1 Tutorials 3ds max leitores - Backburner e Net Render (Render em Rede) Ter Jan 25, 2011 6:45 am
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<table bgcolor="#333333" border="0" cellpadding="2" cellspacing="1" width="100%"><tr><td valign="top" width="95%"> <table class="forumline" border="0" cellpadding="2" cellspacing="1" width="100%"><tr><td class="row5" align="left"> <table class="forumline" align="center" border="0" cellpadding="2" cellspacing="1" width="100%"><tr bgcolor="#414141"><td class="row8">Autor: Cristiano Moreira Laender - Colaborador: Filipe Deschamps (CGFaqs) _________________________________________________________________________________ Introdução Bom, como sempre aprendi (e muito) com os vários e infindáveis tutoriais que a galera sempre disponibiliza, já estava achando que eu era um aproveitador. Por isso resolvi escrever um tutorial sobre um tema que aprendi um pouco que na marra mas que acho que pode ajudar algumas pessoas. Pra comecar gostaria de explicar um pouco sobre esse processo. Pelo que aprendi, o 3ds max oferecia esse recurso apenas para renderizações de animações, aonde cada frame era distribuido ao longo dos computadores na rede (que a partir de agora chamaremos de SERVERS). Ou seja, renderizações para um único frame não era possivel. Pelo que eu saiba, o 3ds max já oferece os Plug-Ins para o net-render de um único frame a partir da versão 6 (me corrijam se eu estiver errado). Sei que tem um plug-in de terceiros que faz essa função para o 3ds max 5, mas não sei como funciona. Entao vamos lá. Primeiramente as denominações e configurações iniciais: - Computador base (o que vai administrar tudo) = MANAGER - Computadores remotos (os escravos) = SERVERS - Rede = LAN (Local Area Network ou rede local do escritório ou casa com dois ou mais computadores conectados entre si) - TCP/IP = protocolo que vamos trabalhar uma vez que estamos configurando para uma LAN. Para configurar pela internet já fica um pouco mais complicado e acho que quem gostaria de fazê-lo vai saber muito bem como (tem que conhecer os numeros IPs remotos etc.) Primeiramente devemos ter o 3ds max instalado em todas as máquinas. Segundo a Discreet, não é necessario que as copias sejam originais, apenas, claro, a copia da maquina que ira administrar o render farm (nome para o conjunto de máquinas trabalhando em uma renderizacao em rede). Segundo: se você for usar algum plug-in de render (leia-se vray ou qualquer outro) deve instalá-lo também em todas as máquinas. Aqui temos uma boa vantagem (segundo o HELP do 3ds max) do engine de net-render do programa que é aceitar qualquer plug-in de terceiros na hora de renderizar em rede. Terceiro: sua rede deve estar configurada e funcionando. Nesse momento será necessário que a pasta a ser utilizada para os arquivos do 3ds max e texturas (tanto o arquivo original quanto o arquivo a ser salvo - a imagem renderizada) deva estar mapeada. Para isso compartilhe o HD dessas pastas e depois vá em cada SERVER, abra uma janela normal do windows explorer e, em ferramentas (ou settings) va em mapear unidade de rede, ache na rede o HD com a pasta no computador MANAGER e clique OK. Faça isso para cada pasta a ser utilizada no processo de render (como eu disse, as de textura, do arquivo original e da imagem a ser salva). Quarto: o item terceiro é muito importanto pois nos dará o path necessario para que o Max reconheça cada SERVER na hora do render. _________________________________________________________________________________ Bom, agora vamos as configuracoes dos plug-ins. Na máquina que funcionará como MANAGER, vá em executar > programas > discreet > backburner2 > manager Uma tela como essa vai aparecer (com a opção de edit > general settings nessa imagem. Deixa como esta. _________________________________________________________________________________ Agora vá em executar > programas > discreet > backburner2 > server e abra o server para essa máquina (se você quiser usá-la como parte do render). Uma tela como essa aparecerá. Veja se a configuração da máscara de rede esta OK (se você não tiver certeza vá em paineis de controle > configurações de rede > conexão local > protocolo TCP/IP > propriedades e veja qual é o numero de sub-net mask). Clique OK. Abra o server em todas as outras máquinas que funcionarão como SERVERS. IMPORTANTÍSSIMO _________________________________________________________________________________ Por último vamos abrir o Net-Render MONITOR que irá monitora todos nossos JOBS (renders). Repita o caminho anterior e abra o MONITOR agora. Uma tela como essa aparecerá. Note que já aparecem os SERVERS disponiveis. _________________________________________________________________________________ Podemos agora abrir o 3ds max. Abra a cena a ser renderizada e defina os padrões de render. Agora defina o caminho e o tipo de imagem a ser salva. Nessa hora é importante que você especifique o caminho daquele HD mapeado. Olhe a imagem de exemplo. Note que o caminho da imagem a ser salva é PC2Documentos D3.jpg, aonde PC2 é a maquina MANAGER e Documentos 2 é o HD mapeado. Essa nomeclatura deve ser seguida lembrando-se que o nome dos HDs a serem mapeados não podem começar com numeral. _________________________________________________________________________________ Depois clique na opção net render e logo em seguida render. _________________________________________________________________________________ Essa tela abrirá. Note a direita os SERVERS listados e os jobs definidos (no momento não há nenhum pois é a primeira vez que você está fazendo). Em 2 você coloca o nome do JOB. Em 3 habilite a opção split scan line e logo depois clique em define. Aqui você dirá ao 3ds max como você quer dividir o render. Você tem duas opções: por pixels ou por porcentagem. _________________________________________________________________________________ Nesse exemplo estamos renderizando uma imagem a 320x240 e optei em dividi-la em 10 partes de 24 pixels (conta-se a divisão pela altura da imagem) ou 10% cada. Assim, quando tudo estiver pronto, o MONITOR nos dirá que, para esse JOB temos dez partes esperando para serem renderizadas. Numa explicação rápida, se você tem 5 SERVER, o MANAGER irá mandar 2 partes para cada um, juntando tudo no final e formando a imagem (isso na teoria, claro que vai depender da velocidade de render de cada SERVER). A última opção dessa tela é a sobreposição e ela serve se caso você comecar a reparar que a junção de cada parte está com defeito você aumenta o número da sobreposição para "arrumar" esse defeito. _________________________________________________________________________________ Por último clique em submit. Demora um pouco para que o MANAGER configure todo o processo, mas depois de pronto va em MONITOR e veja seu JOB na fila pronto para iniciar. Por último devo dizer que esse processo vale também para que você possa definir varios JOBS de uma vez, abrir o MONITOR e deixar os computadores trabalhando a noite toda. E isso tudo sem precisar abrir o 3ds max na hora de renderizar. Vá definindo cada cena e criando um JOB. No final do dia feche o Max (para salvar memoria) abra o MONITOR e mande executar os JOBs que estão na fila. Pronto. O único problema que acho que existe é quanto a configurações avançadas e que afetam renders muito longos. Se alguém puder me dar uma luz nesse ponto. Acho que para renders que demoram muito o MONITOR acusa um time-out error. Isso seria resolvido em configurações avançadas do net-render aumentando o tempo em minutos para que o MONITOR possa renderizar cada cena, mas ainda não tive a oportunidade de testar. Só posso dizer que todos meus renders de alta resolução em fila que deixei o MONITOR fazendo deram time-out. Mas para os renders normais não tem problema, essas configuracoes funcionam que é uma maravilha Fica aqui um pedido para quem puder resolver o problema dos renders longos.</td></tr></table> </td><td class="row5" align="left"> </td></tr></table> </td> </tr> </table> | |