1 Tutorials 3ds Max Introdução à modelagem 3D Sáb Jan 22, 2011 3:03 am
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Toda estrutura de um modelo tridimensional é descrita com base no posicionamento de vários pontos no ambiente 3D, como podemos observar na imagem abaixo.
Modelo 3D
As linhas que unem esses pontos formam um elemento denominado “MESH”, que por sua vez proporciona uma visão exata do modelo que está sendo desenvolvido.
“MESH” significa “MALHA”.
Cabe salientar, no entanto, que apesar do termo “MALHA” ser empregado constantemente para se referir à estrutura de um modelo, ele deve ser utilizado com cautela. Isto porque nem sempre a modelagem se dá com a visualização de todos os pontos do modelo. Observe este outro exemplo:
Modelagem NURBS
Aqui temos um caso de modelagem NURBS, onde os modelos são desenvolvidos através de linhas guia. Estas linhas não correspondem à MALHA do objeto. Elas apenas fornecem os argumentos necessários para que o programa a construa, conforme ilustração abaixo.
Modelagem NURBS - Visualização da malha
Há um termo, porém, que pode ser utilizado genericamente, para nos referirmos a qualquer espécie de representação através de pontos e linhas.
É o termo “WIREFRAME”, que traduzido significa “ARMAÇÃO EM ARAME”.
Os termos “MESH” e “WIREFRAME” são encontrados em várias opções do programa. Podemos dizer, a grosso modo, que o primeiro é a ESPÉCIE e o segundo o GÊNERO.
É importante lembrar, então, que “MALHA” refere-se à estrutura final do modelo, ou seja, o número total de pontos e linhas que serão utilizados como base para a produção final da cena.
Já o termo “ARMAÇÃO EM ARAME”, refere-se a qualquer traçado utilizado como base para a modelagem, seja uma linha SPLINE, uma curva NURBS ou até mesmo uma MALHA.]
Modelo 3D
As linhas que unem esses pontos formam um elemento denominado “MESH”, que por sua vez proporciona uma visão exata do modelo que está sendo desenvolvido.
“MESH” significa “MALHA”.
Cabe salientar, no entanto, que apesar do termo “MALHA” ser empregado constantemente para se referir à estrutura de um modelo, ele deve ser utilizado com cautela. Isto porque nem sempre a modelagem se dá com a visualização de todos os pontos do modelo. Observe este outro exemplo:
Modelagem NURBS
Aqui temos um caso de modelagem NURBS, onde os modelos são desenvolvidos através de linhas guia. Estas linhas não correspondem à MALHA do objeto. Elas apenas fornecem os argumentos necessários para que o programa a construa, conforme ilustração abaixo.
Modelagem NURBS - Visualização da malha
Há um termo, porém, que pode ser utilizado genericamente, para nos referirmos a qualquer espécie de representação através de pontos e linhas.
É o termo “WIREFRAME”, que traduzido significa “ARMAÇÃO EM ARAME”.
Os termos “MESH” e “WIREFRAME” são encontrados em várias opções do programa. Podemos dizer, a grosso modo, que o primeiro é a ESPÉCIE e o segundo o GÊNERO.
É importante lembrar, então, que “MALHA” refere-se à estrutura final do modelo, ou seja, o número total de pontos e linhas que serão utilizados como base para a produção final da cena.
Já o termo “ARMAÇÃO EM ARAME”, refere-se a qualquer traçado utilizado como base para a modelagem, seja uma linha SPLINE, uma curva NURBS ou até mesmo uma MALHA.]