão com encaixe perfeito. Para isso use
offset com um valor de aproximadamente 1000 na horizontal e na
vertical. Depois de corrigido, use um offset com o mesmo valor só que
negativo para o mapa voltar a posição correta.
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03 - Crie um layer todo branco entre seu mapa de madeira e sua pintura em preto. Pronto, basta salvar o mapa.
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04 -Agora no material editor do max
- Criaremos um mix e usaremos este mapa que criamos em mix amount. Chamaremos este mix de “Mix Geral”.
- Onde anteriormente utilizamos as tonalidades, agora colocaremos mais um mix, clicando em none ao lado do slot da cor.
- Dentro deste segundo mix, colocaremos o nosso mapa de madeira e
selecionaremos as tonalidades normalmente como no tutorial anterior.
Chamaremos este mix de “Mix Claro”
- Volte ao “Mix Geral” e copie o “Mix Claro” para o canal abaixo e
renomeie para “Mix Escuro” Altere o tom deste mix para obter as
diferenças nas tonalidades.
Abaixo o resultado de nosso teste e o diagrama completo dos mapas.
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Abaixo
temos ilustrado em forma de diagrama mostrando a composição no material
no editor do da madeira. Veja na imagem ao lado como ficam nítidas as
diferenças entre tons na madeira.
Isto é muito comum e usual para madeiras duras (hardwood), ao contrário
das pinturas por impressão, mdf BP e outras técnicas q normalmente
utilizam apenas duas cores.
A necessidade de criação de uma técnica que representasse com
mobilidade e realismo esse tipo de madeira surgiu por exigência de um
cliente que tem como alvo o mercado americano de móveis em madeira
maciça.
Tenho a acrescentar profissionalmente que grandes problemas
necessitam de grandes soluções e geram grandes aprendizados, como os
que hoje compartilho aqui.
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Veios, sub-veios e tons
Dando seqüência aos estudos sobre madeiras ainda temos mais uma
técnica que desenvolvi para representar as micro fibras alem das
variações de tonalidade explicados no tutorial anterior.
Uma das madeiras mais difíceis de serem representadas chama-se
Teca, pois e ela possui características um tanto quanto complexas. Ela
possui veios grandes, pequenos veios que acompanham estes veios grandes
e ainda variações de tonalidades muito nítidas. Vamos construir o
difuse desta madeira com técnicas de mix.
01 - Preparemos os mapas primeiramente conforme ja apresentados anteriormente sendo
- a) nuances mapa que vai criar a diferença principal de tonalidades (pintado de forma muito simples no Photoshop )
- b) veios mapa de uma madeira com veios verticais bem marcados e
sequenciados, com as emendas corrigidas conforme primeiro tutorial.
- c) sub-veios mapa de veios pequenos, homogêneos e salpicados.
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02 - Agora usaremos os mix.
- Primeiramente criaremos um mix no canal difuse do material tendo
em mix amount o mapa de nuances (a). Chamaremos este mix de “Mix Geral”
- Dentro de Color 1 colocaremos outro mix e que chamaremos de “Veios Principais” e neste usaremos o mapa de veios (b)
- Iremos colocar no Color 1 do mix “Veios Principais” mais um mix
tendo como misturador o mapa de sub-veios (c). Este chamaremos de
“veios secundários” Chegou a hora de definir as cores dos veios.
Imagine que estas cores são das micro fibras de um dos veios de um dos
nuances.
Este mapa de sub veios pode ser usado de forma mais repetitiva
ajustando o tiles para definir o tamanho das pequenas fibras em relação
aos veios maiores. Sendo assim teremos por hora o seguinte esquema:
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- Conforme a figura acima, depois de prontos os mix, podemos
arrastar para o slot correspondentes, o veio secundário (1). Neste
momento devemos alterar as cores deste novo mapa copiado conforme a
necessidade do veio principal.
- Logo após, podemos copiar o Mix “Veios Principais” para o segundo
slot do”Mix Geral” Agora alteraremos as cores de ambos os veios
secundários desta nova cópia para que gere a diferença de tonalidade
nos nuances.
Ps.: Para ilustrar esta composição, refiz o gráfico acima depois das cópias e alterações de cores.
Obviamente estas cores não são as usuais. Mais a frente coloquei um exemplo real com os mapas mostrados anteriormente.
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Veremos agora um exemplo real criado com os mapas apresentados
anteriormente. O resultado do nosso teste deve ser igual a imagem
abaixo. Coloquei a disposição os mapas utilizados para download nos
links:
Baixe as texturas em alta resolução usadas neste tutorial.
Agradeço a todos pela atenção e espero que tenha sido de bom proveito.
Assim que possível estarei escrevendo novas técnicas que estou elaborando para reprodução de outrostipos de madeira.
Bons estudos a todos e até a próxima.]
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Olá pessoal, estou escrevendo meu segundo tutorial sobre madeiras demonstrando
algumas técnicas mais avançadas para reprodução de veios e cores com
variações para serem utilizados no canal difuse do seu editor de
materiais. Cheguei a resultados muito interessantes e de uso
profissional e gostaria de compartilhar. Lembrando que é necessário ter
lido o tutorial antigo que escrevi sobre madeiras com mix. Vamos la
então pessoal.
Tonalidades extra
Analisando o tutorial anterior, vemos que utilizamos apenas um mix
com 2 cores, sendo um para os veios claros e outra para os veios
escuros. Obviamente teremos uma variação gradiente entre o tom mais
claro do veio para o tom mais escuro. Essa gradiencia deve-se a
variação do tom de cinza utilizado no mapa do canal de mistura.
Porém, em uma rápida análise a algumas madeiras acabadas, vemos que
elas possuem variações de tonalidade que vão um pouco além das que
nossa técnica anterior nos possibilita criar. Veja os exemplos.
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Vemos ai a variação de tonalidades que os veios possuem. Com
certeza seria impossível traduzir isso em uma composição simples com
mix e duas cores. Para conseguir um resultado satisfatório precisaremos
utilizar uma combinação de mix interligados a um mapa principal de
mistura e o principio é muito simples.
Criaremos um mapa para servir como misturador geral, ele terá a função
de diferenciar as duas tonalidades de veios utilizados em nossa
madeira. Então criaremos um mix tendo como mapa de mistura este
misturador geral e dentro de cada cor, teremos outros mapas de mix com
o veio desejado apenas variando as tonalidades. Veja passo a passo a
criação deste mapa:
01 - Abra a textura do veio para mix já preparada para uso no
Photoshop. Crie um layer novo sobre a textura e pegue o brush na cor
preta.
Pinte agora as áreas onde o veio deve ficar diferenciado, isto é,
os nuances de outra tonalidade da madeira conforme figura abaixo. É
importante fazer uma análise na madeira real para tentar reproduzir
estes nuances nas areas corretas.
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02 - Agora basta utilizar um offset para fazer a correção das áreas
pintadas pois elas também não estão com encaixe perfeito. Para isso use
offset com um valor de aproximadamente 1000 na horizontal e na
vertical. Depois de corrigido, use um offset com o mesmo valor só que
negativo para o mapa voltar a posição correta.
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03 - Crie um layer todo branco entre seu mapa de madeira e sua pintura em preto. Pronto, basta salvar o mapa.
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04 -Agora no material editor do max
- Criaremos um mix e usaremos este mapa que criamos em mix amount. Chamaremos este mix de “Mix Geral”.
- Onde anteriormente utilizamos as tonalidades, agora colocaremos mais um mix, clicando em none ao lado do slot da cor.
- Dentro deste segundo mix, colocaremos o nosso mapa de madeira e
selecionaremos as tonalidades normalmente como no tutorial anterior.
