1 Tutorials Maya Modelando Pés Realistas Sex Jan 21, 2011 6:57 am
Admin
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Neste tutorial abordarei a modelagem de pés realistas. Não adicionarei todos os detalhes, como veias e demais vincos. Trata-se do shape básico de um pé realista, que poderá ser aproveitado nas mais diversas situações. Servirá como pé masculino ou feminino, realista ou cartoon. Tudo dependerá da sua intenção.Esta técnica aplica-se à todos os softwares que possuam recursos de modelagem poligonal (Max, Lightwave, XSI, Cinema, Wngs etc). Neste caso, estou utilizando o Maya juntamente com o CPS, script com as mesmas funções NURMS/Symmetry do max.
Número de faces do modelo final low-poly: 658 (all quad)
1. Vamos começar com um cubo de 2x2x2:
2. Mova or vértices indicados até torná-lo praticamente um cilindro:
3. Delete a metade do objeto e ative o NURMS/symmetry no max (ou o CPS script no Maya), selecione a face indicada...
4. ... e faça um extrude (ou inset) ou corte a malha como o indicado.
5. Se após o corte, acontecer isso, faça um colapse no edge indicado, gerando assim novos quads:
6. Extrude a nova face, ative o NURMS/CPS e modele até ter a forma desejada de uma unha:
7. Extrude as faces indicadas como desejar (extrudei 7 vezes)...
8. ...e modele a forma base do dedo médio
9. Versão SubD do MAYA:
10. Duplique o dedo recém criado 2 vezes e posicione-os como indicado:
11. Duplique o menor dedo, selecione as faces indicadas e delete-as:
12. Modele a forma do "mindinho":
13. Duplique novamente o dedo médio e modele o "dedão":
14. Organize todos os dedos movendo e reescalando-os. Delete a parte traseira de todos eles, como indicado abaixo:
15. Eis o resultado parcial:
16. Crie um cubo de 10x3x2 e redimensione/posicone-o conforme a imagem abaixo:
17. Selecione as 4 faces indicadas e delete-as:
18. Aproveite para alinhar os edges dos tendões com o centro dos dedos:
19. Dê um Attach (max) ou combine (maya) no objeto recém criado e no dedão e comece a unir os vértices:
20. Delete mais 4 faces e faça o mesmo procedimento anterior. Depois, faça o mesmo para cada dedo:
21. Resultado parcial após a "solda":
22. Vista Top...
23. ...e vista em perspectiva:
24. Mova os vértices conforme indicado:
25. Selecione os edges indicados e apague-os:
26. Corte a malha como indicado...
27. ...selecione esses edges...
28. ...apagando-os também:
29. Crie um novo loop como indicado:
30. Selecione os edges indicados (calcanhar)...
31. ...e apague-os também:
32. Corte a malha, criando um novo loop como indicado abaixo:
33. Extrude os dois conjuntos de 4 faces indicados abaixo, reescalando-os (ou faça um bevel), sempre modelando a malha para que ela vá se parecendo com um pé:
34. Utilizando a sua habilidade de modelador e algumas referências visuais, modele até chegar no "shape" ideal:
35. Outro ângulo em low-poly...
36. ...e alguns outros ângulos em shade:
37. ...:
38. Close nos dedos:
39. Versão "final" em SubD do Maya:
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Número de faces do modelo final low-poly: 658 (all quad)
1. Vamos começar com um cubo de 2x2x2:
2. Mova or vértices indicados até torná-lo praticamente um cilindro:
3. Delete a metade do objeto e ative o NURMS/symmetry no max (ou o CPS script no Maya), selecione a face indicada...
4. ... e faça um extrude (ou inset) ou corte a malha como o indicado.
5. Se após o corte, acontecer isso, faça um colapse no edge indicado, gerando assim novos quads:
6. Extrude a nova face, ative o NURMS/CPS e modele até ter a forma desejada de uma unha:
7. Extrude as faces indicadas como desejar (extrudei 7 vezes)...
8. ...e modele a forma base do dedo médio
9. Versão SubD do MAYA:
10. Duplique o dedo recém criado 2 vezes e posicione-os como indicado:
11. Duplique o menor dedo, selecione as faces indicadas e delete-as:
12. Modele a forma do "mindinho":
13. Duplique novamente o dedo médio e modele o "dedão":
14. Organize todos os dedos movendo e reescalando-os. Delete a parte traseira de todos eles, como indicado abaixo:
15. Eis o resultado parcial:
16. Crie um cubo de 10x3x2 e redimensione/posicone-o conforme a imagem abaixo:
17. Selecione as 4 faces indicadas e delete-as:
18. Aproveite para alinhar os edges dos tendões com o centro dos dedos:
19. Dê um Attach (max) ou combine (maya) no objeto recém criado e no dedão e comece a unir os vértices:
20. Delete mais 4 faces e faça o mesmo procedimento anterior. Depois, faça o mesmo para cada dedo:
21. Resultado parcial após a "solda":
22. Vista Top...
23. ...e vista em perspectiva:
24. Mova os vértices conforme indicado:
25. Selecione os edges indicados e apague-os:
26. Corte a malha como indicado...
27. ...selecione esses edges...
28. ...apagando-os também:
29. Crie um novo loop como indicado:
30. Selecione os edges indicados (calcanhar)...
31. ...e apague-os também:
32. Corte a malha, criando um novo loop como indicado abaixo:
33. Extrude os dois conjuntos de 4 faces indicados abaixo, reescalando-os (ou faça um bevel), sempre modelando a malha para que ela vá se parecendo com um pé:
34. Utilizando a sua habilidade de modelador e algumas referências visuais, modele até chegar no "shape" ideal:
35. Outro ângulo em low-poly...
36. ...e alguns outros ângulos em shade:
37. ...:
38. Close nos dedos:
39. Versão "final" em SubD do Maya:
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