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1 Tutorials Maya Modelando Pés Realistas em Sex Jan 21, 2011 6:57 am

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Neste tutorial abordarei a modelagem de pés realistas. Não adicionarei todos os detalhes, como veias e demais vincos. Trata-se do shape básico de um pé realista, que poderá ser aproveitado nas mais diversas situações. Servirá como pé masculino ou feminino, realista ou cartoon. Tudo dependerá da sua intenção.Esta técnica aplica-se à todos os softwares que possuam recursos de modelagem poligonal (Max, Lightwave, XSI, Cinema, Wngs etc). Neste caso, estou utilizando o Maya juntamente com o CPS, script com as mesmas funções NURMS/Symmetry do max.

Número de faces do modelo
final low-poly: 658 (all quad)

1. Vamos começar com um cubo de 2x2x2:


2. Mova or vértices indicados até torná-lo praticamente um cilindro:

3. Delete a metade do objeto e ative o NURMS/symmetry no max (ou o CPS script no Maya), selecione a face indicada...


4. ... e faça um extrude (ou inset) ou corte a malha como o indicado.


5. Se após o corte, acontecer isso, faça um colapse no edge indicado, gerando assim novos quads:


6. Extrude a nova face, ative o NURMS/CPS e modele até ter a forma desejada de uma unha:

7. Extrude as faces indicadas como desejar (extrudei 7 vezes)...


8. ...e modele a forma base do dedo médio

9. Versão SubD do MAYA:



10. Duplique o dedo recém criado 2 vezes e posicione-os como indicado:


11. Duplique o menor dedo, selecione as faces indicadas e delete-as:


12. Modele a forma do "mindinho":


13. Duplique novamente o dedo médio e modele o "dedão":



14. Organize todos os dedos movendo e reescalando-os. Delete a parte traseira de todos eles, como indicado abaixo:


15. Eis o resultado parcial:


16. Crie um cubo de 10x3x2 e redimensione/posicone-o conforme a imagem abaixo:


17. Selecione as 4 faces indicadas e delete-as:


18. Aproveite para alinhar os edges dos tendões com o centro dos dedos:


19. Dê um Attach (max) ou combine (maya) no objeto recém criado e no dedão e comece a unir os vértices:

20. Delete mais 4 faces e faça o mesmo procedimento anterior. Depois, faça o mesmo para cada dedo:

21. Resultado parcial após a "solda":


22. Vista Top...


23. ...e vista em perspectiva:


24. Mova os vértices conforme indicado:


25. Selecione os edges indicados e apague-os:


26. Corte a malha como indicado...


27. ...selecione esses edges...


28. ...apagando-os também:



29. Crie um novo loop como indicado:



30. Selecione os edges indicados (calcanhar)...


31. ...e apague-os também:


32. Corte a malha, criando um novo loop como indicado abaixo:


33. Extrude os dois conjuntos de 4 faces indicados abaixo, reescalando-os (ou faça um bevel), sempre modelando a malha para que ela vá se parecendo com um pé:


34. Utilizando a sua habilidade de modelador e algumas referências visuais, modele até chegar no "shape" ideal:


35. Outro ângulo em low-poly...


36. ...e alguns outros ângulos em shade:


37. ...:

38. Close nos dedos:


39. Versão "final" em SubD do Maya:
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