1 Tutorials 3ds max leitores - Como desenvelopar e usar imagens HDR Ter Jan 25, 2011 6:44 am
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Autor: Filipe M. Deschamps - email: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Utilizar imagens HDR no 3ds max é um processo bastante simples a partir do momento que você já possui a imagem preparada.
Caso esteja começando do zero e não possui nenhum arquivo .HDR para testar, entre neste website: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para este tutorial, utilize a imagem "kitchen_probe.hdr". Veja ao lado ela no formato original.
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Você
precisará "abrir" esta esfera utilizando um mapeamento
"Latitude/Longitude" e isto você fará com o programa HDR Shop que pode
ser baixado gratuitamente no endereço [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A primeira versão deste programa é gratuita e é a versão que iremos utilizar.
Após baixá-lo, abra o arquivo kitchen_probe.hdr.
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Abra o menu Image > Panorama > Panoramic Transformations. É nesta janela que a esfera será aberta.
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Altere o formato da transformação para Latitude/Longitude.
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Ao clicar em OK, uma nova imagem irá se abrir, desta vez no formato panorâmico e pronto para ser utilizado.
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Você deve salvar esta imagem no formato .HDR. Para isto acesse o menu File > Save As e clique no botão Radiance format.
Com o 3ds max aberto, crie uma simples esfera no meio do cenário.
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Nesta esfera, aplique um material Raytrace com a opção Fresnel habilitada. Esta opção irá reproduzir um material reflexivo.
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Pelo menu Rendering > Environment aplique um mapa Bitmap ao canal Environment Map.
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Abra agora a imagem HDR transformada e a janela ao lado irá aparecer.
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Na
coluna White Point, aumente o segundo parâmetro até que os pixels de
cor rosa sumam em sua maioria. Neste exemplo, foi necessário aumentar o
parâmetro para 150.
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Clique
e arraste este mapa para o Material Editor e escolha a opção Instance
da janela que aparecer. Com isto, você poderá editar o mapa aplicado ao
Environment pelo Material Editor.
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Altere o Mapping para Spherical Environment.
Caso você renderize neste momento, a imagem HDR estará bem escura e
o efeito não irá aparecer. Para solucionar isto, você deverá aumentar a
potência dela.
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Ainda
no Material Editor, abra o submenu Output e aumente o parâmetro RGB
Level. Geralmente o valor atribuido aqui será o mesmo do atribuido no
segundo parâmetro do White Point. Porém você poderá alterar como
desejar, até que fique satisfeito com a intensidade.
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Renderizando a imagem, teremos este resultado.
Você pode baixar diversas imagens HDR já desenvelopadas na seção Texturas>HDRI aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]]
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Utilizar imagens HDR no 3ds max é um processo bastante simples a partir do momento que você já possui a imagem preparada.
Caso esteja começando do zero e não possui nenhum arquivo .HDR para testar, entre neste website: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para este tutorial, utilize a imagem "kitchen_probe.hdr". Veja ao lado ela no formato original.
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Você
precisará "abrir" esta esfera utilizando um mapeamento
"Latitude/Longitude" e isto você fará com o programa HDR Shop que pode
ser baixado gratuitamente no endereço [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A primeira versão deste programa é gratuita e é a versão que iremos utilizar.
Após baixá-lo, abra o arquivo kitchen_probe.hdr.
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Abra o menu Image > Panorama > Panoramic Transformations. É nesta janela que a esfera será aberta.
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Altere o formato da transformação para Latitude/Longitude.
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Ao clicar em OK, uma nova imagem irá se abrir, desta vez no formato panorâmico e pronto para ser utilizado.
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Você deve salvar esta imagem no formato .HDR. Para isto acesse o menu File > Save As e clique no botão Radiance format.
Com o 3ds max aberto, crie uma simples esfera no meio do cenário.
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Nesta esfera, aplique um material Raytrace com a opção Fresnel habilitada. Esta opção irá reproduzir um material reflexivo.
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Pelo menu Rendering > Environment aplique um mapa Bitmap ao canal Environment Map.
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Abra agora a imagem HDR transformada e a janela ao lado irá aparecer.
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Na
coluna White Point, aumente o segundo parâmetro até que os pixels de
cor rosa sumam em sua maioria. Neste exemplo, foi necessário aumentar o
parâmetro para 150.
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Clique
e arraste este mapa para o Material Editor e escolha a opção Instance
da janela que aparecer. Com isto, você poderá editar o mapa aplicado ao
Environment pelo Material Editor.
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Altere o Mapping para Spherical Environment.
Caso você renderize neste momento, a imagem HDR estará bem escura e
o efeito não irá aparecer. Para solucionar isto, você deverá aumentar a
potência dela.
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Ainda
no Material Editor, abra o submenu Output e aumente o parâmetro RGB
Level. Geralmente o valor atribuido aqui será o mesmo do atribuido no
segundo parâmetro do White Point. Porém você poderá alterar como
desejar, até que fique satisfeito com a intensidade.
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Renderizando a imagem, teremos este resultado.
Você pode baixar diversas imagens HDR já desenvelopadas na seção Texturas>HDRI aqui no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]]