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1Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Empty Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Seg Jan 24, 2011 5:51 am

Admin

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Autor: Ramon F. Zancanaro - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________________________________________________________________________



Olá pessoal, como estão vossos 3d no Vray?? Preparei este material para
esclarecer algumas dúvidas (que eram minhas também) sobre o uso do
Color Mapping. Neste estudo abrangi dois tipos comuns de iluminação
interna.

O Primeiro teste foi feito com um detalhe de uma cozinha montada
para o este fim. No final das contas acabei montando uma cena completa
para ela. Nesta cena explorei uma iluminação bem indireta, com luzes
artificiais e um clima tecnológico , justificado pelos metais e tons
azulados da iluminação. Para esta primeira bateria de testes utilizei 3
tipos de mapeamento (Exponential, HSV Exponential e Linear Multiply)



O Segundo teste explorei uma cena com uma luz bem natural,
puramente solar e direta. Tentei dar um ar mais quente a esta imagem
com tons amarelados e áreas de luz bem estouradas. Para esta segunda
bateria de testes utilizei apenas 2 tipos de mapeamento (Exponential e
HSV Exponential).

Em ambos os testes percebemos claramente que uma boa setagem do
Color Mapping pode tornar a iluminação ideal no entanto a má setagem
pode literalmente acabar com uma cena. Ao final coloquei algumas
imagens minhas e suas setagens de Color Mapping.

Espero que gostem.



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img01



Teste 01 - Cozinha



Setagem constante para todo o teste:

Global ilumination:

- Saturation - 1,3

- Contrast 1,05

- Primary Bounces Irradiance map low (1,1)

- Secundary Bounces Light cache subdivis 500 (0,9)

_________________________________________________________________________________



Exponential



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img02Cena 01



Dark Multipler 1

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Bright Multipler 1

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:24] e [ 00:35]

Render Time 14:02









Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img03Cena 02



Dark Multipler 1,5

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Bright Multipler 1

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:26 ] e [ 00:37 ]

Render Time 14:05









Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img04Cena 03



Dark Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Bright Multipler 1

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:28 ] e [ 00:38 ]

Render Time 14:15









Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img05Cena 04



Bright Multipler 1,5

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Dark Multipler 2

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:29 ] e [ 00:41 ]

Render Time 15:42









Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img06Cena 05



Bright Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Dark Multipler 2

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:29 ] e [ 00:47 ]

Render Time 14:05









Neste teste pude perceber que o Exponential é de fato um das
melhores opções para mapeamento. Mesmo com valores altos nas vray
lights nem uma cena teve a iluminação muito estourada.

Podemos notar que quando o valor do Dark Multipler aumenta, as
áreas em que as Vray lights não atingem ficam mais claras. Quando
aumentamos o valor do Bright Multipler, estouramos mais a área que
recebe diretamente influencia das luzes.

_________________________________________________________________________________



Linear Multiply



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img07Cena 06



Dark Multipler 1

Bright Multipler 1

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:28 ] e [ 00:41 ]

Render Time 17:11









Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img08Cena 07



Dark Multipler 2

Bright Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:51] e [ 01:15]

Render Time 18:30









Abreviei este teste em apenas duas imagens. Ao meu ver o
comportamento do Linear Multiply não é muito agradável em cenas deste
tipo. Não ocorre uma boa difusão na iluminação, isto é, áreas
estouradas e áreas escuras, quase sem luz em uma mesma

imagem.

_________________________________________________________________________________



HSV Exponential



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img09Cena 08



Dark Multipler 1

Bright Multipler 1

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:25] e [ 00:35]

Render Time 14:02









Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img10Cena 09



Dark Multipler 2

Bright Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:30] e [ 00:43]

Render Time 16:17









Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img11Cena 10



Dark Multipler 1

Bright Multipler 2

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:28] e [ 00:41]

Render Time 16:29









Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img12Cena 11



Dark Multipler 2

Bright Multipler 1

Condição Variavel

Dados de tempos coletados

Light cache 00:33

Irradiance [ 00:27] e [ 00:37]

Render Time 14:07









O HSV Exponential é o mais comum dos 3 tipos de mapeamento
testados. Com certeza da a maior difusão na iluminação no entanto não
consegui um contraste elevado, o que muitas vezes é desejado em uma
cena. Em contrapartida a saturação dos mapas no hsv é maior. Creio que
para atingir um branco legal em uma cena o Exponential é uma opção mais
agradavél. Notei uma similaridade grande entre o HSV e o Exponential.