Chamaremos este mix de “Mix Claro”
- Volte ao “Mix Geral” e copie o “Mix Claro” para o canal abaixo e
renomeie para “Mix Escuro” Altere o tom deste mix para obter as
diferenças nas tonalidades.
Abaixo o resultado de nosso teste e o diagrama completo dos mapas.
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Abaixo
temos ilustrado em forma de diagrama mostrando a composição no material
no editor do da madeira. Veja na imagem ao lado como ficam nítidas as
diferenças entre tons na madeira.
Isto é muito comum e usual para madeiras duras (hardwood), ao contrário
das pinturas por impressão, mdf BP e outras técnicas q normalmente
utilizam apenas duas cores.
A necessidade de criação de uma técnica que representasse com
mobilidade e realismo esse tipo de madeira surgiu por exigência de um
cliente que tem como alvo o mercado americano de móveis em madeira
maciça.
Tenho a acrescentar profissionalmente que grandes problemas
necessitam de grandes soluções e geram grandes aprendizados, como os
que hoje compartilho aqui.
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Veios, sub-veios e tons
Dando seqüência aos estudos sobre madeiras ainda temos mais uma
técnica que desenvolvi para representar as micro fibras alem das
variações de tonalidade explicados no tutorial anterior.
Uma das madeiras mais difíceis de serem representadas chama-se
Teca, pois e ela possui características um tanto quanto complexas. Ela
possui veios grandes, pequenos veios que acompanham estes veios grandes
e ainda variações de tonalidades muito nítidas. Vamos construir o
difuse desta madeira com técnicas de mix.
01 - Preparemos os mapas primeiramente conforme ja apresentados anteriormente sendo
- a) nuances mapa que vai criar a diferença principal de tonalidades (pintado de forma muito simples no Photoshop )
- b) veios mapa de uma madeira com veios verticais bem marcados e
sequenciados, com as emendas corrigidas conforme primeiro tutorial.
- c) sub-veios mapa de veios pequenos, homogêneos e salpicados.
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02 - Agora usaremos os mix.
- Primeiramente criaremos um mix no canal difuse do material tendo
em mix amount o mapa de nuances (a). Chamaremos este mix de “Mix Geral”
- Dentro de Color 1 colocaremos outro mix e que chamaremos de “Veios Principais” e neste usaremos o mapa de veios (b)
- Iremos colocar no Color 1 do mix “Veios Principais” mais um mix
tendo como misturador o mapa de sub-veios (c). Este chamaremos de
“veios secundários” Chegou a hora de definir as cores dos veios.
Imagine que estas cores são das micro fibras de um dos veios de um dos
nuances.
Este mapa de sub veios pode ser usado de forma mais repetitiva
ajustando o tiles para definir o tamanho das pequenas fibras em relação
aos veios maiores. Sendo assim teremos por hora o seguinte esquema:
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- Conforme a figura acima, depois de prontos os mix, podemos
arrastar para o slot correspondentes, o veio secundário (1). Neste
momento devemos alterar as cores deste novo mapa copiado conforme a
necessidade do veio principal.
- Logo após, podemos copiar o Mix “Veios Principais” para o segundo
slot do”Mix Geral” Agora alteraremos as cores de ambos os veios
secundários desta nova cópia para que gere a diferença de tonalidade
nos nuances.
Ps.: Para ilustrar esta composição, refiz o gráfico acima depois das cópias e alterações de cores.
Obviamente estas cores não são as usuais. Mais a frente coloquei um exemplo real com os mapas mostrados anteriormente.
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Veremos agora um exemplo real criado com os mapas apresentados
anteriormente. O resultado do nosso teste deve ser igual a imagem
abaixo. Coloquei a disposição os mapas utilizados para download nos
links:
Baixe as texturas em alta resolução usadas neste tutorial.
Agradeço a todos pela atenção e espero que tenha sido de bom proveito.
Assim que possível estarei escrevendo novas técnicas que estou elaborando para reprodução de outrostipos de madeira.
Bons estudos a todos e até a próxima.]