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1 Tutorials 3ds Max 3ds max leitores - Rig das pernas 1 (Reverse Leg) em Ter Jan 25, 2011 7:37 am

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Autor: Fábio Calciolari Aguiar - e-mail/Site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

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Esse tutorial e uma amostra do meu personagem human body rigging, que foi apresentado no tópico abaixo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]



A
intenção desse tutorial e apresentar a fantástica ferramenta de bones
que o 3DS Max oferece, sendo um passo a passo serve tanto para
iniciantes como também para usuários intermediários, espero de coração
que esse tutorial ajude cada vez mais a crescer o mercado de 3D.
Criando a possibilidade de aprendizado em conjunto com todo o Brasil,
independente do nível de conhecimento.

“E ensinado que se aprende, e compartilhado que se ganha.”

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1.
Deixe a vista na viewport left, vá até a pasta system e click no botão
bones, crie dois bones conforme a figura abaixo, lembre-se de começar
de cima para baixo e finalize com o lado direito do mouse.

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2.
Click novamente no botão bone e crie uma nova cadeia com 3 bones
conforme a figura abaixo , observe que neste caso ela começa embaixo
indo da esquerda para a direita e depois sobe no sentido contrario.
(reverse leg)

_________________________________________________________________________________



3.
Ótimo agora vamos criar o bone que servira para simular a deformação
dos dedos do pé, selecione o bone 5 conforme a figura abaixo, e crie
uma copia usando a ferramenta move+shift.

_________________________________________________________________________________



4.
Selecione o bone que você acabou de copiar, vá até o menu animation e
click na opção Bone tools, um enorme quadro vai abrir com uma serie de
ferramentas click no botão create end para gerar um pequeno bone na
ponta da cadeia.

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5.
Vamos alinhar o novo bone com o resto da cadeia , para isso selecione o
bone 6, click no comando align e selecione o bone 7, ative as seguintes
opções no quadro abaixo, X_position, Y_position e Z_position conforme a
figura abaixo.
_________________________________________________________________________________



6.
Chegou á hora de usar o hi-solver, selecione o bone1, vá até a pasta
animation e click em IK_solvers logo em seguida selecione a opção
HI-solver, conforme mostra a figura abaixo.

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7.
Vamos criar um vinculo entre os bones, click no comando link e arraste
a ferramenta do bone 7 até o bone 5, sendo assim o bone 7 fica
vinculado ao bone 5.

_________________________________________________________________________________



8.
Agora vamos fazer um link entre o ik chain que é essa cruzinha azul e o
pequeno bone do pé , novamente click no botão link e arraste a
ferramenta do ik chain até o pequeno bone superior do pé, conforme
mostra a figura abaixo.

_________________________________________________________________________________



9.
Vamos criar um retângulo que vai ajudar a manipular os bones, a idéia
de criar shapes e que o mesmo não aparece diretamente no render e fica
muito mais fácil selecionar e animar a cadeia a partir dele.Sendo assim
pode ser um circulo, n-gon, arc, line etc.

_________________________________________________________________________________



10.
Selecione o retângulo e ative o botão Affect pivot only , usando o
comando move altere a posição do pivot conforme a figura abaixo.

_________________________________________________________________________________



11.
Usando a ferramenta link faça um vinculo do bone 4 até o retângulo,
dessa forma toda a estrutura da perna fica vinculado ao retângulo.como
mostra a figura abaixo.

_________________________________________________________________________________



12. Animação do reverse leg usando o comando move para animar a perna (rectangle).

_________________________________________________________________________________



Usando o comando rotate para animar a ponta do pé (bone 7).

_________________________________________________________________________________



Usando o comando rotate para animar a dobra do pé (bone 6).

Fim da primeira parte do human body rigging, logo mais vou postar a segunda parte que envolve custom atributes e scripts.

Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.]

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