1 Tutorials 3ds max leitores - Rig das pernas 2 (Custom Attributes) Ter Jan 25, 2011 7:22 am
Admin
Admin
Autor: Fábio Calciolari Aguiar - e-mail/Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
_________________________________________________________________________________
Continuação do tutorial "Rig das pernas 1 (Reverse Leg)".
Nessa segunda parte do tutorial vamos trabalhar com o maxscript, todo o
conceito aplicado nesse material, pode ser pesquisado a fundo no help.
O script e uma parte essencial do rigging de um personagem, sendo assim tire o maior proveito possível desse material.
1º Selecione o rectangle que faz parte da cadeia de bones, vá até a pasta modify e aplique o modificador Attribute holder.
_________________________________________________________________________________
2. Vá até a pasta maxscript e click na opção New script
_________________________________________________________________________________
Criando o atributo
Escreva esse script dentro do quadro depois finalize com CTRL+E
New = attributes controle_geral_pe
(
rollout ContR "controle do Pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
_________________________________________________________________________________
Redefinindo o atributo 1
Novos Parâmetros rollout
Continuando com o atributo vamos colocar a opção redefine e aplicar
o resto dos atributos. Sendo assim eu deixe em Vermelho tudo que foi
aplicado de novidade e o que está na cor azul manteve-se inalterado.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
rollout ContR "controle do Pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
slider controlSL "" range:[-90,90,0]
spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]
slider pesl"" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]
slider pontapesl "" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
_________________________________________________________________________________
Redefinindo o atributo 2
Criando parâmetros para Track View
Atenção:
Sem esse novo parametro fica praticamente impossivel criar o wire parameters entre os bones e o atributo.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR "controle do Pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
slider controlSL "" range:[-90,90,0]
spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]
slider pesl"" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]
slider pontapesl "" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
_________________________________________________________________________________
Redefinindo o atributo 3
Criando o botão reset all
Vamos criar agora um botão que permite zerar todos o parametros do atributo.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR "controle do Pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
slider controlSL "" range:[-90,90,0]
spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]
slider pesl"" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]
slider pontapesl "" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]
button resetall "Reset All"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
_________________________________________________________________________________
Redefinindo o atributo 4
Criando grupos de visualização
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR "controle do Pé"
(
group "Rotação do pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
slider controlSL "" range:[-90,90,0]
)
group "Rolagem completa"
(
spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]
slider pesl"" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]
slider pontapesl "" range:[-90,90,0]
)
group " Rotação do joelho "
(
spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]
)
group " Resetar chaves "
(
button resetall "Reset All"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0
)
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
Na próxima parte eu vou explicar como aplicar o Wire Parameters e o Reaction Manager.
Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.]
_________________________________________________________________________________
Continuação do tutorial "Rig das pernas 1 (Reverse Leg)".
Nessa segunda parte do tutorial vamos trabalhar com o maxscript, todo o
conceito aplicado nesse material, pode ser pesquisado a fundo no help.
O script e uma parte essencial do rigging de um personagem, sendo assim tire o maior proveito possível desse material.
1º Selecione o rectangle que faz parte da cadeia de bones, vá até a pasta modify e aplique o modificador Attribute holder.
_________________________________________________________________________________
2. Vá até a pasta maxscript e click na opção New script
_________________________________________________________________________________
Criando o atributo
Escreva esse script dentro do quadro depois finalize com CTRL+E
New = attributes controle_geral_pe
(
rollout ContR "controle do Pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
_________________________________________________________________________________
Redefinindo o atributo 1
Novos Parâmetros rollout
Continuando com o atributo vamos colocar a opção redefine e aplicar
o resto dos atributos. Sendo assim eu deixe em Vermelho tudo que foi
aplicado de novidade e o que está na cor azul manteve-se inalterado.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
rollout ContR "controle do Pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
slider controlSL "" range:[-90,90,0]
spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]
slider pesl"" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]
slider pontapesl "" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
_________________________________________________________________________________
Redefinindo o atributo 2
Criando parâmetros para Track View
Atenção:
Sem esse novo parametro fica praticamente impossivel criar o wire parameters entre os bones e o atributo.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR "controle do Pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
slider controlSL "" range:[-90,90,0]
spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]
slider pesl"" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]
slider pontapesl "" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
_________________________________________________________________________________
Redefinindo o atributo 3
Criando o botão reset all
Vamos criar agora um botão que permite zerar todos o parametros do atributo.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR "controle do Pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
slider controlSL "" range:[-90,90,0]
spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]
slider pesl"" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]
slider pontapesl "" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]
button resetall "Reset All"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
_________________________________________________________________________________
Redefinindo o atributo 4
Criando grupos de visualização
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR "controle do Pé"
(
group "Rotação do pé"
(
spinner controlSP " Rot_Pé " range:[-90,90,0]
slider controlSL "" range:[-90,90,0]
)
group "Rolagem completa"
(
spinner pesp "Rolagem do Pé" range:[-90,90,0]
slider pesl"" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP "Ponta do Pé" range:[-90,90,0]
slider pontapesl "" range:[-90,90,0]
)
group " Rotação do joelho "
(
spinner joelhoSP "Rot. do Joelho" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL "" range:[-90,90,0]
)
group " Resetar chaves "
(
button resetall "Reset All"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0
)
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
Na próxima parte eu vou explicar como aplicar o Wire Parameters e o Reaction Manager.
Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.]