_________________________________________________________________________________



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img13



Teste 02 - Sala



Setagem constante para todo o teste:

Global ilumination:

- Saturation - 1

- Contrast 1

- Primary Bounces Irradiance map low (1)

- Secundary Bounces Light cache subdivis 600 (1)

Luz direct com valor 2

SKY habilitado

Vray light na janela

_________________________________________________________________________________



Exponential



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img14Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img15Cena 02



Bright Multipler 1,8

Condição Variavel

Dark Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img16Cena 03



Bright Multipler 2,6

Condição Variavel

Dark Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img17Cena 04



Bright Multipler 3,2

Condição Variavel

Dark Multipler 1

_________________________________________________________________________________



Exponential



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img14Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img19Cena 05



Condição Variavel

Dark Multipler 1,8

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img20Cena 06



Condição Variavel

Dark Multipler 2,6

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img21Cena 07



Condição Variavel

Dark Multipler 3,2

Bright Multipler 1

_________________________________________________________________________________



Exponential



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img14Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img23Cena 08



Condição Variavel

Dark Multipler 1,8

Bright Multipler 1,8



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img24Cena 09



Condição Variavel

Dark Multipler 2,6

Bright Multipler 2,6



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img25Cena 10



Condição Variavel

Dark Multipler 3,2

Bright Multipler 3,2



Mais uma vez podemos comprovar que o Exponencial é um bom
mapeamento. Com ele é mais fácil criar uma luz estourada do que com o
HSV, no entanto a saturação é bem mais fraca.

_________________________________________________________________________________



HSV Exponential



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img26Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img27Cena 02



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1,8



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img28Cena 03



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 2,6



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img29Cena 04



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 3,2

_________________________________________________________________________________



HSV Exponential



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img26Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img31Cena 05



Condição Variavel

Dark Multipler 1,8

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img32Cena 06



Condição Variavel

Dark Multipler 2,6

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img33Cena 07



Condição Variavel

Dark Multipler 3,2

Bright Multipler 1

_________________________________________________________________________________



HSV Exponential



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img26Cena Base



Cena 01



Condição Variavel

Dark Multipler 1

Bright Multipler 1



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img35Cena 08



Condição Variavel

Dark Multipler 1,8

Bright Multipler 1,8



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img36Cena 09



Condição Variavel

Dark Multipler 2,6

Bright Multipler 2,6



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img37Cena 10



Condição Variavel

Dark Multipler 3,2

Bright Multipler 3,2



Nesta cena o HSV deu um tom mais aveludado as superficies e mostrou
um controle legal sobre a distribuição da luz. No entanto não delineou
muito bem a sombra da janela no chão em nem um dos casos.

_________________________________________________________________________________



Segue algumas cenas com as suas setagens principais



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img38Color Mapping - Exponential

Dark Multipler - 1,6

Bright Multipler - 2,0

GI Engine - IM (1,1) e LC (0,9)

GI Saturation - 1,4

GI Contrast - 1,2

Luz Direct - 1,8



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img39Color Mapping - HSV Exponential

Dark Multipler - 1

Bright Multipler - 1

GI Engine - IM (1) e LC (1)

GI Saturation - 1

GI Contrast - 1

Luz Direct - 6



Tutorials 3ds Max leitores - Estudo do Color Mapping do V-Ray Img40Color Mapping - Exponential

Dark Multipler - 2,5

Bright Multipler - 2,0

GI Engine - IM (1,2) e LC (0,Cool

GI Saturation - 1,4

GI Contrast - 1,3

Luz Direct - 1,85]

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