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1Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Empty Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Seg Jan 24, 2011 8:47 am

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Autor: Evandro José - site / e-mail: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem1



Dissolução



Definição:



1. Ato ou efeito de dissolver(-se). 2. Decomposição dum organismo pela separação dos seus elementos constitutivos.



Um dos efeito mais fantásticos que eu ja vi até hoje indiscutivelmente
foi o efeito de dissolução do Homem de areia do filme Homem Aranha 3, e
com certeza todos concordam comigo, pois o efeito gerado pelas
particulas simulando a dissolução de objetos e corpos sempre foi alvo
de admiração pelos fanáticos por CG, e até hoje gera dúvidas e debates
sobre o assunto.


Pois bem, depois de muitos estudos sobre o Sistema de Particulas PF
(Particle Flow), descobri uma forma bem fácil e fantástica de simular a
dissolução de objetos apartir de mapas em Grayscale, e é isto que vou
mostrar neste tutorial. Aposto que vocês irão adorar o efeito.
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Atentem para a escala do max. Eu sempre uso a escala em METROS, que é a escala real a se usar.



1-Comecem criando o velho e bom Teapot e adicione um UVW Mapping em
Planar/Y, necessariamente não precisa ser ele. Pode ser qualquer
objeto, mas para meu exemplo usei o mesmo.


2-Agora vamos adicionar os Space Warps.

Va ao menu Create/ Space Warp/ Force, e adicione os sistemas Gravity, Wind e Drag.



3-Ainda em Space Warps, na opção Deflectors, adicione um Deflector.



4-Ainda em Create, em particles, adicione um Particle Flow Source.



Confira a imagem abaixo. Necessariamente tanto a distribuição quanto a
posição dos warps fica a critério de cada um, mas para nosso exemplo eu
aconselho que vocês deixem o Wind de acordo com a Imagem abaixo.



Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem2

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5-Agora vamos configurar os Warps Drag, Wind e o Deflector

Basta configurar de acordo com a imagem abaixo.



Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem3

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem4 6-Passaremos agora para as configurações dos operadores do Particle Flow .

Em Viewport deixe em 1% para que não pese quando você estiver testando.

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem5 7-Delete e adicione os operadores como mostra a imagem abaixo.

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem6 8-A quantida de particulas fica a critério de vocês, ou melhor, de suas máquinas.

Para aumentar vá em Birth e em Amount coloque o quanto seja necessário

No Emit Stop coloque 60.

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem7
9-Em Force adicione o Wind e o Drag. Em Sync By existem três opções
distintas. Eu deixei em particle Age, mas vocês podem testar nas outras
opções. Cada uma delas tem atividades diferentas associadas a outros
operadores, mas não vou aprofundar muito neste assunto, pois o foco do
tutorial não é este.
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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem8
10-Em Position Object adicione o Teapot e marque as opções Density By
Material, Use Sub-Material e Delete Particles. Em Use Sub-Material
coloque Mtl ID 2.
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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem9 11-Em colision adicione o Deflector.

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem10 12-Em Shape coloque algo em torno de 0,003. Fica a seu critério.

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem11 13-Em Display mude a seu gosto. Eu deixei em Dots.

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Agora iremos criar o material que vai simular a dissolução do objeto.



1- Va ao Material Editor e em Standard adicione um Mult/Sub-Object.



2- Set Number coloque 2.



3- Clique na primeira caixa de material e em difuse coloque um Gradient Ramp.



Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem12

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem13
4- Clique em Gradient Ramp e configure da forma que mostra a figura
abaixo. Desloque o segundo Flag do gradient Ramp parameters para o lado
esquerdo e coloque todos de cor branca.

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem14
5- Acione o botão de animação e coloque a Time Line no Frame 5 e mude a
cor do primeiro e segundo Flag para preto e no Frame 60 desloque o
segundo Flag para o lado direito e coloque algo em torno de 1 no Phase
como mostra a imagem abaixo.
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6-Após isso entre no Track View Curve Editor e desloque os pontos de
animação do Color Flag 3 do Gradient Ramp, isso mesmo, Flag 3. Isso
pode dar confusão, pois quando eu me refiro ao Flag 2, me refiro a
ordem de distribuição da esquerda para a direita na barra Gradient Ramp
Parameters, mas lá no Track View vocês berceberam que ele é o 3. Que
loucura não é?


Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem15

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7-Arraste o material criado para o canal Opacity e deixe em instance
caso queria fazer alguma modificação depois. No Frame 24 provalvelmente
ficará como mostra a imagem abaixo.


Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem16

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Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem17
A função Grayscale do PF serve para orientar a emissão das particulas
como na maioria das funções de orientação em relaçao ao 3D, como Bump
Displacement, reflexos, hair, entre outras várias finalidades.


Então devido a isso, gora vai o grande segredo do efeito. Lembra da ID da configuração lá no PF?

Pois é!!! Ai é que esta o segredo!!! Em Multi/Sub-Object arraste o
material que você acabou de criar para a segunda caixa de material e
deixe em Copy.
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Vá ao Gradient Ramp deste material e adicione mais um Flag entre o
primeiro e o segundo e mude a cor do primeiro e terceiro para preto.
Anime o Flag criado de acordo com o já animado respeitando um certo
espaço entre eles.



Tutorials 3ds Max leitores - Dissolução de objetos com Particle Flow Imagem18

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As particulas serão emitidas da parte braca, então o segundo
materia Gradient serve para limitar a área de onde as particular serão
emitidas, e como este material ja esta animado de acordo com o primeiro
gradiente que serve de base para Difuse, dará a impressão que realmente
o objeto esta sofrendo dissolução. A imagem abaixo mostra como fica o
segundo Gradient.


Espero que gostem e assim que eu tiver mais um tempinho mostro mais alguns truques que aprendi com PF.



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