Link:INB Home|INB English| INB русский язык|INB العربية|INB Türkiye|INB فارسی|INB Español|INB Français|INB Português|INB Deutsch|INB 國語|INB 中文|INB 日本语|INB 한국어|INB ภาษาไทย|INB tiếng Việt||Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum

BEM - vindo a indústria nativa e boffin) Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito boffin VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

《《《《《《《上一页INBforum   Ir para baixo

上一页INBforum》》》》》》》Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Empty Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Qui Jan 20, 2011 8:53 am

Admin

Admin
Admin
DescriçãoVamos dar continuidade à criação do nosso personagem. Nesta edição, vamos criar as mãos e pés do personagem, juntar as partes do corpo e prepará-lo para a criação das texturas.
Enviado por

Veja como Criar as Mãos e os Pés do Macaco Feito em Maya

Vamos dar continuidade à criação do nosso personagem. Nesta edição, vamos criar as mãos e pés do personagem, juntar as partes do corpo e prepará-lo para a criação das texturas.

Para a modelagem das mãos e pés usaremos as mesmas ferramentas que utilizamos para criar o corpo e a cabeça e mais duas outras que irão auxiliar na parte da junção das partes do corpo. O importante nesse tutorial está nas indicações de onde colocar detalhes nas articulações e nos processos e as ferramentas que agilizam a modelagem do personagem. O tempo estimado para essa criação é algo em torno de 3 horas.

Vamos começar modelando os pés, crie um cubo em polígono (Create/Polygon Primitives/Cube) com 8X4X4X divisões (Figura 00). Agora acesse o modo de vértices (F9) e deixe o pé como na figura 01. Quando necessário crie novas faces extrudando as faces existentes (edit polygon/extrude faces) ou dividindo as faces existentes (edit polygon/split polygon tool). Vá ajustando os vértices e criando novas faces até que consiga fazer a parte principal do pé (Figura 02).

Para criar um dedo, utilize um outro cubo em polígono com 12X2X2 divisões (Figura 03). Mais uma vez vamos brincar com os vértices para chegar ao resultado da figura 4. Para fazer as unhas vamos utilizar um truque, selecione as quatro faces da ponta do dedo que estão onde será a unha (Figura 05). Extrude as faces e somente as escale para que fiquem um pouco menores que as originais (Figura 06), agora extrude novamente e ajuste as novas faces (sempre utilizando o manipulador que aparece quando criamos o extrude faces) de modo que fiquem mais estreitas e ao mesmo tempo mais longas que as anteriores (Figura 07). Termine de ajustar os vértices e faça um teste aplicando um smooth (Edit Polygon/Smooth) para verificar se a forma da unha está boa (Figura 08). Dê undo até que o modelo do dedo volte ao estágio anterior ao smooth. Duplique esse dedo (Edit/Duplicate ou Shift + D) mais quatro vezes e faça os devidos ajustes para cada dedo (na vida real os dedos não são totalmente iguais, portanto reproduza essas diferenças e imperfeições no virtual para que ele pareça mais convincente) (Figura 09 e 09b).

Agora juntam-se os dedos à parte principal do pé. Selecione os seis objetos e aplique o comando Polygon/Combine para fazer com que todos eles sejam parte de apenas um objeto poligonal, mas ainda com buracos entre suas partes (Figura 10). Para fechar esses buracos utilizaremos a ferramenta edit polygon/merge edgde tool e clicaremos sobre uma edge de um dos lados do buraco (Figura 11) para depois clicar no edge correspondente do outro lado do buraco (Figura 12), clique mais uma vez fora da área do modelo para completar a emenda dos lados. Repita esse procedimento até que tenha todos os dedos conectados à parte principal do pé. Não se esqueça de que alguns edges dos dedos serão conectados a edges de posição equivalente do dedo ao lado e não aos do pé (Figura 13).

Num determinado momento, você perceberá que há um edge de um lado para se conectar com dois edges do outro lado (Figura 14). Temos duas opções para solucionar esse problema. A primeira é eliminar um dos lados sobressalentes selecionando o edge que irá sumir e acionando o comando Edit Polygon/Colapse (Figura 15) (esse método é
importante quando está se fazendo um modelo para ser utilizado em games ou realidade virtual já que cria uma face com três lados e a maioria dos engines não suporta edges com mais de dois vértices ou faces não coplanares). A outra maneira de ajustar o número de edges nos limites dos modelos é dividir uma face usando a ferramenta Split Polygon Tool para criar duas faces em posições equivalentes ao outro lado do modelo (Figura 16).

Pronto, temos o pé do macaco (Figura 17). Agora vamos duplicá-lo para criar a mão a partir deste modelo. Vamos começar ajustando a forma da parte principal do pé para transformá-la na palma da mão (Figura 18). Passe para o ajuste dos dedos, prestando atenção de que os dedos das mãos são mais longos do que os dos pés (Figura 19) e irão necessitar de mais divisões para poder ter a flexibilidade quando forem animados (Figura 20). O dedão tem um formato completamente diferente do dedão do pé e ele também tem um posicionamento e orientação diferente em relação à palma da mão (Figura 21). Crie mais faces para adicionar detalhes ao dedão e à palma da mão (Figura 22).

Apague o calcanhar selecionando suas faces e pressionando a tecla delete ou backspace (Figura 23). Para criar o pulso vamos selecionar todos os edges que estão na borda da mão e extrudá-los três vezes (Figura 24). Esse número de segmentos para o pulso é suficiente para ter uma deformação sem problemas quando formos animar o macaco.

Agora que temos os pés e as mãos do macaco, vamos juntá-los ao corpo usando o Combine e conectando os edges usando o Merge Edge Tool (Figura 25 e 26). Eventualmente você terá que dividir ou dar um colapse nos edges a fim de igualar o número de bordas das duas partes do modelo (Figura 27). Depois que tiver tudo conectado vamos fazer alguns ajustes na malha e nos preparar para a texturização que será explicada no próximo tutorial.


Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_000
Figura 0

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_001
Figura 1

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_002
Figura 2

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_003
Figura 3

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_004
Figura 4

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_005
Figura 5

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_006
Figura 6

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_007
Figura 7

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_008
Figura 8

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_009
Figura 9

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_009b
Figura 9b

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_010
Figura 10

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_011
Figura 11

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_012
Figura 12

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_013
Figura 13

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_014
Figura 14

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_015
Figura 15

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_016
Figura 16

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_017
Figura 17

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_018
Figura 18

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_019
Figura 19

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_020
Figura 20

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_021
Figura 21

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_022
Figura 22

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_023
Figura 23

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_024
Figura 24

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_025
Figura 25

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_026
Figura 26

Tutorials Maya Criar Mãos e Pés de um Macaco Maos_pes_macaco_3d_027
Figura 27

]

http://pt.inbforum.com

上一页INBforum   Ir para baixo

上一页INBforumVer o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

Copyright ©2009-2010 LTD Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

IT:SINGLESERVGoogle谷歌翻译TranslateFORUMSOFTLAYERGoogle谷歌广告联盟AdSenseAsia

 

Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum