1 Tutorials Maya Assinatura "Eco" com Paint FX Qui Jan 20, 2011 8:48 am
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Descrição | Neste Tutorial, vamos utilizar um recurso muito poderoso do Maya para criar uma assinatura sendo escrita. Utilizaremos o Paint FX e colocaremos diversas texturas nessa assinatura e, faremos sua animação. | |
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Vamos começar com o conceito do que é o Paint FX e como ele funciona. O Paint FX é um módulo do Maya que cria efeitos 2D ou 3D a partir de forma de pincéis conectados a uma ou mais curvas. Esse módulo pode ser usado de três maneiras básicas: pintando texturas, pintando efeitos 2D ou pintando efeitos 3D (essa é a maneira que abordaremos nesse tutorial). Quando se cria uma cena com o Paint FX 3D o Maya cria três grupos de parâmetros para que possamos editar a forma e comportamento da nossa animação. Ele cria um Brush que contem todas as informações da forma, cores e comportamento do Paint FX; cria uma curva NURBS que dá ao Paint FX a sua localização no espaço e por último cria um Stroke que é a conexão da curva NURBS com o Brush. Experimente criar diversos tipos de Paint FX para ver como esse é um recurso muito avançado e extremamente simples. Para isso abra o visor WindowGenral EditorsVisor (Figura 02), escolha um brush e pinte com ele no seu grid para ver o que acontece. Construindo a Nossa eco-assinatura Aqui utilizaremos o motivo Ecologia para fazer a assinatura com plantas crescendo e formando o logo. (Arquivos para Maya 4.0). Crie uma curva como na figura 01 ou abra a cena Eco_Curvas.mb. Abra o menu do visor WindowGenral EditorsVisor figura 02 e abra a pasta com os pincéis de plantas figura 03. Selecione a curva Eco_Curve e escolha o brush vineLeafy.mel de dentro do visor (Figura 04). Agora vá ao módulo de rendering e acione a opção Attach Brus to Curves do menu Paint EffectsCurve Utilities. (Figura 05). Isso criará um stroke conectando a curva com o nosso logo ao brush que escolhemos no visor. (Figura 06). Faça um render de teste para ver como está o logo de planta. (Figura 06). Selecione o Stoke1 e abra o Attibute Editor para que possamos alterar alguns parâmetros do brush e conseguir uma aparência de planta mais realista e uma forma mais definida às letras. Vá até o painel de vineLeafy1. Altere o Global Scale para 0.6 para diminuir uniformemente o tamanho do brush ao longo do stroke. Abra a seção de tubes/creation e altere os Tubes Per Step para 16 (Figura 07). Faça um outro render, agora teremos algo parecido com a figura 08. Vamos à Animação do Brush Configure o Time Slider para 300 frames (figura 09) e abra o Attribute Editor para mudar novamente os parâmetros do Stroke e do Brush. No painel de StrokeShape1 abra a seção de End Bounds. Vá ao frame 150 crie um keyframe para o campo Max Clip. Para criar um keyframe nesse attributo, clique com o botão direito sobre o valor do atributo e escolha a opção Set Key. (figura 10) Agora volte ao frame 1 e mude o valor do Max Clip para 0. Crie um outro keyframe para esse novo valor. (figura 11) Nesse ponto a assinatura já está funcionando, mas vamos continuar a editar os parâmetros a fim de colocar mais suavidade e realismo ao crescimento da planta ao longo da curva. Abra o painel de vineLeafy1 do attibute editor do Brush. Na seção Flow Animation, altera os seguintes parâmetros (figura 12). Flow Speed 1.500 Ligue a opção Stroke Time Ligue a opção Time Clip Start Time 0.000 End Time 200.000 Para dar o toque final à animação vamos colocar um efeito de vento sobre o brush. Com o brush ainda selecionado e seu Attribute Editor aberto, vá até a seçãoi BehaviorTurbulence e escolha a opção Grass Wind.(figura 13). Pronto. Temos a animação pronta. Experimente fazer o mesmo procedimento alterando o tipo de Brush e os valores das opções desses brushes. Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 4 Figura 5 Figura 6 Figura 7 Figura 8 Figura 9 Figura 10 Figura 11 Figura 12 Figura 13 |